Boas práticas do forum - leitura obrigatória!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guenther

Administrador
Joined
Apr 23, 2013
Messages
3,826
Reaction score
3,382
Parece que muita gente não tem lido o anúncio que fiz, então, segue como post fixo.

----

Pessoal,

Tenho visto muitas coisas ocorrem que são normais para quem não tem experiência em participar de fóruns de discussão na internet, então, seguem algumas "boas práticas":

1 - NÃO "REAPROVEITE" TÓPICOS - com perguntas que não sejam EXATAMENTE sobre aquele assunto. Exemplo, um tópico sobre Hidratação, e alguém posta junto "Aproveitando o tópico, queria saber se a taxa de inoculação afeta o tempo de refermentação na garrafa?". O que isso tem a ver com o tópico? Nada. Então, crie um tópico novo (e isso se você já pesquisou sobre o assunto antes).

2 - USE TÍTULOS QUE FAÇAM SENTIDO - Não crie tópicos com títulos como "Opinião", ou "Dúvida", ou "Preciso de Ajuda", ou "Panela", ou "Chiller", ou "O que fazer?", ou ainda, na área de Iniciantes, postar um tópico como "Dúvida de iniciante"... ou na área de Fermentação, postar um tópico com o título "Fermentação" ou "Dúvida sobre fermentação". Essas coisas não ajudam em nada, e na verdade, só atrapalham a organização do fórum, que deve ser uma grande enciclopédia. Use um título que explique o assunto real que será tratado lá. Imagine o índice de um livro que contenha somente itens com os títulos que citei antes?

3 - Se por algum motivo você é da época que se usava nicknames/apelidos que ninguém usa na vida real, e seu nome é José da Silva, e seu nickname é "MALT_FALCON", bom, pelo menos assine com seu nome verdadeiro... quando eu o encontrar num evento cervejeiro, congresso, etc... eu prefiro chamá-lo pelo nome.

4 - Tente usar um português decente, de preferência utilizando vírgulas, pontos, etc. Ah, E NÃO FIQUE ESCREVENDO TUDO EM LETRA MAIÚSCULAS PORQUE PARECE QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO!!!

5 - Tem uma dúvida básica? Já leu (ler de verdade, com calma) os tópicos fixos do fórum? Já usou a ferramenta de busca? Nada disso resolveu? Beleza, poste um tópico novo na área apropriada.

6 - Não use palavrões, a não ser que seja absolutamente necessário pra expressar intensidade, car@lh0! Nesses casos, use um trocadilho, se não o fórum vira uma m... com o tempo.

7 - Não me envie perguntas em privado. Antes de me enviar uma mensagem privada com uma dúvida, eu gostaria que você refletisse se tem um motivo real para não postar um tópico NO FÓRUM com sua dúvida. Se você me mandar uma mensagem privada, a minha resposta vai ficar só pra você. Se você postar no fórum, as respostas que você receber vão servir para vários outros leitores que tiverem a mesma dúvida. Ou seja, a não ser que você queira uma opinião especificamente minha, ou que seja algo realmente sigiloso... não há motivo pra isso. Poste no fórum, e se quiser que eu responda imediatamente, me mande uma mensagem privada com o link do tópico, e eu posso tentar respondê-lo lá.

8 - Não desenterre tópicos muito antigos, de vários meses ou anos atrás, que já não estão na primeira página. Se nenhuma mensagem foi postada nesse tópico há meses, é porque a dúvida original já foi respondida, e mesmo que você tenha uma opinião diferente.... aquele assunto já morreu, ou seja, não responda em cima, pois isso faz com que o tópico apareça/volte lá no começo da lista, tirando lugar da dúvida nova de alguém que realmente quer resolver algo agora.

9 - Você tem uma loja, e se inscreveu no fórum só pra anunciar seus produtos? Isso não é legal. Anúncios de lojas são feitos através de banner, que é pago, e isso "filtra" lojas sérias, de lojas que só querem fazer marketing gratuito. A área de anúncios DE USUÁRIOS, é para... usuários, homebrewers, pessoas físicas que só querem vender/trocar seus equipamentos uns com os outros. Se o fórum permitisse que todo mundo que tem loja utilizasse as áreas do fórum para anunciar produtos, acredite, o fórum ia ficar horrível, e o verdadeiro motivo deste fórum existir, é congregar cervejeiros, registrar e disseminar conhecimento, e ajudar a galera a se manter em contato. Resumindo uma situação clássica: você tem uma loja, se cadastrou no fórum, não postou nada para realmente contribuir..... e o primeiro post é anunciando seu produto? Você será avisado, e banido. Eu sou usuário de fóruns há mais de 15 anos, e fóruns realmente bons precisam focar nos seus usuários, e manter a coisa sempre organizada, e este fórum será assim sempre.

10 - Seja uma pessoa legal!

Abraço,
 
Last edited:
Back
Top