Biofine - modo de uso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tiago

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
3,043
Reaction score
1,327
Olá pessoal,

A minha dúvida é quanto ao modo de aplicação do biofine, aquele feito de carragena. Alguém mais utiliza esse clarificante e saberia dar informações?

Não encontrei instruções de uso no site do fabricante e acabei seguindo as informações escritas pela WE no pacote. Lá consta que deve-se hidratar 1gr em 200 ml de agua e manter uma agitação por 1 a 2h de 5 a 15ºC.

Procedi de modo que hidratei aprox. 1g em 200ml da água num erlenmeyer e deixei num agitador magnético dentro da minha geladeira de fermentação por 1 hora, o biofine foi hidratado lindamente, ficou bem viscoso e uniforme. O problema é que notei diversas bolhas de AR presas no liquido viscoso e foi aí que eu tremi na base. Ia desistir de aplicá-lo, mas resolvi borbulhar CO2 na solução por um tubinho de silicone sanitizado.

Depois disso apenas coloquei na cerveja dentro do fermentador.

Não gostei do procedimento, deu bastante trabalho e acabei expondo a solução ao ambiente muito mais do que gostaria.
 
Provavelmente, se você pedir pra WE eles te enviam a ficha técnica de onde eles extrairam essas instruções.

A informação mais completa que eu vi foi essa: http://cervejacas.lojatemporaria.com/clarificante-de-cerveja-biofine-kerry-01gr.html

--

O produto é um colágeno purificado e padronizado, derivado dos peixes tropicais. Sua principal finalidade é reduzir o tempo de maturação da cerveja pois devido a sua carga positiva ocorre uma neutralização das cargas negativas das paredes celulares das leveduras formando uma rede de partículas associadas, proporcionando uma rápida floculação e sedimentação.

Além disto o produto melhora a estabilidade da espuma e da estabilidade da turbidez a frio.

PROCEDIMENTOS PARA PREPARO E DOSAGEM





1. PREPARO DA SOLUÇÃO:



1.1. O preparo da solução de dosagem de BIOFINE é feito num tanque provido de agitação, preferencialmente, intensa.



1.2. Recomenda-se borbulhar CO2 por baixo do tanque para reduzir a concentração de de oxigênio dissolvido à solução de dosagem e, consequentemente, à cerveja.



1.3. Deve-se utilizar água fria ( T < 10 oC) para dissolver o produto, evitando desta forma a desnaturação do colágeno, componente ativo de BIOFINE.



1.4. - A concentração inicial do preparo deve ser de 1.0%, no máximo.

(1.0 kg de BIOFINE para cada 100 L de água fria = 1 %)



1.4.1. Deve-se inicialmente utilizar 70% do volume de água a ser utilizado no preparo da solução



1.5. - Agitar intensamente por 40 minutos, de forma a garantir os níveis máximos de solubilização do colágeno.
Adicionar os 30% restante da água e agitar por mais 20 minutos



1.6.- Diluir a solução para a concentração de dosagem 0.5% (basta acrescentar o mesmo volume de água fria correspondente ao volume, sempre que possível.



1.7.- Agitar por mais 20 minutos



1.8 A solução pronta pode ser utilizada no prazo de 24 horas, desde que sua temperatura seja sempre mantida abaixo de 15 oC.



IMPORTANTE:
temperaturas da solução acima de 15ºC causam a desnaturação do colágeno e a perda de eficiência do BIOFINE


a solubilização do BIOFINE não é completa, pois o colágeno não é totalmente solúvel em água. Soluções mais concentradas que 0,5% dificultam sobremaneira a hidratação do produto.



2. DOSAGEM:



A dosagem recomendada varia em função do número de células em suspensão. Dosagem excessiva do BIOFINE causa repulsão das partículas e resuspende as células de levedura. Como ponto de partida, recomenda-se dosar 1 a 2 g/100L. Em seguida, pode-se ajustar a dosagem em função dos resultados. Ainda como referência, cervejas com cerca de 500.000 células/ml são tratadas com cerca de 1 g/100 L de BIOFINE.



Existem 2 métodos recomendados para a dosagem da solução de BIOFINE:



Método I: Homogeneização com CO2 – Processo Unitank



I.1. Ao final da fermentação, quando o extrato houver atingido o valor especificado, a temperatura deverá ser reduzida abaixo de 4°C. Neste ponto, 90% do fermento deverá estar sedimentado e poderá então ser retirado.



I.2. Do início até 24h antes do final da maturação, a solução de BIOFINE poderá ser dosada com o uso de bomba centrífuga, ou alternativamente, poderá ser injetada com o uso de contra-pressão de CO2 diretamente por baixo do tanque, com o uso de mangueiras e válvulas de retenção adequadas.



I.3. Injetar CO2 por baixo do tanque para assegurar uma completa homogeneização da cerveja com BIOFINE solução. O tempo para homogeneização depende do tamnaho do tanque.





