Biab - melhorar a eficiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juanchristian

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2015
Messages
241
Reaction score
59
bom dia, utilizo Biab pra 40L, mas pretendo aumentar a produção logo, isso acarretará em mais custos significativamente, já que a eficiência do Biab é menor.

Para não aumentar tanto o custo, teria que melhorar a eficiência. Como posso fazer? estava pensando em usar metade da água durante a mostura, só pra cobrir os grãos, erguer a bag (sim eu consigo erguer a bag), e fazer lavagem com água a 76°.
 
lavar os grãos ajuda sim. Já fiz bastante BIAB.
Na minha experiência, a maior eficiência que consegui foi mosturando com 2/3 da água e lavando com 1/3 (bem diferente a proporção pra lavagem convencional)

Mas pra levas maiores que 40 litros, eu já pensaria em investir em um sistema com mais panelas e principalmente em uma bomba boa... carregar litros e litros e fazer tudo na mão (lavagem, trasfegas e whirpool) é bem cansativo.
 
lavar os grãos ajuda sim. Já fiz bastante BIAB.
Na minha experiência, a maior eficiência que consegui foi mosturando com 2/3 da água e lavando com 1/3 (bem diferente a proporção pra lavagem convencional)

Mas pra levas maiores que 40 litros, eu já pensaria em investir em um sistema com mais panelas e principalmente em uma bomba boa... carregar litros e litros e fazer tudo na mão (lavagem, trasfegas e whirpool) é bem cansativo.

Valeu obrigado... vou aumentar adicionando mais uma panela biab no meu equipamento. Serão duas panelas que vão me dar 50L cada. Como já tenho uma pronta, com bomba acoplada, painel elétrico, própria pra Biab não vou mexer nela, só vou adicionar mais uma igual. Então serão duas panelas Biab ao mesmo tempo entende?
 
Claro. O importante é ter bomba pra levar pro fermentador. Carregar 80 litros... tem que ter braço (de preferência uns 8.. hahaha)
 
O maior problema que vejo nisso é que muitas vezes você vi adicionar esforço, adaptações e tempo tentando fazer um BIAB ter maior eficiência, que valeria muito mais a panela ter mais de uma panela.

É o clássico tentar um equipamento, com a técnica de outro.

Abraço,
 
Fiz meu primeiro BIAB ontem pra testar levas menores ( leia se 20L) já q tenho 3 panelas pra levas de 50L. Minha eficiência ficou baixa. Or volta de 58%-60%.
Brassei uma pumpking ale
5kg de pilsen
500g de trigo maltado escuro
300g de cara gold ( cristal 60)
150g de special b (cristal 120)
2kg de abóbora assada com um pouco de açúcar mascavo

usei bazooka e biab na mesma panela.
Usei 6L por kg praticamente. 35L de água e joguei tudo após 70c.
Mantive a mostura por 1h30 por volta de 65-68C. Recirculei uns 15 minutos.
Levantei o saco e tentei segurar o máximo q dava, não tinha peneira nem nada q aguentasse o tamanho do saco. Não fiz lavagem
Consegui mesmo com uma fervura vigorosa, que diminuiu lá pelos 15 min finais por causa de vento que deixava a chama do fogareiro irregular, mas voltei com a potência aumentada e a fervura ficou legal, um volume final de 19-20 Litros.


alguém tem uma sugestão pra aumentar a eficiência?

a receita quando calculada pra 65% tava dando 1068 de OG o q eu me assustei pq esperava menos, por sorte eu consegui 1060.

Qualquer coisa estou a disposição.
 
