Bolor preto no exterior do fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Boa tarde galera. Sempre vi que se formava um pouco de bolor do lado de fora do fermentador e no interior do freezer, mas hj especialmente tinha bastante, e um bolor mais preto, não cinza como de costume.

Devo me preocupar ou tá dentro da normalidade?

As fotos são depois de eu passar um pano com iodo... Não tá limpinho limpinho pois não deu tempo de limpar no intervalo de almoço...

ImageUploadedByTapatalk1442592010.413246.jpg

ImageUploadedByTapatalk1442592023.839467.jpg

Abri para fazer o dry hop e por dentro não tem nada, só as marcas normais do krausen.

O que tem é na parte da trava do balde.

ImageUploadedByTapatalk1442592114.071146.jpg

Abraço!
 
Pode crer, é um bicharedo que tem aí. Eles não andam, o que é bom. Mas tem que ter um cuidado do caramba pra não raspar algum equipamento neles e depois mergulhar no líquido. Eu nem tentaria limpar esse que tá na trava e nem abriria mais o balde, só pra engarrafar. Todo o demais da parte externa passa um pano com cloro ou qualquer outro sanitizante só pra melhorar a cara e finalizado o processo lava afú esse balde. Comigo acontece algo parecido nessa fase da fermentação, quando a temperatura é alta e se tem alguma humidade acontece isso. Quando for tirar o liquido tem que ter cuidado com a prega do sifão no balde; ou se for utilizar a torneira provavelmente vai ter alguma coisa no bico, então limpa antes. abs.
 
É bem nessa! Nessa fase da fermentação a temperatura é mais alta e dentro do fermentador é bem úmido. Com os respingos que ficam às vezes do mosto por fora do fermentador então é aquela festa.


Sempre tomo cuidado mas vou redobrar na hora de colocar a gelatina e na hora trasfega pra misturar o priming e engarrafar.

Depois é aquela limpeza braba com esponja, escova e iodo a vontade!


Abraço!
 
Boa tarde galera. Sempre vi que se formava um pouco de bolor do lado de fora do fermentador e no interior do freezer, mas hj especialmente tinha bastante, e um bolor mais preto, não cinza como de costume.

Devo me preocupar ou tá dentro da normalidade?

As fotos são depois de eu passar um pano com iodo... Não tá limpinho limpinho pois não deu tempo de limpar no intervalo de almoço...

Abri para fazer o dry hop e por dentro não tem nada, só as marcas normais do krausen.

O que tem é na parte da trava do balde.

Abraço!

Cara, isso é meio normal, principalmente com esses baldes que tem muitas ranhuras na tampa. Aquelas bombonas de formato meio cúbico já são melhores, porque o encaixe da tampa é melhor e tudo praticamente liso, com menos entrâncias. Também acontece bolor, mas não tão próximo ao líquido.

Particularmente é algo com o qual eu não me sinto confortável. Esporos de bolor são microscópicos e voam pra toda parte. Certamente eles entram na cerveja com o fluxo de ar, mas se são poucos, nada vai acontecer, é um meio um pouco inóspito pra eles. Na verdade é bem raro ocorrer bolor em cerveja, mas não é impossível.

No lugar de passar um pano com iodo, passaria um pano com água sanitária. O cloro é bem mais eficiente com o mofo, e se não vai encostar na cerveja, não tem problema usar.

Abraço
 
Usei iodo na hora pq era o que eu tinha a mão. Mas pra limpeza grossa depois vou usar peracetico e água sanitária
 
Procurando por um post sobre esse bolor encontrei esse. Hoje fui fazer a medição e ao abrir a geladeira estava com esse mesmo bolor na tampa do fermentador. Fiquei preocupado achando que a cerveja tinha sido contaminada. Porém lendo os comentários aqui percebi que não. Então limpei a tampa e borrifei alcool 70%.
 
Procurando por um post sobre esse bolor encontrei esse. Hoje fui fazer a medição e ao abrir a geladeira estava com esse mesmo bolor na tampa do fermentador. Fiquei preocupado achando que a cerveja tinha sido contaminada. Porém lendo os comentários aqui percebi que não. Então limpei a tampa e borrifei alcool 70%.

água sanitária é mais eficiente nesse seu caso..

eu tomei como prática limpar com água sanitária antes e depois de cada fermentação, agora raramente aparece bolor
 
Hoje em dia eu uso aquelas bombonas azuis (comprei no lamas).

