Brassagens com a mesma receita para testar parâmetros! Me ajudem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fyah

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2017
Messages
80
Reaction score
41
Bom dia cervejeiros caseiros! Tudo na paz?

Eu ainda sou bastante iniciante e estou doido para aprender mais e dar um passo a frente.
Eu desenvolvi uma receita de Witbier que está me agradando MTO e já fiz 3 brassagens dessa receita.
Cheguei ao ponto que gostaria de fazer testes nessa receita para identificar diferenças no processo.

Pensei em fazer assim, gostaria de saber se faz sentido ou estou perdendo tempo:

1- Brassar da forma original utilizando todos os ingredientes:

Rampas =
20' em 42ºC;
60' em 68ºC;
10' em 72ºC;
10' em 76ºC.

2- Brassar com todos os ingredientes, sendo rampa única:

60' em 68ºC e partir para fervura.



3- Brassar da forma original, sendo sem coentro (tenho a impressão que um gosto de entrada ligeiramente ácido é resultado do coentro).



4- Brassar com rampa única e sem coentro.






Pensei em fazer receitas de 5L apenas, utilizando as proporções corretas da receita original (20L).
Faz sentido ou eu deveria primeiro escolher usar as rampas ou não e depois seguir a linha adicionando ou tirando ingredientes?
Eu deveria fazer testes com a temperatura de fermentação também?

:confused::confused::confused:

Valeeeeu galera :mug:
 
Vou tentar ajudar em alguma coisa...

Eu só fiz Witbier uma vez e já faz algum tempo, mas não lembro de ter feito tantas rampas assim não... Sugiro que você busque compreender para que serve cada uma das rampas para, depois, definir quais rampas são necessárias ou interessantes para a sua cerveja e o seu objetivo.