Método II: Dosagem na transferência FerèMat.



Dosar a solução de BIOFINE na linha de transferência do fermentador ao maturador.


garantir dosagem homogênea ao longo de toda a transferência para promover o contato de toda a cerveja com o BIOFINE.





3. TEMPO DE CONTATO



As células com BIOFINE decantam em até 24h, dependendo da altura do tanque de maturação.



Após a dosagem, realizar a purga do tanque a cada 24h para retirada das células decantadas.

BIOFINE



Descrição Técnica



BIOFINE é um agente clarificante à base de colágeno, utilizado para acelerar a sedimentação de células e partículas coloidais turvantes em suspensão na cerveja em maturação. Seu modo de ação decorre da formação de cargas positivas pelas moléculas de colágeno quando dispersas no pH da cerveja. Estas moléculas interagem com a parede celular da levedura bem como outras partículas carregadas negativamente presentes no meio, resultando em aumento do tamanho de flocos e rápida sedimentação do gelläger. Por ser insolúvel no pH da cerveja, BIOFINE é considerado auxiliar de processo, sendo totalmente removido na retirada normal de gelläger dos tanques de Maturação.



Benefícios de Uso:

1- O uso de BIOFINE resulta em significante aumento dos ciclos de filtração, gerando economia de terra diatomácea, tempo e trabalho. A redução de limpeza e novas pré-capas diminui o risco de absorção de oxigênio na cerveja.

2- O gelläger torna-se mais compacto e cria-se uma interface nítida entre a cerveja clarificada e o sedimento, reduzindo as perdas de extrato.

3- O uso de BIOFINE resultam em uma cerveja com menos turbidez e mais brilho.

4- O uso de BIOFINE reduz o tempo necessário de maturação da cerveja.

5- O tratamento com BIOFINE melhora a estabilidade coloidal.

6- O tratamento com BIOFINE melhora a estabilidade da espuma.

7- O uso de BIOFINE aumenta a capacidade da cervejaria.

8- O uso de BIOFINE pode reduzir o uso de Estabilizante de Espuma e de Estabilizante Coloidal (Papaína / Sílica-gel / PVPP).



Dosagem de Uso

A dosagem de BIOFINE varia de acordo com as condições de cada processo. Em geral, a dosagem na faixa de 1,5 – 5,0 gramas de por hectolitro de cerveja a ser tratada é suficiente para alcançar resultados satisfatórios com o uso do produto.



Armazenagem/Validade

BIOFINE deve ser estocado em ambiente fresco e seco, à temperatura ambiente. Em embalagem original Kerry (não aberta), BIOFINE possui validade de 24 meses a contar da data de produção.
 
Muito completa essa instrução paulo... valeu!

Pelo jeito fiz certo borbulhar um CO2 na solução, mas não sei foi eficaz...

De qualquer forma a aplicação da solução parece necessitar de métodos meio agressivos!

Até dei uma leve sacudida no fermentador, mas com certeza não foi suficiente pra homogeneizar tudo... Bem se não funcionar tudo bem, melhor do que ficar sacudindo o fermentador ou borbulhando CO2 nele pra misturar...
 
Uso gelatina a tempo já, com bons resultados. Mas gosto sempre de testar produtos e técnicas novas. :)
 
A dosagem recomendada varia em função do número de células em suspensão. Dosagem excessiva do BIOFINE causa repulsão das partículas e resuspende as células de levedura. Como ponto de partida, recomenda-se dosar 1 a 2 g/100L. Em seguida, pode-se ajustar a dosagem em função dos resultados. Ainda como referência, cervejas com cerca de 500.000 células/ml são tratadas com cerca de 1 g/100 L de BIOFINE.

Que merda cara. Ignorei essa parte... a cerveja não tava TURVA, mas não tava cristalina também... 48h agora e ela não tá turva novamente, mas ta cheia de particulas em suspensão, tá mais feia que turva. :smack:

Acho que vou dar mais um tempo pra ver se decanta novamente...
Se não funcionar não sei que solução usar... Não sei se adicionar gelatina em cima adiantaria alguma coisa nesse ponto. Esquentar acima de 15ºC pra desnaturar o colágeno é uma opção bem mais ou menos também, não acho legal ficar subindo e descendo...

Alguma idéia?
 
Olha, eu já usei Biofine várias vezes seguindo as instruções de forma perfeita.

A performance de gelatina é MUITO melhor, mais rápida, e é muito mais fácil fazer a solução e aplicar.

Nunca mais uso Biofine.

Abraço,
 
Olha, eu já usei Biofine várias vezes seguindo as instruções de forma perfeita.

A performance de gelatina é MUITO melhor, mais rápida, e é muito mais fácil fazer a solução e aplicar.

Nunca mais uso Biofine.

