BIAB para 20l - Tranquilo?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cgfischer

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
390
Reaction score
135
Boa tarde, pessoal!

Atualmente estou fazendo levas de 13l, usando 2 panelas de 17,5l, uma para mostura com fundo falso e outra para fervura.
Como moro em apê, estou achando muita mão de obra ficar fazendo lavagem, drenagem, usar 2 panelas etc.
Fiz uma vez BIAB, mas aí a leva ficou muito pequena, o que foi broxante.
Quero aumentar minhas levas para 20l a 22l e, pelos cálculos que fiz no http://biabcalculator.com/, fazendo levas de 22l a uma eficiência de 60%, precisaria de uma panela de aproximadamente 45l (nro 40) para fazer BIAB com sobra de espaço na panela (pra evitar meleca).
E é aí que eu queria a opinião dos BIABeiros do fórum:
Será que rola BIAB desse tamanho?
É de boa levantar e escorrer o grainbag encharcado (uns 6 a 7kg de malte mais a absorção) estando a panela em cima do fogão?

Agradeço desde já os palpites.

Abraços!
 
Faço BIAB de 20 litros usando uma panela de 30 litros no fogão da patroa. Se eu disser que nunca fiz cagada, vou estar mentindo :D, mas é totalmente possível.

No meu caso, o peso do saco não é o principal problema (e olha que já operei hérnia de disco). Além da panela não ter muita margem, o grande problema é o exaustor/depurador em cima do fogão. Ele que torna bem difícil levantar o bag sem fazer lambança (o peso também atrapalha, claro).

Como moro em casa e não pretendo me divorciar :D, vou comprar um fogareiro e fazer do lado de fora a partir da próxima brassagem. Mas, se morasse em apartamento, continuaria do mesmo jeito, apenas tentando tomar um pouco mais de cuidado (e forrando o fogão com papel alumínio antes de começar).
 
Concordo com o @lebvianna, uma panela nº 36 é mais que suficiente para uma leva de 20 litros.

Na minha opinião o peso do bag é um dificultador, parece leve 5, 6 kilos de grão, mas tem que levar em conta que no início ainda tem bastante agua absorvida.

Eu, particularmente, fiz a leva de 20l com ajuda de 2 pessoas (queria fazer lavagem) - Enquanto 2 seguravam a bag, 1 fazia a lavagem.
 
Boa tarde, pessoal!

Atualmente estou fazendo levas de 13l, usando 2 panelas de 17,5l, uma para mostura com fundo falso e outra para fervura.
Como moro em apê, estou achando muita mão de obra ficar fazendo lavagem, drenagem, usar 2 panelas etc.
Fiz uma vez BIAB, mas aí a leva ficou muito pequena, o que foi broxante.
Quero aumentar minhas levas para 20l a 22l e, pelos cálculos que fiz no http://biabcalculator.com/, fazendo levas de 22l a uma eficiência de 60%, precisaria de uma panela de aproximadamente 45l (nro 40) para fazer BIAB com sobra de espaço na panela (pra evitar meleca).
E é aí que eu queria a opinião dos BIABeiros do fórum:
Será que rola BIAB desse tamanho?
É de boa levantar e escorrer o grainbag encharcado (uns 6 a 7kg de malte mais a absorção) estando a panela em cima do fogão?

Agradeço desde já os palpites.

Abraços!

Eu uso uma panela de 27 litros para fazer levas de 15L envasados sem sparge. Se eu fizer sparge, consigo algo próximo de 20 litros.

Pra mim, é o número ideal. A panela é cabe em qualquer canto, a resistência pode ser ligada em qualquer tomada 110V (são 2000W, um disjuntor de 25 segura tranquilo), e eu não preciso de ajuda pra levantar o bag.

Mas respondendo diretamente tua pergunta, tenho a impressão que uma panela de 45L seria muito grande para bateladas de 20.

Eu compraria uma de 35L.
 
Eu faço "lavagem" também, até pelo tamanho da panela, mas ninguém precisa ficar segurando o saco. Uso um cesto de fritura (foto abaixo) pra segurar o bag na panela e jogo água por cima.

cesto-p-fritura-malha-fina-inox-28-x-10-cm-aramfactor-D_NQ_NP_10744-MLB20033756142_012014-F.jpg


Na hora de levantar o bag e colocar o cesto, quem me ajuda é o meu filho de 11 anos. Mas acho que, sem o maldito exaustor pra atrapalhar, dá pra fazer sozinho tranquilo. Vou tentar no fim de semana e aviso.
 
Pessoal, muito obrigado pela ideias, foram de grande valia!
@jalexandre , pelos cálculos no http://biabcalculator.com/, fazendo levas de 22l, usando 6kg de grãos e usando toda a água na mostura, o volume total da mostura ficaria em praticamente 34l. Por isso achei que a de 35l ficaria meio apertada.
A fervura seria de uns 28l.
Alguma sugestão? Tipo... vale a pena não usar toda a água na mostura para poder pegar essa panela um pouco menor?
E ferver 28l em uma panela de 35l não derrama?
 
