Braumeister ou cozinha tribloco ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu prefiro sistemas single vessel (braumeister e seus clones), mas não acho eles inferiores ou superiores a uma cozinha tri-bloco. São propostas diferentes para necessidades diferentes.
 
Se eu já estava confuso, agora piorou kkkkkkkk

Sou iniciante. O que você quis dizer com "são propostas diferentes para necessidades diferentes" ?

Agradeço a resposta !
 
Tri bloco são três panelas?

Single vessel vai te dar um dia de brassagem mais rápido, mas perdendo eficiência, menos coisa pra limpar tb e tal.
 
Se eu já estava confuso, agora piorou kkkkkkkk

Sou iniciante. O que você quis dizer com "são propostas diferentes para necessidades diferentes" ?

Agradeço a resposta !

Que são equipamentos diferentes para pessoas, estilos e necessidades diferentes.

Por exemplo, quando eu morava em apartamento, havia limitações quanto ao uso de gás de cozinha (botijão) e espaço, então, Single vessel eletrico era minha única opção disponível.

Hoje eu tenho mais espaço, então posso usar uma cozinha de três panelas ou continuar com o sistema single vessel. Eu não tenho necessidade ou vontade alguma de migrar para 3 panelas, mas se eu quiser, eu posso. Tenho opções que eu não tinha antes.

Se eu resolver aumentar minha cozinha de 20 para 200 litros, single vessel pode não ser a melhor opção, e talvez eu queira um sistema HERMS/RIMS composto por 3 panelas. ]

Entendeu? Necessidades diferentes levam a sistemas diferentes. Se você não sabe o que quer/precisa, tanto faz o modelo de sistema que escolher. Todos eles, no final, servem ao mesmo propósito, que é fazer cerveja.
 
Ok. Falo com relação ao mosto. Eficiência, melhor controle de temperaturas (rampas) ou seja melhor qualidade do mosto.

Então. Como disse sou iniciante, falo sobre questões técnicas e não sobre espaço ou grana.
 
Ok. Falo com relação ao mosto. Eficiência, melhor controle de temperaturas (rampas) ou seja melhor qualidade do mosto.

Então. Como disse sou iniciante, falo sobre questões técnicas e não sobre espaço ou grana.

Qualidade do mosto vem mais do cervejeiro que do equipamento. Você não fazendo nenhuma maluquisse(usar plásticos tóxicos, água cheia de cloro, etc), o único fator relevante é o seu conhecimento dos processos e como aplica eles.

Cabe a você pesar coisas como eficiência, tempo, praticidade e escolher o que você procura. Qualidade é outra história, em termos de equipamento ou tem "pode-se usar" ou "não se deve usar".
 
O que acham, é melhor uma braumeister ou uma cozinha tribloco ?
Tá comparando banana com maça..... um sistema de 1 panela com foco em praticidade e baixa eficiência..... com um sistema de 4 panelas (sim, o TRI-bloco tem QUATRO panelas) cujo foco é produção industrial.

Abraço,
 
Tá comparando banana com maça..... um sistema de 1 panela com foco em praticidade e baixa eficiência..... com um sistema de 4 panelas (sim, o TRI-bloco tem QUATRO panelas) cujo foco é produção industrial.

Abraço,

Agora você me pegou.

Quatro panelas?
 
Sim, porque o termo "TRI BLOCO" vem das cervejarias, que significa:

- Panela de Mosturação
- Panela de Filtragem
- Panela de Fervura


E eu te pergunto........ onde está a panela de Água Quente? Em cervejaria, eles nem contam isso........ pois normalmente eles nem mencionam ela, já que pode ou não ser uma panela......... às vezes é um grande reservatório.

Ou seja, se você for numa metalúrgica como Egisa ou MecBier e comprar um TRI-BLOCO, no orçamento vai ter ou uma quarta panela, ou um sistema de banco de água quente (que nos casos maiores nem é mais panela).

