Bichinho no Malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mayconmacor

Member
Joined
Jan 15, 2015
Messages
10
Reaction score
1
Pessoal, comprei 2 kits de 10L de cerveja de trigo do site Cerveja de Panela, e hoje fui fazer minha primeira brassagem, porém reparei que tinha uns bichinhos andando no malte, isso é normal?

:confused::confused::confused:
 
É normal dar caruncho em malte sim.

O ideal é guardar o malte em local fresco e seco, longe da luz e da humidade, em potes bem fechados. Para evitar a propagação dos bichos, coloque umas folhas de louro dentro do pote.

E considere trocar o fornecedor. Se tem caruncho no kit, pode ser sinonimo de mal armazenamento na própria loja.

Abraços,
 
É, infelizmente tem sido normal o malte carunchado. Não que seja bom, mas não vai arruinar nada. Se a quantidade for pequena e for armazenar por mais tempo, pode deixar uns dias no congelador que mata os bichos.
 
Ufa, fico mais tranquilo agora, mesmo assim fiz minha brassagem, acho que correu tudo bem, a OG inicial ficou em 1048, agora é aguardar a fermentação.

Obrigado
 
Posso congelar por quantos dias? Pode congelar a descongelar?

O malte pode... o inimigo real dele é a umidade. Pode congelar por quanto tempo vc quiser. O tempo de matar o caruncho eu não lembro (tinha uma tabela de tempo x temperatura) mas é questão de horas ou minutos em temperatura de freezer, nem chega a ser dias. Mas se quiser deixar, não tem problema.
 
Tive isso com um malte meu ano passado e matei tudo esquentando de kilo em kilo o malte no microondas por 1 ou 2 min.
 
mas ai depois de morto o caruncho vai para a brassagem? Se sim, tem diferença entre ir morto ou vivo?
 
O malte pode... o inimigo real dele é a umidade. Pode congelar por quanto tempo vc quiser. O tempo de matar o caruncho eu não lembro (tinha uma tabela de tempo x temperatura) mas é questão de horas ou minutos em temperatura de freezer, nem chega a ser dias. Mas se quiser deixar, não tem problema.
Beleza, também estava com esse problema...Meti tudo no Freezer .... Fazer picolé de caruncho!
 
Nunca congelei, bom saber. Agora é fato que expor ao calor, até ao sol mesmo, faz com eles saiam no pinote... Também ouvi que folhas de louro os mantém afastados, mas ainda não testei.
 
Há muito tempo tenho usado o congelamento pra me livrar desses bichos. Mesmo que aparentemente o malte chegue sem bicho algum, é comum que tenha ovos de insetos. Se você demorar pra usar, esses ovos eclodem e surge uma nova geração de insetos no seu malte. Como eu armazeno meus maltes em bombonas de 50l, daquelas que tem um anel pra travar a tampa, coloco a bombona bem fechada num freezer que chega perto de -20ºC e deixo uns 3 dias no mínimo. Em geral, numa bombona de 50l dá pra colocar o conteúdo de uma saca de 25kg e ainda sobra espaço pra uns 2 ou 3 pacotinhos de 1kg.

Mas duas dicas importantes que eu dou:

- Dependendo da quantidade de malte que houver, leva mais de um dia inteiro pra que o centro da bombona fique realmente gelado. Uma vez testei usando uma bombona com sonda termométrica e só 24h depois é que o centro ficou bem gelado. Pelo visto, o malte é um péssimo condutor de calor. Então nesse caso, só dá pra começar a contar o tempo de congelamento um dia depois.

- A umidade é inimiga do malte. Se você congelar uma embalagem que não seja muito hermética, depois que tirar do freezer e deixar ela gelada num ambiente quente, periga condensar umidade no malte. Daí você pode estar trocando um problema por outro. Saem os insetos, entra o mofo. Por isso, quando eu tiro a bombona do freezer, nunca abro a tampa no mesmo dia. Deixo sempre ela lacrada de um dia pro outro, pra voltar lentamente à temperatura ambiente e só abro quando tenho certeza que já estabilizou a temperatura.

Depois dessa etapa de congelamento, procuro manter a tampa aberta o menor tempo possível, pra evitar que entre algum bicho. E se eu acho que vou demorar pra usar todo o malte, toda vez que abro, enfio a mangueira do CO2 no fundo da bombona e dou uma boa jateada. Não tenho certeza da eficiência disso, mas acredito que um ambiente pobre em oxigênio dificulta a ploriferação da maior parte dos bichos.
 
Esse problema deve ter acontecido na armazenagem por onde esse malte transitou. Todo produto agrícola importado é inspecionado pela vigilância sanitária agrícola existente nos portos e aeroportos. Isso é feito justamente pra que insetos e pragas vindo de outros países ou até mesmo existentes nos porões dos navios não adentrem e acabem se propagando no solo brasileiro trazendo prejuízos para nossa agricultura. Se encontram algo suspeito, o lote é colocado em quarentena e por vezes acaba sendo incinerado. Depois que sai do porto/aeroporto é outra história.... Já maltes nacionais há também normas sanitárias nos armazéns e silos, mas depois que saem para serem distribuídos o controle é por conta do comerciante.
 
Back
Top