Fiz meu primeiro BIAB ontem pra testar levas menores ( leia se 20L) já q tenho 3 panelas pra levas de 50L. Minha eficiência ficou baixa. Or volta de 58%-60%.
Brassei uma pumpking ale
5kg de pilsen
500g de trigo maltado escuro
300g de cara gold ( cristal 60)
150g de special b (cristal 120)
2kg de abóbora assada com um pouco de açúcar mascavo

usei bazooka e biab na mesma panela.
Usei 6L por kg praticamente. 35L de água e joguei tudo após 70c.
Mantive a mostura por 1h30 por volta de 65-68C. Recirculei uns 15 minutos.
Levantei o saco e tentei segurar o máximo q dava, não tinha peneira nem nada q aguentasse o tamanho do saco. Não fiz lavagem
Consegui mesmo com uma fervura vigorosa, que diminuiu lá pelos 15 min finais por causa de vento que deixava a chama do fogareiro irregular, mas voltei com a potência aumentada e a fervura ficou legal, um volume final de 19-20 Litros.


alguém tem uma sugestão pra aumentar a eficiência?

a receita quando calculada pra 65% tava dando 1068 de OG o q eu me assustei pq esperava menos, por sorte eu consegui 1060.

Qualquer coisa estou a disposição.


Biab eh isso mesmo... Talvez a moagem q tu fez não foi boa ou a qualidade do malte era baixa. Tem q levar isso em conta também. Abç
 
Biab eh isso mesmo... Talvez a moagem q tu fez não foi boa ou a qualidade do malte era baixa. Tem q levar isso em conta também. Abç
Não acho que o problema tenha sido na moagem nem na qualidade pois os comprei na malte e arte quinta e brassei domingo tendo moído ontem mesmo.
Acredito que se eu lavasse uns 5l de água talvez aumentasse um pouco a eficiência
 
Qdo levantar o saco coloque uma grelha de churrasco na boca da panela e ponha o saco em cima pra deixar escorrer, faço isso com até uns 4,5kg de malte e vai de boa
Tem uns escorredor de macarrão bem grande, vc pode colocar a grelha e por esse escorredor encima, dai o saco não esparrama pros lados, dai vc deixa escorrer bem, amassa, lava etc
 
Biab eh isso mesmo... Talvez a moagem q tu fez não foi boa ou a qualidade do malte era baixa. Tem q levar isso em conta também. Abç
Não acho que o problema tenha sido na moagem nem na qualidade pois os comprei na malte e arte quinta e brassei domingo tendo moído ontem mesmo.
Acredito que se eu lavasse uns 5l de água talvez aumentasse um pouco a eficiência
Qdo levantar o saco coloque uma grelha de churrasco na boca da panela e ponha o saco em cima pra deixar escorrer, faço isso com até uns 4,5kg de malte e vai de boa
Tem uns escorredor de macarrão bem grande, vc pode colocar a grelha e por esse escorredor encima, dai o saco não esparrama pros lados, dai vc deixa escorrer bem, amassa, lava etc
putz ZROBERTO boa idéia! não tava conseguindo achar o que eu conseguiria por em cima de uma panela de 45L. A grelha deve ser suficiente
 
galera, tenho um duvida o grainbag pode entrar em contato com a resistencia(3000w) ou ela queima?
 
ultima leva consegui 70% de eficiencia, sempre aperto bem o saco com a pá e sai muito liquido e depois jogo agua quente encima do saco e aperto de novo
ultima leva og era pra ficar 1.060 bateu 1.070 com a litragem pretendida
mas já teve leva que tive que ferver mais pra bater og e a litragem acabou dando menos então já vi que não sei porque mas varia a eficiencia mesmo em brassagens bem parecidas
 
bom dia, utilizo Biab pra 40L, mas pretendo aumentar a produção logo, isso acarretará em mais custos significativamente, já que a eficiência do Biab é menor.

Para não aumentar tanto o custo, teria que melhorar a eficiência. Como posso fazer? estava pensando em usar metade da água durante a mostura, só pra cobrir os grãos, erguer a bag (sim eu consigo erguer a bag), e fazer lavagem com água a 76°.

Juan,

Com 40 litros, qual volume total da sua panela. Faco 20l hoje com BIAB, mas quero passar para 40l.
 