QUADRIBLOCO... fora a de água quente

- Panela de Mosturação
- Panela de Filtragem
- Panela de Fervura
- Panela de Whirlpool

Abraço,
 
Desculpa a pergunta, que pode ser um tanto quanto idiota (mas afinal estamos no topico de iniciante)

Quando você fala de uma panela de Mosturação e uma panela de Filtragem não entendi, pois a panela de mosturação tem um fundo falso e na re-circulação já acontece a filtragem. Ou seja, é a mesma panela que se faz o cozimento do malte e a filtração do malte.

Mais uma vez, desculpa pois sou iniciante !
 
Desculpa a pergunta, que pode ser um tanto quanto idiota (mas afinal estamos no topico de iniciante)

Quando você fala de uma panela de Mosturação e uma panela de Filtragem não entendi, pois a panela de mosturação tem um fundo falso e na re-circulação já acontece a filtragem. Ou seja, é a mesma panela que se faz o cozimento do malte e a filtração do malte.

Mais uma vez, desculpa pois sou iniciante !

Pelo que entendi isso é a definição de sistema tri bloco. Em uma cervejaria você ganha produtividade e aproveitar melhor o equipamento se puder usar a tina de mostura assim que ela acaba, então eles passam pra uma outra tina e enquanto a filtragem ocorre já começam a mostura da segunda leva do dia.

A nível caseiro realmente não vejo necessidade e nem vantagem nisso, mas pelo que entendi esse é o sistema que leva esse nome e é voltado para a indústria.
 
Desculpa a pergunta, que pode ser um tanto quanto idiota (mas afinal estamos no topico de iniciante)

Quando você fala de uma panela de Mosturação e uma panela de Filtragem não entendi, pois a panela de mosturação tem um fundo falso e na re-circulação já acontece a filtragem. Ou seja, é a mesma panela que se faz o cozimento do malte e a filtração do malte.

Mais uma vez, desculpa pois sou iniciante !
Panela de mosturação, é só de mosturação. Em inglês, Mash Tun.

Panela de filtragem, é só de filtragem. Em inglês, Lauter Tun.

Panela de Mosturação E Filtragem (disso que você está falando) é que faz as duas coisas. Em inglês, Mash/Lauter Tun, ou MLT.

Ou seja, panela de mosturação não tem necessariamente o filtro.

Abraço,
 
Só pra enriquecer um pouco o tópico, a principal diferença entre um sistema single vessel e um sistema multi-panelas é a capacidade de produções simultâneas. Num cenário ideal, onde não há limitações de espaço ou recursos (como já apontado aqui, numa sacada de apto, nem pensar em um monte de panelas com botijão de gás etc), um sistema tri-bloco (com 4 panelas para pequenos volumes ou com 3 panelas + caldeira para maiores volumes) te dá a chance de ter 3 brassagens ocorrendo simultaneamente. Funciona assim:

* Começa a brassagem na primeira panela. Faz-se as rampas e tudo o mais, normalmente já com um mexedor motorizado pra ajudar na eficiência.

* Chegou no fim, transfere-se todo o mosto E O MALTE para uma segunda panela com um fundo falso.

* Enqto se faz a recirculação e lavagem nesta segunda panela (q também pode ter um mexedor motorizado pro malte), já se pode lavar a primeira panela e começar uma segunda brassagem, uma vez que a água quente já está disponível em uma quarta panela ou caldeira e a primeira panela está livre pra começar nova rampa.

* Terminada a recirculação e lavagem, ai sim transfere-se apensa o mosto para a panela de fervura (terceira da fila), deixando o malte na segunda panela.

* Enqto na terceira panela a primeira brassagem está fervendo, na segunda panela vc já pode remover o malte e receber a nova brassagem que está finalizando na primeira panela e começar, então, uma terceira brassagem antes mesmo de finalizar o resfriamento e transferência pro fermentador da primeira brassagem.

Se conseguir seguir uma linha produtiva bem organizada e "azeitada", daria pra ter 3 brassagens ocorrendo ao mesmo tempo, cada uma no seu próprio estágio.