Abraço,

É Guenther, também acho. Não pretendo usar novamente.

Agora resta saber o que fazer com minha belgian pale. Estou pesquisando nos foruns estrangeiros e parece problema de resuspensao de particulas é recorrente com superdosagem de Isinglass. Acho que vou ter que dar um bom tempo nela ainda =/

Pode ser psicológico também, mas a cerveja ainda parece estar um pouco viscosa.
 
Estou por utilizar o Biofine em uma lager, lendo os comentários fiquei na dúvida, já vi cervejeiro elogiando muito, dizendo ser muito melhor que gelatina que eu particularmente nunca tive um resultado perfeito, agora uso ou não uso?
 
Pois é cara... meus resultados com gelatina sempre foram muito bons...

Eu já fiquei com um pé atrás quando vi a solução cheia de bolha de ar, talvez não devesse ter usado agitador magnético, mas como dizia pra manter agitação...

Eu também resolvi testar pq já tinha ouvido falar bem, inclusive de profissionais.
Talvez seja um caso de ficar testando e encontrar a dosagem perfeita pro nível de clarificação em que a cerveja está naquele momento. Como a minha já tava relativamente clara, ficou superdosado. Mas daí, pessoalmente eu já acho muito trampo pra uma etapa de polimento, ainda mais sabendo que a gelatina vai "direto ao ponto"...

Se quiser esperar mais talvez, eu vou atualizando aqui o andamento..
 
Bem, uma semana depois de adicionar o biofine, estou ainda com o mesmo problema. As partículas não sedimentaram e a cerveja está feia. Transparente como água, mas cheia de flocos flutuando.

Há 3 dias atras adicionei gelatina, na esperança de decantar, mas não resolveu. Acho que a polaridade dessas partículas agora é inversa à da levedura e igual a da gelatina, portanto não ajudou.

Alguma idéia do que fazer sem prejudicar a cerveja? vontade era de eletrocultar a cerveja, maldita carga. :mad:
 
Bem, uma semana depois de adicionar o biofine, estou ainda com o mesmo problema. As partículas não sedimentaram e a cerveja está feia. Transparente como água, mas cheia de flocos flutuando.

Há 3 dias atras adicionei gelatina, na esperança de decantar, mas não resolveu. Acho que a polaridade dessas partículas agora é inversa à da levedura e igual a da gelatina, portanto não ajudou.

Alguma idéia do que fazer sem prejudicar a cerveja? vontade era de eletrocultar a cerveja, maldita carga. :mad:
Tá mas, como tu tá verificando se a cerveja tá turva ou não?
 
Pela torneirinha da bombona, ela fica acima o suficiente do trub..
 
Oi Guenther,

Percebi quando coletei a levedura depois do embarrilamento o comportamento da decantação, foi terrível. O trub decantou rápido mas a parte mais líquida ficou uns 3 dias com cor amarelada de levedura em suspensão, até q decantasse, deixando a parte de cima do yeast cake bem esfarelenta e não compacta.

Comecei a beber a cerveja em torno de uns 5 dias depois de ter transferido pro barril, ela estava cristalina, mas percebia alguns flocos de sujeira subindo com as bolhas de C02, ficando escondidas na parte de baixo da espuma.

Prontamente senti os sinais da oxidação, que vou atribuir ao modo como preparei o biofine, mesmo borbulhando C02 naquela ocasião, parecia mesmo não ter dado muito certo.

De qualquer forma agora, 3 semanas no barril ela está bonita, não vejo mais os flocos. Ela está sim meio oxidada, mas no geral ta boa...

Segue uma foto do resultado estético:
 

Attachments

  • DSC02990.jpg
    DSC02990.jpg
    44.1 KB · Views: 345
Oi Guenther,

Percebi quando coletei a levedura depois do embarrilamento o comportamento da decantação, foi terrível. O trub decantou rápido mas a parte mais líquida ficou uns 3 dias com cor amarelada de levedura em suspensão, até q decantasse, deixando a parte de cima do yeast cake bem esfarelenta e não compacta.

Comecei a beber a cerveja em torno de uns 5 dias depois de ter transferido pro barril, ela estava cristalina, mas percebia alguns flocos de sujeira subindo com as bolhas de C02, ficando escondidas na parte de baixo da espuma.

Prontamente senti os sinais da oxidação, que vou atribuir ao modo como preparei o biofine, mesmo borbulhando C02 naquela ocasião, parecia mesmo não ter dado muito certo.

De qualquer forma agora, 3 semanas no barril ela está bonita, não vejo mais os flocos. Ela está sim meio oxidada, mas no geral ta boa...

Segue uma foto do resultado estético:
Ela tá bem bonita!

Mas é isso mesmo, biofine é um saco de preparar e lidar..

Abraço,
 
então biofine usem na versão liquida uso aqui de boa funciona muito bem
 
Back
Top