Juan,

Com 40 litros, qual volume total da sua panela. Faco 20l hoje com BIAB, mas quero passar para 40l.

é de 50L, como o grão absorve bastante água depois de tirar a bag adiciono água até fechar o volume pré fervura, mais ou menos 45L.
 
Apertar os grãos é o pior caminho para melhorar a eficiência, vai extrair taninos o que vai prejudicar no resultado final! É melhor fazer uma lavagem bem feita mesmo sendo BIAB.
 
Apertar os grãos é o pior caminho para melhorar a eficiência, vai extrair taninos o que vai prejudicar no resultado final! É melhor fazer uma lavagem bem feita mesmo sendo BIAB.

Eu torço, aperto, esmago, e até agora ninguém acusou taninos
Os gringo usam até um negócio de pressão pra apertar o saco
 
Os australianos tem uma expressão muito boa pra essa etapa: "squeeze like it owes me money" eu tb nunca notei nenhum off flavor proveniente da extração de taninos. Faço sparge por erro de cálculo na montagem do meu equipamento que não me permite fazer a mostura com todo o volume, caso contrário iria pular essa parte.

Aliás, a título de curiosidade, tenho feito sparge com água fria mesmo e não notei diferença significativa na eficiência que justifique usar mais uma panela e aquecer a água.
 
@ZRoberto Cara excelente idéia! Tava "matutando" aqui um meio onde eu poderia facilitar a lavagem dos meus grãos no BIAB e encontrei sua postagem! Na minha IPA de amanhã já vou aplicar seu método!!
 
Eu torço, aperto, esmago, e até agora ninguém acusou taninos

Os gringo usam até um negócio de pressão pra apertar o saco


Vou testar também! Eu imaginei essa extração de taninos porque é o que sempre li, inclusive em livros e em forums gringos!

Abraçoo!!
 
Eu tenho procurado técnicas pra melhor eficiência tb. Minha eficiências variam muito e eu não consegui identificar o motivo. No começo eu espremia o saco, porém pela história dos taninos eu deixei de fazer e percebi a eficiência realmente afetada.
Detalhe, eu uso o saco como elemento filtrante, não exatamente biab, isto quer dizer que eu tb faço lavagem.

Em minha próxima brassagem eu vou testar isto :
-Moagem bem fina
-Recirculação de uns 30 min
-remoção de todo mosto e adição da água de lavagem para fazer uma nova mostura= vou adicionar a água, misturar todo o bagaço novamente e recircular

Não sei se vai dar certo, mas vai ser minha técnica pra tentar chegar em 70 % de eficiência
 
Eu costumo recircular manualmente durante toda a mostura, mais ou menos a cada 10 minutos, enquanto controlo a temperatura, também manualmente.

Normalmente utilizo entre 3 a 3.6L/Kg para a mostura e depois, espremo bem o saco e lavo, também manualmente, com água a 75C, até atingir o Pre-Boil OG da receita. Dá um trabalho do cão tudo isso, pois entre encher o copo medidor de 2L para recircular, e controlar a chama do fogão para manter a temperatura de mostura correta, é um estado de atenção constante, porém, com tudo isso, consigo ter uma eficiencia entre 74% a 78% e nunca ninguem acusou taninos. A variação da minha eficiencia é diretamente proporcional ao meu coeficiente de paciência em recircular e lavar o malte. :D

Para facilitar, fiz um grainbag sob medida, em formato cilindrico, utilizando material atóxico, semi-rígido que é suportado dentro da panela por correntes. Assim fica facil de regular a altura do bag e posso, depois de espremer do saco e enquanto lavo os grãos, já começar a subir a temperatura para fervura.
 
stormridersp , qual o material que você usou no seu grainbag?

O material é de polipropileno atóxico. Comprei no Lamas, porém o formato era um fracasso total. Usei uma vez, não gostei, então cortei e costurei em formato cilindrico para minha panela cervejeira.
 
Back
Top