Considere cada brassagem levando 6 horas, do começo ao fim.

1x Brassagem na Single Vessel = 6 horas
1x Brassagem na Tri-Bloco = 6 horas

2x Brassagens na Single Vessel = 12 horas
2x Brassagens na Tri-Bloco = 9 horas

3x Brassagens na Single Vessel = 18 horas
3x Brassagens na Tri-Bloco = 12 horas

4x Brassagens na Single Vessel = 24 horas
4x Brassagens na Tri-Bloco = 15 horas

5x Brassagens na Single Vessel = Pode para pq já fez cagada na brassagem anterior... rs
5x Brassagens na Tri-Bloco = 18 horas

Obs: estes valores são só pra comparação. Normalmente, considera-se 2 brassagens por dia em um sistema Tri-Bloco como sendo a sua máxima capacidade produtiva.

Existe também algumas considerações qto a eficiência dos sistemas, mas dá pra ter uma eficiência bem boa numa single vessel se considerar toda a praticidade do sistema compacto.
 
Só pra enriquecer um pouco o tópico, a principal diferença entre um sistema single vessel e um sistema multi-panelas é a capacidade de produções simultâneas. Num cenário ideal, onde não há limitações de espaço ou recursos (como já apontado aqui, numa sacada de apto, nem pensar em um monte de panelas com botijão de gás etc), um sistema tri-bloco (com 4 panelas para pequenos volumes ou com 3 panelas + caldeira para maiores volumes) te dá a chance de ter 3 brassagens ocorrendo simultaneamente. Funciona assim:

* Começa a brassagem na primeira panela. Faz-se as rampas e tudo o mais, normalmente já com um mexedor motorizado pra ajudar na eficiência.

* Chegou no fim, transfere-se todo o mosto E O MALTE para uma segunda panela com um fundo falso.

* Enqto se faz a recirculação e lavagem nesta segunda panela (q também pode ter um mexedor motorizado pro malte), já se pode lavar a primeira panela e começar uma segunda brassagem, uma vez que a água quente já está disponível em uma quarta panela ou caldeira e a primeira panela está livre pra começar nova rampa.

* Terminada a recirculação e lavagem, ai sim transfere-se apensa o mosto para a panela de fervura (terceira da fila), deixando o malte na segunda panela.

* Enqto na terceira panela a primeira brassagem está fervendo, na segunda panela vc já pode remover o malte e receber a nova brassagem que está finalizando na primeira panela e começar, então, uma terceira brassagem antes mesmo de finalizar o resfriamento e transferência pro fermentador da primeira brassagem.

Se conseguir seguir uma linha produtiva bem organizada e "azeitada", daria pra ter 3 brassagens ocorrendo ao mesmo tempo, cada uma no seu próprio estágio.

Considere cada brassagem levando 6 horas, do começo ao fim.

1x Brassagem na Single Vessel = 6 horas
1x Brassagem na Tri-Bloco = 6 horas

2x Brassagens na Single Vessel = 12 horas
2x Brassagens na Tri-Bloco = 9 horas

3x Brassagens na Single Vessel = 18 horas
3x Brassagens na Tri-Bloco = 12 horas

4x Brassagens na Single Vessel = 24 horas
4x Brassagens na Tri-Bloco = 15 horas

5x Brassagens na Single Vessel = Pode para pq já fez cagada na brassagem anterior... rs
5x Brassagens na Tri-Bloco = 18 horas

Obs: estes valores são só pra comparação. Normalmente, considera-se 2 brassagens por dia em um sistema Tri-Bloco como sendo a sua máxima capacidade produtiva.

Existe também algumas considerações qto a eficiência dos sistemas, mas dá pra ter uma eficiência bem boa numa single vessel se considerar toda a praticidade do sistema compacto.

Perdão, mas tenho algumas dúvidas:

A transferencia do mosto e malte pra tina de lavagem é feita por bomba? Ou só o liquido vai por ela e tem que tirar o malte na marra?