Elas tem um formato que permite que a água escorra mais facilmente e diminua a quantidade de bolor, porém não elimina 100%.

Considero isso aí também normal.

Eu passo um pano com álcool 70% para remover, mas sei que é somente visual. Como os amigos disseram, esse mofo já vai estar presente no ar, nas paredes da geladeira e etc...Ele aparece na maturação, quando elevo pra 25C

Por isso evito ao máximo abrir e fechar o tanque...
 
água sanitária é mais eficiente nesse seu caso..

eu tomei como prática limpar com água sanitária antes e depois de cada fermentação, agora raramente aparece bolor
Interessante...não sabia sobre isso dá água sanitária. Não sei se o calor tem a ver, pq aqui aonde eu moro está muito quente. Bom todo caso eu não abri o fermentador não, e na amostra que tirei estava normal.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 
Interessante...não sabia sobre isso dá água sanitária. Não sei se o calor tem a ver, pq aqui aonde eu moro está muito quente. Bom todo caso eu não abri o fermentador não, e na amostra que tirei estava normal.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk

Calor+umidade (situação dentro de uma geladeira em temp de fermentação)+esporos desgraçados=mofo do capiroto.

Minha geladeira eu arranquei a porta do congelador.. as vezes eu seco qnd tem muita água, mas dá trabalho e já nem tenho paciencia kkkk
 
Quando eu vou colocar o mosto para dentro do balde eu sempre passo bastante solução de iodofor por fora, principalmente nos encaixes da tampa e cuido para não sujar nada de mosto. Antes de abrir o balde coloco iodofor nos encaixes da tampa de novo. Cuido também o headspace para não subir muito o krausen e sujar essas bordas. Resumindo, com todas essas frescuras eu nunca tive esses bolores escuros nos baldes.
 
Pra evitar isso vc pode passar álcool gel em toda a volta da borda antes de fechar o balde pra fermentar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Na minha experiência desde 2015 desde que postei a ultima mensagem nesse tópico, borrifar iodofor na borda das bombonas retangulares, que tem anilha de vedação, não resolve muito, o mofo aparece igual depois de um tempo por dentro, acho que porque o iodo acaba evaporando rapidamente e a água fica.

A água sanitária ainda tem sido a melhor solução. Por fora limpo com um pano embebido. Proximo das bordas com um guardanapo, mas só quando há necessidade mesmo, senão a melhor coisa a fazer é nem abrir.
 
Caramba, quando usava bombonas nunca tive esse problema de mofo e confesso que fiquei assustado com esse post e o "normal" da coisa.
O que eu fazia era uma solução simples de vinagre e sal e passava isso em toda a adega/freezer por dentro antes de colocar as bombonas (usava adega para fermentar e um freezer para maturar).
Essa solução é usada na fabricação de queijos artesanais, produtos que ficam maturando por meses em ambiente úmido e com temperatura controlada.
Pode ter sido apenas sorte, mas nunca vi um ponto de bolor crescendo em nada e chegava a ter 3 bombonas maturando ao mesmo tempo em freezer.
 
ainda nao tive este problema de bolô pois sempre deixo bem limpo o ambiente da geladeira de fermentação e o baldes sempre borrifo iodofor ou alcool 70 até hoje isso nunca me aconteceu
 
Acabei com esse problema limpando toda a geladeira e fermentador após cada produção com água e bicarbonato de sódio. Os fundos padecem geral perante água com PH alto. Depois que elimina o foco da geladeira, não rola mais.
 
Também aconteceu isso comigo na minha última leva, na vedação da tampa, só vi quando abri o balde pra jogar a gelatina.
Vou seguir as dicas e limpar novamente todo meu equipamento pra tentar eliminar

André Wenderosck
 
eu lavaria esse freezer com uma solução de alcool + bicarbonato de sodio + vinagre + iodo. depois de bem lavado eborrifaria em tudo uma mistura de alcool com vinagre. so depois usaria para colocar a cerveja.
 
eu lavaria esse freezer com uma solução de alcool + bicarbonato de sodio + vinagre + iodo. depois de bem lavado eborrifaria em tudo uma mistura de alcool com vinagre. so depois usaria para colocar a cerveja.
Lavei minha geladeira por dentro, depois passei um pano com vinagre branco (inclusive na borracha) e borrifei bastante álcool 70 em tudo.
Nessa leva mesmo tendo respingado um pouco de mosto perto de vedação da tampa agora não deu aquele bolor preto!

André Wenderosck
 

Latest posts

Back
Top