Oxidação em panelas de alumínio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 12, 2021
Messages
11
Reaction score
5
Location
Joinville-SC
Saudações cervejeiros,

Sei que panelas de alumínio se beneficiam de um grau de oxidação, porém até quanto essa oxidação é saudável?

Pergunto porque ganhei duas panelas bem antigas de um amigo que estão bem oxidadas, elas são identicas em tamanho e pretendo fazer uma delas em minha panela de agua quente pra lavagem.

Como da pra ver nas fotos uma delas tem umas marcas de ferrugem, como se a panela estivesse com "sardas", isso é um causa um problema ou posso usar a panela assim mesmo?
 

Attachments

  • 20211104_203917.jpg
    20211104_203917.jpg
    41.6 KB · Views: 57
  • 20211104_203938.jpg
    20211104_203938.jpg
    42.9 KB · Views: 52
  • 20211104_204028.jpg
    20211104_204028.jpg
    40.2 KB · Views: 49
Saudações cervejeiros,

Sei que panelas de alumínio se beneficiam de um grau de oxidação, porém até quanto essa oxidação é saudável?

Pergunto porque ganhei duas panelas bem antigas de um amigo que estão bem oxidadas, elas são identicas em tamanho e pretendo fazer uma delas em minha panela de agua quente pra lavagem.

Como da pra ver nas fotos uma delas tem umas marcas de ferrugem, como se a panela estivesse com "sardas", isso é um causa um problema ou posso usar a panela assim mesmo?

Olá @Ítalo Conceição!

Cara, apesar da imagem não ser muito boa para ver exatamente, não acredito ser oxidação. Se for, pode ser de algum resíduo ferroso que caiu e oxidou sobre o alumínio.

Minha dica: como é uma panela usada e você não sabe exatamente o que consta na superfície dela, faz todo processo do início.

1º - Bombril: sim, com bombril e detergente neutro, dê uma bela de uma "ariada" (ou areiada, ou polida) nela e remova essa crosta escura.

2º - Bucha abrasiva: após o bombril, repita o processo com uma bucha do lado abrasivo - ela é mais fina que o bombril e de dará um acabamento menos poroso nas paredes.

3º - Lavagem: lave muito bem a panela esfregando com o lado da espuma da bucha em água corrente - irá remover resíduos de alumínio e melhor ainda mais o acabamento.

4º - (IMPORTANTE) Fervura: encha de água e ferva por 1h30min ou 2h.

5º - Enxague: enxague novamente e deixe escorrer. Pronto, terá uma panela novinha e sem ter com o que se preocupar.

Observação sobre a fervura: devido a temperatura e reações químicas - não recordo os detalhes agora - a fervura cria na parede da panela de alumínio uma fina "impermeabilização", digamos assim, que impede a solubilização/suspensão de alumínio na água e/ou alimentos. Essa "impermeabilização" é justamente esse aspecto escurecido que fica após a fervura. Por isso que, após realizar esse processo, não deve mais ser utilizado nada abrasivo para limpeza - apenas a espuma ou outro material não abrasivo. E por que isso que em cozinhas hospitalares que os materiais abrasivos também são vetados.

Saúde!
 

Latest posts

Back
Top