A sanitização das linhas (tubulações em inox) tem que ser feitas 2x se por exemplo forem 2x brassagens seguidas?

Gostaria de entender mais desse sistema de cervejaria industrial.
 
Perdão, mas tenho algumas dúvidas:

A transferencia do mosto e malte pra tina de lavagem é feita por bomba? Ou só o liquido vai por ela e tem que tirar o malte na marra?

A sanitização das linhas (tubulações em inox) tem que ser feitas 2x se por exemplo forem 2x brassagens seguidas?

Gostaria de entender mais desse sistema de cervejaria industrial.

Sim, a transferência de MALTE E MOSTO da tina de mostura pra tina de filtragem/lavagem é feita por bomba. Normalmente, esta tina de filtragem/lavagem tem 3 tubos nela: um abaixo do fundo falso, um logo acima do fundo falso e um no topo da panela. Qdo se transfere o mosto, usá-se o tubo "do meio", pro mosto e malte entrarem logo acima do fundo falso. Logo depois, chaveia-se a tubulação pra bomba (a mesma de antes ou outra dedicada, dependo do equipo) recircular o mosto, ou seja, tirar do fundo e jogar no topo, normalmente passando por uma "janela" (tubo de vidro) pra acompanhar a cor e tal.

Neste momento, dependendo do volume produzido, pode haver uma pá pra afofar o malte. A ideia não é "destruir" a cama de malte e perder o benefício da filtragem natural, mas apenas permitir uma melhor circulação do mosto pelo malte pra aumentar o aproveitamento.

Em seguida, chaveia-se novamente a tubulação pro mosto (agora, apenas mosto mesmo - o malte fica preso no fundo falso) seguir pra tina de fervura, (algumas vezes apenas por gravidade, sem a bomba) e bombeia-se água quente no topo com um difusor pra fazer a lavagem... Uma versão larga-escala da caneca com a escumadeira. rs

Terminada a lavagem do malte, este "bagaço" é retirado na mão (com uma pá ou "enxada", dependendo do volume), as vezes por uma "janela" de acesso na lateral da panela.

Quanto à Limpeza CIP (Clean in Place), não sei como funciona com brassagens consecutivas e simultâneas. Só vi este sistema Tri-Bloco em ação em brassagens simples. O que sei é q alguns sistemas já tem uma tubulação própria e permanente montada pra CIP e usá-se detergentes ácidos ou alcalinos pra isso.
 
Ah, um outro detalhe, na verdade, Braumeister é uma marca... Falar Braumeister e entender "panela single vessel" é o mesmo que falar Maizena e entender "amido de milho"... rs

As panelas single vessel que seguem o modelo "Braumeister" normalmente trabalham com recirculação por transbordamento. Na prática, é assim:

1 - Panela grande por fora com um furo no fundo perto da lateral e outro furo no fundo no centro da panela

2 - Panela de diâmetro e altura menores q a outra, com fundo perfurado (tipo um fundo falso) e com uma tela como "tampa".

Na montagem, esta panela menor fica por dentro da maior com uma borracha de vedação no fundo. Você coloca o malte dentro desta panela menor e uma "tampa" perfurada (como um fundo falso, mas no topo) pra restringir o malte e usa uma forma de trava pra prender panela maior, panela menor e "tampa" tudo junto.

Ao ligar a bomba pra recircular, a água sai pela lateral da panela grande e é bombeada pelo fundo da panela pequena, atravessa o malte e transborda de volta pra panela maior.

A vantagem deste modelo é uma eficiente recirculação do mosto durante a mosturação sem a necessidade de muita interferência.

A desvantagem é que tem muitas peças pra isso funcionar (borracha de vedação, tela na "tampa", trava etc) que podem sofrer desgaste com o tempo, sem falar que limita muito a qtd mínima de água na brassagem e o volume máximo de malte a ser usado.