Eu uso BIAB para 20 litros com panela numero 36 (32,5 litros) a questão é que faço a infusão em 2,5 x peso do malte para obter a quantidade correta de enzimas para o malte e depois adiciono a água na temperatura de 72 depois do mash para completar o volume pré fervura lavando os grãos (claro, que estou usando duas panelas, e estou migrando em pouco tempo para uma bazooka...) a questão é que não me preocupo muito com o volume pré fervura porque corrijo depois ao final desta ja no fermentador se for preciso com água já fervida e resfriada...

mas BIAB é para ser fácil e pratico com um pouco menos de eficiência... ganha-se por um lado e perde um pouco do outro...

MINHA OPINIÃO... Compraria a panela maior para deixar engatilhado quando for(se for) migrar para levas maiores com bazooka...

mas não existe uma verdade absoluta certo!?
 
Cara, faço levas de 22 litros, embora nao more em apartamento e nao tenha problemas de espaço, a comodidade me chama a atenção. faço a mostura normal, e depois do mash out uso um escorredor de macarrão grande que comprei no mercado livre por uns R$ 45,00. Com o bag nesse escorredor ainda faço uma "lavagem" com 3 ou 4 litros de água na temperatura do mash out. deixo escorrer um pouquinho e ja levo pra fervura.


Boa tarde, pessoal!

Atualmente estou fazendo levas de 13l, usando 2 panelas de 17,5l, uma para mostura com fundo falso e outra para fervura.
Como moro em apê, estou achando muita mão de obra ficar fazendo lavagem, drenagem, usar 2 panelas etc.
Fiz uma vez BIAB, mas aí a leva ficou muito pequena, o que foi broxante.
Quero aumentar minhas levas para 20l a 22l e, pelos cálculos que fiz no http://biabcalculator.com/, fazendo levas de 22l a uma eficiência de 60%, precisaria de uma panela de aproximadamente 45l (nro 40) para fazer BIAB com sobra de espaço na panela (pra evitar meleca).
E é aí que eu queria a opinião dos BIABeiros do fórum:
Será que rola BIAB desse tamanho?
É de boa levantar e escorrer o grainbag encharcado (uns 6 a 7kg de malte mais a absorção) estando a panela em cima do fogão?

Agradeço desde já os palpites.

Abraços!
 
Cara, faço levas de 22 litros, embora nao more em apartamento e nao tenha problemas de espaço, a comodidade me chama a atenção. faço a mostura normal, e depois do mash out uso um escorredor de macarrão grande que comprei no mercado livre por uns R$ 45,00. Com o bag nesse escorredor ainda faço uma "lavagem" com 3 ou 4 litros de água na temperatura do mash out. deixo escorrer um pouquinho e ja levo pra fervura.

E o tamanho da panela?
 
Pessoal, muito obrigado pela ideias, foram de grande valia!
@jalexandre , pelos cálculos no http://biabcalculator.com/, fazendo levas de 22l, usando 6kg de grãos e usando toda a água na mostura, o volume total da mostura ficaria em praticamente 34l. Por isso achei que a de 35l ficaria meio apertada.
A fervura seria de uns 28l.
Alguma sugestão? Tipo... vale a pena não usar toda a água na mostura para poder pegar essa panela um pouco menor?
E ferver 28l em uma panela de 35l não derrama?


1 - Tu sempre pode completar o volume da fervura (não confundir com sparge). Fazia isso com frequência quando produzia levas de 18 envasados litros na panela de 27. Optei por diminuir para 15 litros ao invés de comprar panela maior, mas é opção pessoal.

2 - Quando eu fazia levas de 10 litros numa panela menor, a panela sempre ficou cheia até a boca. Mostura não tem problema. Fervura, é outra história.

3 - Como minha panela era muito pequena, eu me habituei a usar luftal (na cerveja :p ) e hoje uso fermcap. Nunca mais tive boil over.

4 - Não faça calculos cravados com 60% de eficiência, porque na prática, é bem comum atingir 65% sem nenhuma gambiarra.

Acho que é isso. Eu compraria uma de 40L no máximo. :)
 
Só Cuida com o tamanho da panela. Precisa ver se teu fogão vai conseguir tocar uma fervura descente. Uso panela n 36 e coloco em duas bocas. Sendo que uma delas é daquela maior.
O resto o pessoal já falou!

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 
Só Cuida com o tamanho da panela. Precisa ver se teu fogão vai conseguir tocar uma fervura descente. Uso panela n 36 e coloco em duas bocas. Sendo que uma delas é daquela maior.
O resto o pessoal já falou!

