Braseiro ideal para caldeirão de 68 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cienfuegos

Member
Joined
Mar 1, 2017
Messages
6
Reaction score
3
Boa tarde!

Essa é minha primeira postagem no fórum e já gostaria de aproveitar pra pedir a ajuda de vocês!

Recentemente fiz um curso de produção de cerveja caseira e estou adquirindo o equipamento para minha primeira brassagem. Consultando os vários tópicos do fórum pude sanar quase todas minhas dúvidas e já comprei quase tudo.

Comprei duas panelas de 45 litros e uma de 68, esta última para a fervura. Minha intenção foi montar o equipamento para produzir até 40 litros, apesar de pretender fazer as primeiras brassagens de somente 20 litros.

Possuo somente um cooktop em casa e, segundo me informaram, não seria potente o suficiente para a fervura em uma panela de 68 litros. Então vou adquirir um fogareiro de uma boca pra essa finalidade.

Gostaria de um fogareiro de baixa pressão, para ligar já na tubulação de gás do meu prédio. Me interessei por um Jackwal de 50x50, mas imagino que seja bem mais potente do que preciso, além de custar R$ 600,00:

http://www.jackwal.com/produtos/945/fogareiro_gb_08_1_queimador_baixa_pressao_c_instalcao

Alguém teria algum equipamento forte o suficiente (e com alguma folga) para indicar pra esse fim?
 
Amigo, desculpe falar, mas brassar usando uma panela de 68L vai precisar de alta pressão, te recomendaria um Caga Fogo. Mas se não pode usar botijão, dificulta muito!

Esse é um dos entraves de quem quer fazer cerveja em apartamento, geralmente faz pequeno ou vai pro elétrico, nem tanto por espaço mas por falta de alternativa no quesito fogareiro.
 
Amigo, desculpe falar, mas brassar usando uma panela de 68L vai precisar de alta pressão, te recomendaria um Caga Fogo. Mas se não pode usar botijão, dificulta muito!

Esse é um dos entraves de quem quer fazer cerveja em apartamento, geralmente faz pequeno ou vai pro elétrico, nem tanto por espaço mas por falta de alternativa no quesito fogareiro.

No meu caso, trabalhar com botijão seria complicado já que o condomínio não permite e, caso alguém descubra, eu poderia ser multado. Realmente não há nenhuma alternativa de baixa pressão com a potência necessária pra uma panela de 68 litros? Esse que eu linkei acima, por exemplo, parece maior que um Caga Fogo comum, mas imagino que o fato de ser baixa pressão influencie muito, né?
 
No meu caso, trabalhar com botijão seria complicado já que o condomínio não permite e, caso alguém descubra, eu poderia ser multado. Realmente não há nenhuma alternativa de baixa pressão com a potência necessária pra uma panela de 68 litros? Esse que eu linkei acima, por exemplo, parece maior que um Caga Fogo comum, mas imagino que o fato de ser baixa pressão influencie muito, né?

Para fervura de 40 a 50 litros você precisará de um alta pressão de 12 cauligns.

Eu tenho um de 14 para 75 litros e vai bem pra caramba...

O que você pode fazer é usar um de baixa pressão e junto utilizar um ebulidor tipo esse: http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-medio-3000w-p44948/

Certifique-se somente de que o cabeamento utilizado suporta a potência, pois pode causar incêndio. E tratando-se de apartamento isso é ainda mais sério...Recomendo procurar um bom eletricista antes ;)
 
Sou revendedor de fogões e fornos, se precisar pode cotar comigo que dou um desconto especial pro pessoal do forum. meus whats 17-99758 1747
 
sugestão, diminua as panelas para no maximo 40l, uso uma numero 40 e ela pega os 4 queimadores do fogão e mesmo assim,deixo nivel de liquido abaixo das alças do caldeirao.A ideia é ter mais bocas acesas
 
Você já usa botijão em casa ou tem gás encanado? Minha sugestão é usar um botijão convencional com válvula e fogareiro de alta pressão. Eu uso daqueles de fritar pastel e consigo fazer levas de 40 litros. Eu recomendaria usar a panela maior pra mosturação já que se sua intenção é fazer 40 litros, não iria caber o malte na panela de 45 litros; e a fervura com a panela de 45. Recomendo analisar o espaço pra fazer 40 litros, porquê a panela fica bem pesada e difícil de manejar.
 
