Borbulha após queda de temperatura.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

deko

Well-Known Member
Joined
Sep 27, 2013
Messages
116
Reaction score
40
Gente tem acontecido algo estranho comigo e já surgiu esse assunto em 2 grupos que participo.

Seguinte, após fermentar e maturar e parar de borbulhar e após parar de atenuar(densimetro) Quando baixo a temperatura o airlook volta a ter atividade por um tempo e para, não é contaminação, isso acontece por exemplo quando saio de 7 graus para 0, já aconteceu com alguém? Sabem o porque disso?
 
Creio que isso aconteça por que o ar se retrai ao resfriar, isso faz com que o fermentador comece a "puxar" o ar de fora.
Se você reparar no airlock ele deve estar com o líquido voltado para o lado contrário do que estava antes de ser resfriado.
 
Ele começa a borbulhar, como se estivesse voltado a fermentação, fica assim por umas 24 hrs e volta ao normal.
 
Você consegue ouvir o airlock mesmo com a geladeira fechada ? Eu já notei que isso ocorre quando resfrio e abro a geladeira. Isso deve ocorrer até que o excesso de CO2 seja liberado.

Outro ponto é que devido à inércia térmica do líquido, ele vai estar mais quente que o entorno, principalmente quando você inicia o resfriamento. Isso deve dar a diferença de pressão, que faz o airlock borbulhar.
 
Ele começa a borbulhar, como se estivesse voltado a fermentação, fica assim por umas 24 hrs e volta ao normal.

O que está acontecendo é exatamente o que disse o laerciokonzen.

Se vc usasse airlock de 3 peças, isso não iria acontecer, e se usasse blowoff, iria sugar o líquido pela mangueira.

Abraço
 
... e se usasse blowoff, iria sugar o líquido pela mangueira.

Abraço

Conheço isso, é uma grande M@$#%. Já aconteceu comigo e quando fui tentar liberar o ar para que o líquido voltasse acabou indo parte do líquido para dentro do balde, não chegou a estragar a ceva, mas assustou.
 
Conheço isso, é uma grande M@$#%. Já aconteceu comigo e quando fui tentar liberar o ar para que o líquido voltasse acabou indo parte do líquido para dentro do balde, não chegou a estragar a ceva, mas assustou.

Hehehehehe, acontece mesmo... Hoje em dia pra evitar isso eu deixo só a pontinha da mangueira imersa, daí se por acidente suga, é só um pouco. Mas nunca mais aconteceu, é só lembrar de fechar a torneirinha onde está engatado o tubo do blow-off.
 
Bom galera matamos a charada então. Meu airlook é tipo s. Eu só achava estranho e queria saber de onde vinha essas borbulhas. Pois antes de fazer o cold crash por exemplo o airlook estava inativo. Kk, valeu.
 
Ah. Esqueci... Se colar a orelha na geladeira da pra ouvir sim 😂👍👍
 
Só lembrando que ele borbulha pra fora. Então acho que o que acontece eo que o Tadeupenna falou 😎, sei lá 😂
 
Back
Top