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Sim, to ligado!
Uma panela n° 40 pegaria as 4 bocas do fogão, saindo um pouco de chama pelos lados.
Valeu!
 
1 - Tu sempre pode completar o volume da fervura (não confundir com sparge). Fazia isso com frequência quando produzia levas de 18 envasados litros na panela de 27. Optei por diminuir para 15 litros ao invés de comprar panela maior, mas é opção pessoal.

2 - Quando eu fazia levas de 10 litros numa panela menor, a panela sempre ficou cheia até a boca. Mostura não tem problema. Fervura, é outra história.

3 - Como minha panela era muito pequena, eu me habituei a usar luftal (na cerveja :p ) e hoje uso fermcap. Nunca mais tive boil over.

4 - Não faça calculos cravados com 60% de eficiência, porque na prática, é bem comum atingir 65% sem nenhuma gambiarra.

Acho que é isso. Eu compraria uma de 40L no máximo. :)

Excelentes a considerações!
Quantas gostas de luftal/fermcap por litro de mosto?
Isso também já ajuda a diminuir o espumaredo na fermentação? Precisa de mais uma adição no fermentador?
 
Excelentes a considerações!
Quantas gostas de luftal/fermcap por litro de mosto?
Isso também já ajuda a diminuir o espumaredo na fermentação? Precisa de mais uma adição no fermentador?

Mais ou menos 1 gota por litro, luftal ou fermcap.

Ajuda a diminuir bem a espumeira do starter, também uso uma gota por litro.

Fermentador eu não uso porque eu tenho um headspace bom, e das poucas vezes que transborda, o blow off dá conta.

Abraços!
 
Muito obrigado pelas dicas, pessoal.
Grande abraço a todos e boas cervejas!
 
Meu setup é bem desse de apartamento.

Comprei uma panela de 60L pra fazer levas finais de 20L.

Pesquisei muito pra tomar a decisão de comprar essa panela grande.

A ideia é comodidade, ou seja, não farei sparge e sempre farei full volume mash.

A ideia é futuramente passar pra multi vessel.
 
Mais ou menos 1 gota por litro, luftal ou fermcap.

Ajuda a diminuir bem a espumeira do starter, também uso uma gota por litro.

Fermentador eu não uso porque eu tenho um headspace bom, e das poucas vezes que transborda, o blow off dá conta.

Abraços!

Jalexandre... essa é novidade para mim... O luftal é esse luftal que compra em farmacia mesmo?? to com o head space do fermentador meio no limite, da para usar sem problemas ?? tem que por durante a fervura ? gera algum off flavour ou atrapalha na retenção de espuma na cerveja pronta? se tiver algum topico ja falando sobre isso e puder me indicar agradeço..abraço!!
 
cara... já fiz leva de 20 litros numa panela de 25 (não recomendo), com sparge, etc.

acredito que se fizer a lavagem, uma panela de 30L seria suficiente

pra lavagem, eu tiro o bag da panela e faço no balde fermentador mesmo, suspendendo nas bordas e prendendo com grampos o bag

agora pretendo montar um equipamento pra fazer 10 litros.. continuando no mesmo esquema, pretendo comprar uma panela de 18 litros
 
Jalexandre... essa é novidade para mim... O luftal é esse luftal que compra em farmacia mesmo?? to com o head space do fermentador meio no limite, da para usar sem problemas ?? tem que por durante a fervura ? gera algum off flavour ou atrapalha na retenção de espuma na cerveja pronta? se tiver algum topico ja falando sobre isso e puder me indicar agradeço..abraço!!

Use a busca :)

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5101607
 
Muito obrigado pelas dicas, pessoal.
Grande abraço a todos e boas cervejas!

Já usei fermcap e luftal...

Minha percepção, principalmente no Starter é de que o Fermcap é muito melhor...Resolveu meu problema de transbordar espuma do starter, enquanto a bombinha de aquário oxigena-o

[ ]´s
 
Cara, faço levas de 22 litros, embora nao more em apartamento e nao tenha problemas de espaço, a comodidade me chama a atenção. faço a mostura normal, e depois do mash out uso um escorredor de macarrão grande que comprei no mercado livre por uns R$ 45,00. Com o bag nesse escorredor ainda faço uma "lavagem" com 3 ou 4 litros de água na temperatura do mash out. deixo escorrer um pouquinho e ja levo pra fervura.

Tem como me passar uma foto desse cesto?
Ou mandar o link?
 
Eu tb to entrando nessa, com um Bag e uma panela de 36 litros.
To pensando em fazer com lavagem no final.
Qual volume de água inicial, e qual volume de água de lavagem vcs indicam?
Quantos litros de água devo usar somando o da mostura com o da lavagem?
 
Uso uns 20 litros pra mostura. Pra "lavagem" eu não controlo quantidade (lavo até atingir a OG pré-fervura estimada). Mas dá algo entre 10 e 15 litros.
 

Latest posts

Back
Top