blond ale (ajuda)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Shawlin

Active Member
Joined
Mar 28, 2016
Messages
42
Reaction score
6
bom dia pessoal , estou na minha segunda leva e dessa vez foi uma blond ale .
a receita me deixou meio confuso pois nao fala de maturaçao .
alguem teria alguma dica de como terminar ela ?

abaixo a recita que veio com os ingredientes
 

Attachments

  • receita blond 2.jpg
    receita blond 2.jpg
    946 KB · Views: 99
Acredito que essas 2 semanas de fermentação já esteja incluso a maturação sem troca de recipiente, pois a fermentação deverá terminar antes desse prazo. Eu faria a troca de balde e deixaria mais uns 10 dias maturando, ai sim priming e envase.
 
Acredito que essas 2 semanas de fermentação já esteja incluso a maturação sem troca de recipiente, pois a fermentação deverá terminar antes desse prazo. Eu faria a troca de balde e deixaria mais uns 10 dias maturando, ai sim priming e envase.
mas na maturaçao nao é diferente a temperatura? isso que me deixou confuso , pois pede claramente 14 dias a 20ºc
 
Quanto maior a graduação alcoolica, maior o tempo de maturação e priming. Ao contrario dos vinhos, onde a maturação ocorre pela oxidação do vinho no barril e posteriormente por processos quimicos que amaciam principalmente os taninos; na cerveja, a maturação é virtualmente um processo biologico, ou seja, das leveduras e/ou bacterias que vivem nela. Esta "fauna" que habita a cerveja, apesar de tolerante a uma quantidade de alcool, não são imunes a ele e por isso, quanto maior a gradução, mais lenta é a atividade biologica. Na Inglaterra, muitas senão todas as grandes cervejarias, produzem, dentre o seus leques de produtos, cervejas com graduação de até 3,9%, que quase sempre são entregues aos bares e varejo sem nenhum tempo de maturação. São "maturadas" pelo próprio estabelecimento no mesmo container (casks) que sofrem a refermentação/priming. As vezes são servidas até mesmo em poucos dias, o suficiente apenas para os residuos solidos decantarem dentro do cask.

Eu, se estivesse no seu lugar, não faria nenhuma transferencia para um 2o conteiner, correndo risco de oxidar a cerveja e, pior, contaminar a leva. Daria umas 2 semanas de fermentação e engarrafaria. Dalhi, de semana em semana, abriria uma garrafa e degustaria, anotando o resultados e prestando bastante atenção à evolução da cerveja, do sabor, do aroma; da proxima vez que brassar a mesma receita, podera prever muito melhor a evolução da mesma.
 
mas na maturaçao nao é diferente a temperatura? isso que me deixou confuso , pois pede claramente 14 dias a 20ºc

Esse exatos 14 dias, não existe. Quando não tiver alteração na densidade, terminou a fermentação primaria. Podendo levar de X a X dias.
Você controla a temperatura da fermentação? O legal seria baixar a temperatura sim.
 
Quando usei o T-58 tive que dar o cold crash e deixar alguns dias porque ainda tinha muita levedura em suspensão. Se não for maturar repare se a levedura decantou bem, se não terá uma borra bem grande na garrafa.

De qualquer forma da uma olhada no tópico fixo de maturação que o colega citou acima.

Enviado de meu LG-D802 usando Tapatalk
 

eu já havia lido este post , mas sinceramente sou leigo total e nao consegui traduzir o texto em uma açao a ser tomada nesta minha cerveja .
o que eu imaginava era deixar ela maturando a 0ºc por 10 dias antes de engarrafar , pois ja esta no 10º dia de fermentaçao e ela ainda parece um yakult , penso que maturando poderia limpar bem , mas tbn nao tenho certeza disso
 

Attachments

  • Screenshot_20160425-142908.png
    Screenshot_20160425-142908.png
    929.3 KB · Views: 77
Baixa a temperatura para uns 2ºC e deixa por umas 2 semanas, vai ficar bem mais limpa.
 
eu já havia lido este post , mas sinceramente sou leigo total e nao consegui traduzir o texto em uma açao a ser tomada nesta minha cerveja .
o que eu imaginava era deixar ela maturando a 0ºc por 10 dias antes de engarrafar , pois ja esta no 10º dia de fermentaçao e ela ainda parece um yakult , penso que maturando poderia limpar bem , mas tbn nao tenho certeza disso
Faça isso, se a fermentação primária já terminou... suba a temperatura pra uns 24º e deixe uns 3 dias realizando a fermentação secundária... após isso, pode abaixar pra +/- 1º e deixar os 10 dias (sua maturação).
Qdo terminar isso vc pode realizar o priming e engarrafar.
 
Esse exatos 14 dias, não existe. Quando não tiver alteração na densidade, terminou a fermentação primaria. Podendo levar de X a X dias.
Você controla a temperatura da fermentação? O legal seria baixar a temperatura sim.

Controlo sim , acho que vou tentar usar a técnica da gelatina que vi postada aqui no fórum
 
Back
Top