Você tem q ter água suficiente pra encher a panela menor, transbordar e ainda sobrar água na panela maior suficiente pra manter a resistência sempre submersa. Por isso, uma Braumeister de 50 L precisa de um acessório extra, uma panela interna com metade da altura, pra brassar 20 L.

E como a diferença no volume entre a panela maior e a menos tem q ser grande pra sobrar espaço na lateral pra resistência e tal, o volume interno da panela menor acaba sendo muito pequeno pra suportar um volume de malte pra fazer cervejas com alta OG.

No entanto, existem modelos single vessel que não usam o transbordamento pra recircular, como o caso da Mec Bier ou da Grainfather, entre outras. Nelas, a bomba tira o mosto pelo fundo da panela e manda de volta pelo topo. Neste caso, a panela pequena e a grande tem pouca diferença de volume, o que permite uma maior margem de manobra no volume de água e malte a ser usado, sem falar que não precisa borracha de vedação, tela como "tampa" ou sistemas de trava.

Veja esta comparação entre Braumeister vs Grainfather.
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=Nr2Qlh5YKwo&list=PLPKK8TO5M6T0lRljnJ6hYETnEi4XmmEaU[/ame]

Eu, particularmente, tendo a não gostar muito dos sistemas de recirculação por transbordamento. Já ouvi vários relatos de problemas com borracha de vedação, malte vazando pelas laterais da "tampa" etc... Sem falar que, como fã de Belgas, prefiro ter uma maior margem de manobra de poder reduzir a água e aumentar o malte pra fazer brejas que precisa passar dos 1.070 - 1.090 de OG sem ter que ficar 2-3 horas fervendo pra "enxugar" a água e concentrar o mosto.
 
Sim, a transferência de MALTE E MOSTO da tina de mostura pra tina de filtragem/lavagem é feita por bomba. Normalmente, esta tina de filtragem/lavagem tem 3 tubos nela: um abaixo do fundo falso, um logo acima do fundo falso e um no topo da panela. Qdo se transfere o mosto, usá-se o tubo "do meio", pro mosto e malte entrarem logo acima do fundo falso. Logo depois, chaveia-se a tubulação pra bomba (a mesma de antes ou outra dedicada, dependo do equipo) recircular o mosto, ou seja, tirar do fundo e jogar no topo, normalmente passando por uma "janela" (tubo de vidro) pra acompanhar a cor e tal.

Neste momento, dependendo do volume produzido, pode haver uma pá pra afofar o malte. A ideia não é "destruir" a cama de malte e perder o benefício da filtragem natural, mas apenas permitir uma melhor circulação do mosto pelo malte pra aumentar o aproveitamento.

Em seguida, chaveia-se novamente a tubulação pro mosto (agora, apenas mosto mesmo - o malte fica preso no fundo falso) seguir pra tina de fervura, (algumas vezes apenas por gravidade, sem a bomba) e bombeia-se água quente no topo com um difusor pra fazer a lavagem... Uma versão larga-escala da caneca com a escumadeira. rs

Terminada a lavagem do malte, este "bagaço" é retirado na mão (com uma pá ou "enxada", dependendo do volume), as vezes por uma "janela" de acesso na lateral da panela.

Quanto à Limpeza CIP (Clean in Place), não sei como funciona com brassagens consecutivas e simultâneas. Só vi este sistema Tri-Bloco em ação em brassagens simples. O que sei é q alguns sistemas já tem uma tubulação própria e permanente montada pra CIP e usá-se detergentes ácidos ou alcalinos pra isso.


Entendido, muito interessante.

É verdade que o rotor que agita o malte na mostura, fica ligado direto certo? Isso proporciona aumento na eficiência?

Outra duvida que tenho é em relação a fermentadores pressurizados, o processo de carbonatação é feito sempre neles, aproveitando o co2 da propria fermentação, correto?

Como seria o processo de dry hoping por exemplo? Despressurizaria o fermentador, faria o dry, e injeta gás do cilindro de novo?

E quanto ao nível de co2 da breja, da pra regular via airlock no proprio tanque?

