Bolhas na mangueira postmix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleber

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2014
Messages
573
Reaction score
149
Fui envasar por contrapressão com um postmix que utilizei pela primeira vez, comprei usado. Ocorreu que na mangueira do líquido a vazão não foi constante, apesar do barril estar cheio o líquido saía como se estivesse acabando com intervalos de ar. O que poderia ser? Vazamento não há pois vi que a pressão permanece e a cerveja está bem carbonatada.
 
Fui envasar por contrapressão com um postmix que utilizei pela primeira vez, comprei usado. Ocorreu que na mangueira do líquido a vazão não foi constante, apesar do barril estar cheio o líquido saía como se estivesse acabando com intervalos de ar. O que poderia ser? Vazamento não há pois vi que a pressão permanece e a cerveja está bem carbonatada.

Vc está usando uma pressão levemente maior no barril e na garrafa do que a pressão da carbonatação? (forma certa)... Ou está despressurizando o barril pra só empurrar o líquido com uma leve pressão pra dentro da garrafa? (forma errada)...

Porque se o líquido tem um monte de CO2 dissolvido e está dentro de um recipiente pressurizado (barril), quando ele sair desse ambiente e for pra outro, com temperatura maior e sem pressão (mangueira/garrafa), é natural que esse CO2 saia do líquido, fazendo a cerveja espumar.

Abraço
 
Tiago, acho que eu não soube explicar. O que tá rolando é que está passando pela mangueira líquido com ar. O líquido que sai do barril para a mangueira passa intercalado de ar, não é pouco, tipo uns 10cm de líquido e uns 5cm ou mais de ar, acho estranho isso. Quanto ao procedimento creio que estou fazendo o correto sim, eu igualo a pressão da garrafa com a do barril, as duas válvulas da saída de CO2 do cilindro ficam ligadas sempre, após igualar a pressão na garrafa fecho o CO2 do contrapressão, abro a válvula de líquido do contrapressão e vou soltando o gás pela válvula de alívio. Quanto a espumar só espuma justamente quando começa a entrar na garrafa esse "gap" de gás pois ele borbulha o líquido na garrafa.
Será que o tubo interno está furado??
 
Tiago, acho que eu não soube explicar. O que tá rolando é que está passando pela mangueira líquido com ar. O líquido que sai do barril para a mangueira passa intercalado de ar, não é pouco, tipo uns 10cm de líquido e uns 5cm ou mais de ar, acho estranho isso. Quanto ao procedimento creio que estou fazendo o correto sim, eu igualo a pressão da garrafa com a do barril, as duas válvulas da saída de CO2 do cilindro ficam ligadas sempre, após igualar a pressão na garrafa fecho o CO2 do contrapressão, abro a válvula de líquido do contrapressão e vou soltando o gás pela válvula de alívio. Quanto a espumar só espuma justamente quando começa a entrar na garrafa esse "gap" de gás pois ele borbulha o líquido na garrafa.
Será que o tubo interno está furado??

Ok...

Eu acho que furado não, mas pode estar acontecendo um vazamento onde o tubo sifão encaixa na parte interna do conector, a base superior do negócio com rosca macho... vc chegou abrir os conectores pra averiguar, antes do primeiro uso?

Não sei se vc entendeu o que eu quis dizer... tem um o'ring por dentro, onde a "aba" do tubo sifão fica assentada. Esse o'ring tem função de vedar ali... se não tiver vedando legal, pode ser que esteja ocorrendo um vazamento interno, o gás de dentro do barril pode estar escapando por esse encaixe e subindo pelo conector.

É uma possibilidade.
 
Tiago, abri sim, pra limpar e também trocar o o´ring. Realmente o que você diz faz sentido, ali deve estar vazando. Mas só pode ser na parte interna pois não está perdendo pressão. Só pode ser isso, não vejo outra explicação.
Valeu, abs.
 
Tiago, abri sim, pra limpar e também trocar o o´ring. Realmente o que você diz faz sentido, ali deve estar vazando. Mas só pode ser na parte interna pois não está perdendo pressão. Só pode ser isso, não vejo outra explicação.
Valeu, abs.

Sim, no caso que eu quis dizer é na parte interna, o vazamento seria do próprio gás que está no barril e sai pelo lado de fora do sifão, mas ainda assim dentro de todo o conjunto do conector.

Deve ser isso, já que vc tá dizendo que tem grandes lacunas entre partes de líquido... se estivesse simplesmente espumando, dai a gente pensaria em problemas mais comuns de temperatura, carbonatação elevada demais, pressões erradas, etc...

Vc pode experimentar inclinar um pouco o postmix de forma que o líquido cubra toda essa área por dentro onde fica o conector de saída. Assim não tem como escapar gás por ali, daí vc pode atestar se é esse o problema. Observe se as lacunas somem. Talvez continue espumando por estar passando pelo lugar errado.
 
Putz excelente ideia Tiago. Vou fazer o teste amanhã, reporto aqui em seguida. Valeu!
 
Putz excelente ideia Tiago. Vou fazer o teste amanhã, reporto aqui em seguida. Valeu!
Grande chance se ser o que o Tiago falou. Já aconteceu comigo, e com vários outros que conheço.

Ou seja, o CO2 no headspace do barril vaza pra dentro da saída de líquido.

Abraço,
 
Grande chance se ser o que o Tiago falou. Já aconteceu comigo, e com vários outros que conheço.

Ou seja, o CO2 no headspace do barril vaza pra dentro da saída de líquido.

Abraço,
Não fiz ainda o teste sugerido pelo Tiago mas comparei o postmix com outro e observei que o conector de líquido está com uma distância maior da base que a do outro postmix. Concluo que o problema é o conector que não é adequado, ou seja, não está prendendo adequadamente o sifão na base. Guenther, como resolveu esse problema, você trocou o conector?
 
Não fiz ainda o teste sugerido pelo Tiago mas comparei o postmix com outro e observei que o conector de líquido está com uma distância maior da base que a do outro postmix. Concluo que o problema é o conector que não é adequado, ou seja, não está prendendo adequadamente o sifão na base. Guenther, como resolveu esse problema, você trocou o conector?
Não, simplesmente tirei o body connect (conector) e troquei o o-ring que veda o sifão. Em alguns casos, é preciso usar 2 o-rings, um em cima do outro.

Abração,
 
Obrigado, Guenther, realmente o problema é esse mesmo, vou tentar colocar mais um o´ring depois de esvaziar o postmix uma vez que eu já tinha colocado um novo.
Abração.
 
Back
Top