Black IPA + Batch Sparge

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

D. Uba

Active Member
Joined
Mar 21, 2016
Messages
43
Reaction score
14
Olá Pessoal

Minha próxima receita vai ser uma Black IPA.
Utilizo bazooka e faço batch sparge.
No geral utilizo apenas 1 lote para lavagem.

Minha dúvida é: Qual o melhor momento para adição do malte torrado?
(1) Durante o mash-out?
(2) Após o mash-out, na recirculação?
(3) Na lavagem, após drenar e adicionar a água (batch sparge)?
(4) Alguma outra sugestão?

Gostaria de extrair preferencialmente cor e o menos possível de aroma e gosto torrado.

Obrigado!
 
Olá Pessoal

Minha próxima receita vai ser uma Black IPA.
Utilizo bazooka e faço batch sparge.
No geral utilizo apenas 1 lote para lavagem.

Minha dúvida é: Qual o melhor momento para adição do malte torrado?
(1) Durante o mash-out?
(2) Após o mash-out, na recirculação?
(3) Na lavagem, após drenar e adicionar a água (batch sparge)?
(4) Alguma outra sugestão?

Gostaria de extrair preferencialmente cor e o menos possível de aroma e gosto torrado.

Obrigado!
Ao começar o mash-out..... se demorar demais pra adicionar, não extrai cor suficiente na minha experiência. Já tive problemas com isso várias vezes.
 
Ao começar o mash-out..... se demorar demais pra adicionar, não extrai cor suficiente na minha experiência. Já tive problemas com isso várias vezes.

Obrigado Guenther! Fiquei na dúvida pois como faço batch sparge os maltes torrados vão acabar sendo revirados também na lavagem. Meu medo nesse caso é aumentar a extração de sabores e aromas.

Quanta a moagem, os torrados posso moer mais fino, correto?

A receita que montei está com 64 EBC / 32.5 SRM.
No total, tenho 6,7% Malte Black.
É um bom número?

Obrigado.
 
Obrigado Guenther! Fiquei na dúvida pois como faço batch sparge os maltes torrados vão acabar sendo revirados também na lavagem. Meu medo nesse caso é aumentar a extração de sabores e aromas.

Quanta a moagem, os torrados posso moer mais fino, correto?

A receita que montei está com 64 EBC / 32.5 SRM.
No total, tenho 6,7% Malte Black.
É um bom número?

Obrigado.
Eu moo igual.

Sobre a porcentagem, tem que testar e ver como fica. Receita não tem milagre, tem que fazer, provar, avaliar, mudar, etc.
 
Acredito que, se você fizer uma lavagem lenta, bem feita dos grãos, você minimiza esse seu medo de não alcançar a cor almejada!
 
Valeu pessoal!

Sobre a moagem mais fina, li aqui:
http://beerandwinejournal.com/black-ipa/

"If the black malt mashes for about 5 minutes, and is present for recirculation (which should take around 20 minutes), this will be more than enough time to extract most of the color from the grain. If you’re using the dehusked version, tighten the mill gap and crush the grain almost into dust to get the most color from it quickly. (Make a note of how finely you crushed the grain and when you added it in the mash — difference in this will effect the color of the beer.)"

Vou utilizar o Carafa III (dehusked, sem casca).

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 
Olá. Fiz com carafa III tb. Coloquei nos últimos 15 min de 90 min de mosturação. Depois recirculei e segui com a lavagem e tudo. A cerveja ficou black mesmo e um levíssimo sabor de tostado. Não tenho a receita aqui, não lembro a porcentagem dos grãos. Lembro que na primeira vez a cerva no fermentador e durante todo o tempo tinha uma cor marrom toddynho... eu ficava puto com aquilo. Tirava umas mostras e mesma cor. Fiz DH e cor marrom. Depois de todo o processo, na hora de engarrafar, sai escura. Cagaço do caramba... Se acontecer isso deixa pra ficar brabo mesmo na hora de engarrafar, rsrsrs. Abs.
 
Olá. Fiz com carafa III tb. Coloquei nos últimos 15 min de 90 min de mosturação. Depois recirculei e segui com a lavagem e tudo. A cerveja ficou black mesmo e um levíssimo sabor de tostado. Não tenho a receita aqui, não lembro a porcentagem dos grãos. Lembro que na primeira vez a cerva no fermentador e durante todo o tempo tinha uma cor marrom toddynho... eu ficava puto com aquilo. Tirava umas mostras e mesma cor. Fiz DH e cor marrom. Depois de todo o processo, na hora de engarrafar, sai escura. Cagaço do caramba... Se acontecer isso deixa pra ficar brabo mesmo na hora de engarrafar, rsrsrs. Abs.

Hahahaha. Marrom toddynho, eu ri.
Valeu pelo relato lucasprox. Vou tentar ficar de boa. Abraço!

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 
Olá Pessoal!

Voltando para um feedback. Acabei adicionando o Malte Black ao começar o mash-out.
Foi mais que o suficiente para uma boa extração da cor. No caso, moí mais fino, no ponto de pó mesmo.
A cerveja ficou com um leve gosto de torrado, mas nada exagerado.
O melhor: esse torrado está ficando cada vez mais suave com o passar do tempo.
No total, já são 70 dias de garrafa... a cerveja vem evoluindo.
70 IBU (Topaz) + [Topaz e Simcoe no dry-hopping]. 6,8% ABV.
No FWH atingi 60 IBUs. Depois adições tardias de 10', 5' e 0' (Topaz).
Bastante aromática, com o aroma lembrando bastante a fruta lichia (característica do Topaz, acredito).
A espuma ficou excelente! Utilizei 6.5g/L no priming.

Fotos:


Abraço!
 

Attachments

  • bipa1.jpg
    bipa1.jpg
    49 KB · Views: 56
  • bipa2.jpg
    bipa2.jpg
    40 KB · Views: 41
  • bipa3.jpg
    bipa3.jpg
    48.5 KB · Views: 38
Back
Top