Bottle bombs - o pior pesadelo!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Feiten

Well-Known Member
Joined
Dec 1, 2013
Messages
137
Reaction score
33
Hoje aconteceu comigo essa proeza, garrafas explosivas!

Cheguei do trabalho fui pegar uma na garagem pra por no freezer, pra minha "alegria", tinha uma estourada. Pensei que poderia ser alguma garrafa trincada ou talvez alguma que ficou com excesso de açucar.

Tirei todas da caixa, pra limpar, e eis quando estou recolocando elas, outra explode!

Por pouco não pegou estilhaços de vidro em mim, mas voaram longe! Seria o suficiente pra fazer um corte feio.

Bom... fui logo colocar umas calças, botas, luvas, óculos, camisa de manga comprida, e uma manta no rosto e pescoço.

As garrafas que explodiram foram todas do mesmo tipo, são aquelas clássicas alemãs de paulaner 500ml, de expessura não muito grossa.

Peguei uma a uma que estavam neste tipo de garrafa e esvaziei, tinha muita pressão dentro delas, veio muita espuma. Deu dó.

Agora vamos aos fatos, quero que se possível, me ajudem a descobrir onde está o erro :confused:

1) A temperatura onde estão estocadas, colei um termômetro na parede, na tarde chega aos 28c, nestes dias de calor, podendo chegar até quase 30.

2) Utilizei a recomendação do priming para a Dunkelweizen. Utilizei 180gr de açúcar cristal dissolvidos em água fervente para aprox. 18 litros de cerveja. O priming foi feito colocando a mistura diretamente no fermentador.

3) A espessura da parede das garrafas. Quantos mm é o ideal ?

4) Último e mais importante, sim, a FG estava como esperado, exatamente 1010.

Enfim... qual a recomendação ?

Eu estou achando que é a temperatura... Não quero cometer esse erro denovo, visando a segurança de todo mundo, é claro...
 
Vc acrescentou o primming quando a cerveja estava em qual temperatura? considerou o co2 diluído/residual na cerveja?

acredito que tenha sido esse o problema... Vejo muita gente se atendo apenas numa quantidade de gramas por litro específica, não ligando para o que já está diluído na cerveja.

o beersmith já faz essa conta, mas essa calculadora ajuda bastante também: http://hbd.org/cgi-bin/recipator/recipator/carbonation.html
 
Eu concordo com o rodrigo mas adiciono uma coisa...

já segui essas recomendacoes de carbonatacao para german wheat beers que sao de 3.3 a 4.5 volumes de CO2 e tive o mesmo problema.

Hoje carbonato a maioria com 2.5 volumes, uma wheat com 3 no máximo e sempre considerando a temperatura...

se a cerveja estava a 0 graus, simplesmente considero que com o tempo fora da geladeira para engarrafar e etc ela vai ficar em torno de 5-6 e mando bala usando essa calculadora:

http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/
 
A cerveja estava com a mesma temperatura que saiu da fermentação secundária, por volta de 19c.

Claro que teve um tempo que ficou exposta até que eu aplicasse o priming, no máximo uma hora. Não medi a temperatura denovo pois não via razões para isso, mas creio que não deve ter ultrapassado os 22c, já que o volume de cerveja ali dentro era grande.
 
Cara, tu usou simplesmente 10g de açúcar por litro. Realmente tu vez uma bomba!!! É muito açúcar, se tivesse usando High maltose até vai, que usualmente se recomenda 7g por litro, usualmente eu faço priming com 6/7 G de açúcar porque eu gosto das brejas bem carbonatadas. Mas 10g por litro é hardcore!
E outra que sempre acontece comigo, tu tem certeza que foram 18 litros? Contou as garrafas ou estimou?
Abraço
 
Eu já usei 10g/l e engarrafei em temperatura mais baixa que a sua (mais CO2 dissolvido). Sempre uso algumas dessas garrafas da Paulaner...

Repetindo a questão do Pedro, será que tinha mesmo 18 litros?
Ou será que não tinha mais de 180g de açúcar?

Abraço!
 
Essa foi a ferramenta pra calcular, e esse foi o cálculo pra dunkelweizen a 25c

http://www.northernbrewer.com/priming-sugar-calculator/

Sucrose 162.40gr

Mas eu coloquei 180gr mesmo, coloquei um pouquinho a mais (pro santo) já que gosto de cervejas bem carbonatadas. :cross:

Ah.. eu utilizei açucar cristal. Será que faz muita diferença do açucar refinado branco ?
 
Agora que a merd@ já ta feita, qual a melhor recomendação ?
Hoje explodiu mais duas !!

Colocar na geladeira ameniza, né ?
Acho que vou me consumi-las tudo no finde... :rockin:
 
use isso! haha

rj-rio-pm-pc-policia-civil-militar-treinamento-seguranca-core-anti-bomba-afp.jpg


acho que geladeira seria uma boa sim..
 
Feiten,

Voce pode fazer duas coisas, uma seria colocar na geladeira como voce falou ou aliviar a pressao das garrafas, o que eu sugiro é a combinacao delas.

Quando tive esse problema eu fiz o seguinte:

Pega um abridor que seja o mais comprido possivel, aqueles que tem na ponta de abridor de vinho sao otimos. Suavemente abra a tampa, bem suave só até ouvir o gás escapando ai só mantenha, nao abra mais, até o gás parar de sair. Faz isso em todas as garrafas e repete o processo umas 3 vezes.

Ah... é importante usar protecao para fazer isso, pq vai que alguma explode na sua cara... eu usei um oculos de protecao, luva e jaqueta de couro... e manuseia as garrafas com cuidado, qualquer batida pode fazer ela explodir...

Depois disso mete elas na geladeira, deixa descansar algumas horas para o CO2 solubilizar no líquido e abre uma para testar. Se achar que ainda tá muito carbonatada, repete o processo até chegar no ideal para voce.

Eu salvei uma leva de 36 garrafas que perdi 6 garrafas que explodiram desse jeito.
 
Back
Top