E quanto a clarificação, mesmo sem filtro de terra diatomacea, é possivel apenas a frio conseguir bons resultados purgando sempre a levedura?
 
Entendido, muito interessante.

É verdade que o rotor que agita o malte na mostura, fica ligado direto certo? Isso proporciona aumento na eficiência?

Sim, o agitador fica ligado direto e acredito que ajude, sim, na eficiência do sistema, mas considere também a necessidade de agitar o mosto pra conseguir homogeneizar a temperatura... Se numa panela de 50 litros no fogareiro já é possível "ler" temperaturas diferentes no topo e no fundo, imagine com 250 ou 500 litros...

E, dependendo do sistema de aquecimento, a bomba também pode ficar ligada durante toda a mostura, justamente pra circular e aquecer o mosto.



Outra duvida que tenho é em relação a fermentadores pressurizados, o processo de carbonatação é feito sempre neles, aproveitando o co2 da propria fermentação, correto?

Sim, existem fermentadores que aguentam pressão pra carbonatar a cerveja dentro deles e alguns modelos oferecem até uma Tap ou Torneira Italiana pra servir direto do fermentador... Já bebi cerveja geladinha direto do fermentador durante a maturação e é coisa fina!!! rs



Como seria o processo de dry hoping por exemplo? Despressurizaria o fermentador, faria o dry, e injeta gás do cilindro de novo?

Nunca vi fazerem, mas imagino q o Dry Hopping é feito antes de se carbonatar a cerveja, ou seja, não tem pressão ainda... Remove-se o "lodo" do fundo do fermentador, abre-se o topo e coloca-se o lúpulo. Dai, o ideal é bombear algum CO2 pra remover o O2 dessa "mexida" no fermentador, mas ainda não pra carbonatar, até pq vai ter q abrir novamente pra remover o lúpulo e "finalizar" o Dry Hopping... Só depois q se faz a carbonatação, q pode ser forçada com injeção de CO2 ou, quem sabe, com prime e, talvez, até algum fermento extra...



E quanto ao nível de co2 da breja, da pra regular via airlock no proprio tanque?

A regulagem de pressão é feita por uma válvula, não mais pelo airlock... Em alguns modelos há uma alavanca com haste e um peso que pode ser reposicionado. Com isso, vc aumenta ou diminui o peso na válvula de alívio e regula o "peso" da pressão...

attachment.php




E quanto a clarificação, mesmo sem filtro de terra diatomacea, é possivel apenas a frio conseguir bons resultados purgando sempre a levedura?

Das brejas que bebi direto do fermentador, sem filtragem, nenhuma exigia a aparência totalmente translúcida de uma pilsen, mas me pareceram bem claras e límpidas, sim.
 

Attachments

  • Captura de tela 2016-06-08 11.38.54.png
    Captura de tela 2016-06-08 11.38.54.png
    274.5 KB · Views: 548
Talvez este não seja o sítio indicado para escrever mas recebi hoje a minha Braumeister 20L e reparei que o espigão central não está centrado. Acaba por estar mais próximo de um dos lados, o que faz com que o cesto ou os filtros tenham que ser empurrados e não me parece a situação normal.

Alguém pode comprovar que está errado?

Abraço,
Rui
 

Attachments

  • unnamed.jpg
    unnamed.jpg
    161 KB · Views: 162
  • unnamed-2.jpg
    unnamed-2.jpg
    118.9 KB · Views: 150
Talvez este não seja o sítio indicado para escrever mas recebi hoje a minha Braumeister 20L e reparei que o espigão central não está centrado. Acaba por estar mais próximo de um dos lados, o que faz com que o cesto ou os filtros tenham que ser empurrados e não me parece a situação normal.

Alguém pode comprovar que está errado?

Abraço,
Rui

Amigo Rui, não conheço o equipamento a fundo, mas me parece errado, sim. Recomendo procurar a assistência do pós-venda o quanto antes pra avaliarem.
 
Obrigado Renato! Aparentemente ja está resolvido.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Back
Top