No meu caso, o gás que chega até o apartamento é encanado. Pesquisei um pouco sobre o assunto e descobri que esses fogões e cooktops domésticos trabalham com uma pressão de gás de 2,8 Kpa. Enquanto o gás que sai dos botijões sai numa pressão muito maior (daí o uso daquele regulador de pressão redondinho, dispensável no caso de fogareiros de alta pressão).

Pelo que olhei, como o gás chega no meu apartamento a 2,8 Kpa, fico restrito a equipamentos de baixa pressão mesmo. Até os equipamentos de alta pressão só funcionam ligados direto no botijão, sem regulador, e os intermediários (como o que eu mandei no link) funcionam numa pressão de 8 kpa, ou seja, ligado em um botijão só que com um regulador diferente do doméstico comum.
 
No meu caso, o gás que chega até o apartamento é encanado. Pesquisei um pouco sobre o assunto e descobri que esses fogões e cooktops domésticos trabalham com uma pressão de gás de 2,8 Kpa. Enquanto o gás que sai dos botijões sai numa pressão muito maior (daí o uso daquele regulador de pressão redondinho, dispensável no caso de fogareiros de alta pressão).

Pelo que olhei, como o gás chega no meu apartamento a 2,8 Kpa, fico restrito a equipamentos de baixa pressão mesmo. Até os equipamentos de alta pressão só funcionam ligados direto no botijão, sem regulador, e os intermediários (como o que eu mandei no link) funcionam numa pressão de 8 kpa, ou seja, ligado em um botijão só que com um regulador diferente do doméstico comum.

Minha experiência com fogão convencional não foi boa. Não consegui uma fervura vigorosa (e olha que eu fazia levas de 10 litros). Acho que o risco de gerar DMS na fervura com fogão aumenta. Acho que se não tem como usar botijão, o jeito é partir pra um sistema elétrico.
 
Fogão só da certo se for com uma panela que pegue,no meu caso, as 4 bocas...em 30 min chegou 78º, panela n40
 
Boa tarde!



Alguém teria algum equipamento forte o suficiente (e com alguma folga) para indicar pra esse fim?

No Mercado livre o Dallazen "Big Jack beer" Tem Caga-fogo ajustado para baixa pressão... !
da p usar no gas predial! me manda uma MP que te passo o contato dele do zap.
 
Pessoal, antes de cair de para-quedas em uma discussão, vamos verificar as outras mensagens antes. O amigo já falou que o problema dele é morar em apartamento e usar gás encanado. Fogareiros de alta pressão não irão funcionar por conta disso.

Como eu havia sugerido: Usa a boca convencional de fogão e juntamente a isso, instala uma resistência elétrica, atentando-se à bitola do cabo necessária.
Uma resistência de até uns 2500w ligada em 220v, na maioria dos casos pode ser usada com cabeamento de 2,5mm. Mas como o amigo mora em apartamento, precisa entrar em contato com um profissional, para que verifique o dimensionamento, visto que se for inadequado pode gerar incêndios, que em apartamentos são muito mais perigosos.

Juntamente a isso, deve-se cuidar muito no uso das resistências, pois água + eletricidade = riscos...

Outra forma é proceder como sugeriram, usando uma panela larga que ocupe mais de uma boca da panela...assim conseguiria uma fervura melhor.

Eu já usei 3 bocas, mas sinceramente não é o ideal...Com fogareiro de alta-pressão a fervura será bem vigorosa.

No seu lugar eu certamente compraria uma resistência elétrica de sobreborda, para dar um Up nessa fervura aí...
 

Latest posts

Back
Top