Brassagem - Panela tampada.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 7, 2020
Messages
8
Reaction score
1
Location
Itanhaem - SP
Pessoal, alguma restrição sobre brassar com a panela tampada? Estou montando um setup agora, e é basicamente uma copia de um setup americano, onde o sparge se dá por um bico pulverizador na tampa da panela. Estou tentado a fazer assim pois já tenho as peças. Mas me veio essa dúvida, já que algumas substâncias mais voláteis são expurgadas justamente pelo vapor, como resíduo de cloro. Será que vale a pena, implica numa diferença perceptível ou não!? O que acham?
 
Acredito não ter problema na brassagem em deixar tampado, eu deixo até pra conseguir subir as temperaturas mais rapidamente. Quanto a fervura tampar nem pensar, fica com off de milho cozido ( DMS)
 
Acredito não ter problema na brassagem em deixar tampado, eu deixo até pra conseguir subir as temperaturas mais rapidamente. Quanto a fervura tampar nem pensar, fica com off de milho cozido ( DMS)
Show de bola, na fervura ta tranquilo deixar destampada, não vou fazer recirculação durante a fervura... Quanto ao DMS por estar tampado durante a fervura eu não sabia, vlw pela dica!
 
em geral não deixa tampado na fervura não pois o vapor gerado pode agarrar na tampa e cair de volta para panela de fervura.
 
Pessoal, alguma restrição sobre brassar com a panela tampada? Estou montando um setup agora, e é basicamente uma copia de um setup americano, onde o sparge se dá por um bico pulverizador na tampa da panela. Estou tentado a fazer assim pois já tenho as peças. Mas me veio essa dúvida, já que algumas substâncias mais voláteis são expurgadas justamente pelo vapor, como resíduo de cloro. Será que vale a pena, implica numa diferença perceptível ou não!? O que acham?
Qual bico vc está usando? Achei um de lavadora de alta pressão mas acho que não vai dar certo.
 
Pessoal, alguma restrição sobre brassar com a panela tampada? Estou montando um setup agora, e é basicamente uma copia de um setup americano, onde o sparge se dá por um bico pulverizador na tampa da panela. Estou tentado a fazer assim pois já tenho as peças. Mas me veio essa dúvida, já que algumas substâncias mais voláteis são expurgadas justamente pelo vapor, como resíduo de cloro. Será que vale a pena, implica numa diferença perceptível ou não!? O que acham?
Não só não tem problema, como é o indicado. Com a panela fechada vc perde menos calor, e facilita tudo. Na fervura, como já foi falado, a panela tem que estar aberta.
Só um adendo, o cloro tem que ser totalmente eliminado antes da mostura. Se ainda tiver cloro nessa etapa ele vai fazer ligações e não vai sair nem fervendo. Resultando em clorofenol. Se precisar eliminar cloro evaporando, vc tem que fazer isso antes de colocar o malte. Abs.
 
Back
Top