Bombona de Cloro JSCC

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroBrew1

Active Member
Joined
Jul 14, 2015
Messages
43
Reaction score
18
Pessoal, minha cidade possui um depósito com muitas bombonas brancas JSCC de 40kg com dupla tampa para vedação e estão sendo vendidas bem barato. Porém eram utilizadas para transportar cloro (Calcium Hypochlorite 70%)

Sei que não é recomendado reutilizar recipientes com produtos químicos, mas gostaria de saber se alguém já utilizou e se existe algum risco ou processo de limpeza necessário.

Segue algumas fotos:
rl1QWIR.jpg

4ahPYXx.jpg
 
Pessoal, minha cidade possui um depósito com muitas bombonas brancas JSCC de 40kg com dupla tampa para vedação e estão sendo vendidas bem barato. Porém eram utilizadas para transportar cloro (Calcium Hypochlorite 70%)

Sei que não é recomendado reutilizar recipientes com produtos químicos, mas gostaria de saber se alguém já utilizou e se existe algum risco ou processo de limpeza necessário.

Bom, não é recomendado por uma boa razão...

Hipoclorito de cálcio é parecido com água sanitaria, que é hipoclorito de sódio, só que 70% é uma concentração bem alta.... eu acho que vai ser quase impossivel de vc tirar o cheiro de cloro dessa bombona, mas se conseguir, talvez possa usar.

Particularmente, eu não usaria.

Abraço
 
Bom, não é recomendado por uma boa razão...

Hipoclorito de cálcio é parecido com água sanitaria, que é hipoclorito de sódio, só que 70% é uma concentração bem alta.... eu acho que vai ser quase impossivel de vc tirar o cheiro de cloro dessa bombona, mas se conseguir, talvez possa usar.

Particularmente, eu não usaria.

Abraço

Valeu Tiago,
Vi que esse cloro é utilizado em solução para tratamento de água potável, mas por via das dúvidas não vou utilizar. Vou ver se encontro um outro.
Só não queria usar aqueles azuis, gosto de branco, traz sensação de limpeza, hahaha.
 
Dá uma lida nesse link ...
http://www.usiquimica.com.br/adm_img/fispq-18.pdf

Mas de qualquer forma:
"Embalagem usada
As embalagens usadas devem ser descontaminadas e dispostas de forma adequada, não podendo ser reutilizadas para outros produtos. Se possível, retornar ao fabricante. Caso contrário, dispor como produto corrosivo."

Agora, que essas bombonas são legais .. são!! Uma pena!
 
@Galhardo, esse link é para hipoclorito de sódio, no caso seria hipoclorito de cálcio.
O fabricante (ou revendedor, não sei) é Hidroazul:
http://www.hidroazul.com.br/

Recomendação geral para recipientes com produtos químicos é de não reutilizar. No site ainda diz para enxaguar 3 vezes com água e fazer um furo no fundo dos recipientes (procedimento geral para todos).
A informação que eu precisaria seria do fabricante dessa bombona, se é atóxica e se existe uma forma de eliminar 100% do hipoclorito de cálcio presente nela.

Enviei um email para a hidroazul solicitando essas informações, ou o nome do fabricante, mas acredito que essa resposta vai demorar bastante...
 
@Galhardo, esse link é para hipoclorito de sódio, no caso seria hipoclorito de cálcio.
O fabricante (ou revendedor, não sei) é Hidroazul:
http://www.hidroazul.com.br/

Recomendação geral para recipientes com produtos químicos é de não reutilizar. No site ainda diz para enxaguar 3 vezes com água e fazer um furo no fundo dos recipientes (procedimento geral para todos).
A informação que eu precisaria seria do fabricante dessa bombona, se é atóxica e se existe uma forma de eliminar 100% do hipoclorito de cálcio presente nela.

Enviei um email para a hidroazul solicitando essas informações, ou o nome do fabricante, mas acredito que essa resposta vai demorar bastante...

Essas bombonas não são meio porosas por dentro não? Pra fermentar não recomendaria.

Tenho uma parecida que uso para armazenar malte, mas lavei muitas vezes e deixo um plástico em volta para ele não entrar em contato direto com a superfície da bombona. A que tenho é muito boa para isto pois a boca é bem veda por uma tampa plástica por baixo da de enroscar.
 
@Galhardo, esse link é para hipoclorito de sódio, no caso seria hipoclorito de cálcio.
O fabricante (ou revendedor, não sei) é Hidroazul:
http://www.hidroazul.com.br/

Recomendação geral para recipientes com produtos químicos é de não reutilizar. No site ainda diz para enxaguar 3 vezes com água e fazer um furo no fundo dos recipientes (procedimento geral para todos).
A informação que eu precisaria seria do fabricante dessa bombona, se é atóxica e se existe uma forma de eliminar 100% do hipoclorito de cálcio presente nela.

Enviei um email para a hidroazul solicitando essas informações, ou o nome do fabricante, mas acredito que essa resposta vai demorar bastante...

Duvido que eles vão responder isso, porque a pergunta se refere à reutilização das bombonas, quando eles disseram que não se deve reutilizá-las. Provavelmente se responderem vai ser pra te dizer pra não reusar.

Provavelmente o plástico é sim atóxico porque deve ser polietileno, que é o tipo de plástico mais usado pra bombonas de armazenamento de produtos químicos. Mas como vc pode ver ele não é perfeitamente liso, e o odor do cloro pega muito fácil no plástico, por isso, é muito provável que o cheiro não saia.

Uma bombona de 50 litros custa em torno de 80 reais em revendedores de insumos de cerveja, é mais ou menos o valor em maltes que vc paga pra uma leva de 40 litros. Não é tão caro assim.

Abraço
 
Chamo de economia porca.

Compra bombona da Newsul de Bento Gonçalves, HDPE própria para uso alimentício, faz uma compra coletiva com o pessoal da cidade região que vale muito mais a pena e não corre risco algum. Aqui compramos 14 bombonas brancas de 30 e 50 litros e com o frete as de 50L saíram menos de R$ 70.

No mais JSCC é Jianghan Salt & Chemical Complex.

The trade name of JSCC is SUPER CHLOR. The products into the plasstic drums with PVC bag inside. The packaged style consists of 2kg, 4kg, 10kg, 25kg, 40kg, 45kg.
 
Back
Top