BIAB em volumes maiores

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jdeiro

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2013
Messages
81
Reaction score
12
Caros,

Sempre que comento que estou montando uma estrutura para produzir 80 litros usando BIAB as pessoas se surpreendem. Mesmo no biabbrewer.info, maior fórum sobre o tema, quase ninguém produz nessa escala.

Por isso, resolvi criar este tópico para mostrar como o projeto está andando e pedir ajuda com minhas dificuldades. :rockin:

A primeira produção em maior escala ocorreu neste sábado. Como ainda não estamos seguros com a receita, preferimos ir mais devagar e fazer "só" 30 litros, ao invés dos 80 que nosso "parque produtivo" comporta. Isso porque, se sair ruim, haja vontade pra tomar 80 litros, hehe.

Neste fim de semana, fizemos mais uma IPA, desta vez inspirada na grande Dogfish Head 60 Minute IPA. Fiz algumas adaptações à receita, pois não encontrei os lúpulos exatos que eles usam (Warrior, Amarillo e Simcoe), mas usei outros com aroma bem parecido (Centennial, Nugget e Simcoe).

Seguem algumas fotos:

Meu cunhado auxiliando no processo de moagem dos grãos. O galão foi uma descoberta recente: com ele, moemos 10kg de malte de uma vez só, sem precisar ficar recarregando. O processo todo caiu de 30mins para 5mins de duração.

Sem título por João Deiró, no Flickr

Estrutura montada, com nosso novo fogareiro embaixo (Jackwal GB13 - o tempo para ferver 10 litros de água caiu de 20mins para 8mins). Reparem na polia instalada acima da panela, que neste momento usamos para pendurar o termômetro.

Sem título por João Deiró, no Flickr

Close em nosso novo termômetro, da mesma marca utilizada pela Cervejaria Petrópolis. Com ele, temos um controle absoluto sobre a temperatura da brassagem.

Sem título por João Deiró, no Flickr

Brassagem em andamento.

Sem título por João Deiró, no Flickr

Saco de malte erguido para escorrer, antes de começar a fervura.

Sem título por João Deiró, no Flickr

Com o cansaço, não fotografei resfriamento e a ida pro fermentador, mas rendeu 29 litros (de 30 esperados, perdi alguma coisa pro trub e a fervura foi BEM intensa) e ficou com uma OG de 1,055, sendo que o alvo era 1,071.

Tenho para mim que o que causou a OG mais baixa foi a moagem não muito fina. Até tentei moer mais fino (o que é importante no BIAB), mas o ganchinho que usei para adaptar a furadeira não deu conta, ficava rodando em falso. Além disso, usei um voil para isolar a moagem, o que não foi uma ideia muito boa: a farinhazinha mais fina e branca saía para fora.

Outra dificuldade: a costura do saco começou a esgarçar quando espremi muito. Preciso reforçar isso.

Por enquanto é isso, agradeço quaisquer sugestões e fico à disposição para qualquer dúvida!

Abs
 
jdeiro, atualmente faço minhas levas exatamente como você. BIAB para 80 litros.
Sempre fazia minhas levas pequenas, aproximadamente 20 litros. Aí veio a vontade de aumentar a produção e na ideia de economizar com equipamentos, decidi continuar com BIAB, para usar apenas uma panela.
O problema é que nunca consigo atingir os volumes esperados, tanto OG quanto litragem final. Já fiz inúmeros ajustes no Beer Smith e nunca bate o esperado com o real. Tanto que decide que agora vou partir para o método tradicional, vou comprar 2 panelas novas e montar um brewstand.

A impressão inicial é de que o BIAB irá economizar tempo e trabalho, mas no meu caso não sei se chega a ser vantajoso. Hoje se eu fosse montar um equipamento novo não iria fazer com BIAB, mas é só uma opinião minha.
 
estou querendo montar um esquema parecido, mas para levas de até 30L. Ainda estou em dúvida se coloco uma panela dentro da outra (tipo panela de macarrão) com o grain bag dentro ou uso só o grain bag, mas para não precisar de um grain bag extra forte essa pode ser uma boa solução.
Outra coisa que farei é recirculação constante com controle de temperatura, pois usarei resistência.
 
Em casa não uso o BIAB (uso HERMs), mas admiro muito o método pois simplifica demais economizando tempo, espaço e trabalho tanto que atualmente tenho feito meus cursos para iniciantes ensinado esse método!

A propósito a imagem do seu saco pendurado vai pro pps do curso hehehee


abraços
 
Pessoal, vou postar aqui umas fotos do meu processo...

Tenho uma panela de 21L e outra de 17L, uma dentro da outra. A panela menor tem o fundo todo furado.

Antes eu só utilizava as panelas, mas como tive problemas de vazamento na minha bomba e não pude recircular o tempo inteiro, tive que partir para mexer no mosto de tempo em tempo, com isso acabaria passando muita "sujeira" pelo fundo. Por isso tudo acabei colocando um saco de voil dentro da panela menor.

No domingo retrasado fiz 3 Pale Ale (American, Belgian e English), de 9L. Comecei as 9hs da manhã e terminei a 1:00. Demorou um pouco mais do que o normal pois fiz paradas de 2hs.
 

Attachments

  • Fotor112592311.jpg
    Fotor112592311.jpg
    61.5 KB · Views: 889
Jdeiro: acreditoq que vc vá precisar de um bag sem costura, o voal é muito fino e na costura nao aguenta a tensão, a nao ter que faça um transpasse longo... Como ele tem mais de 2m de largura, faça como eu fiz (ideia da minha mae que teve industria textil por mais de 30 anos), calcule o diametro do saco da seguinte forma (altura + fundo + altura) e faça um bag circular, acrescentando + 15 cm nessa medida, pra prender por fora. Fica fantastico, super forte.
 
Muito interessante.

Eu nas minhas férias de dezembro vou montar um Biab de 60 litros na minha casa de praia.

O meu projeto é brassar 50 litros, e encher dois fermentadores de 30 litros com 25 litros cada.

Atualmente faço Biab com 15 litros em casa. Depois de assistir aos programas Cervejantes do GNT + valio que o esquema de 3 panelas com bomba para recirculação sempre dá problema.

O Biab é simples, rápido e minha cerva tem saído saborosa. Vou tentar manter o padrão numa produção maior.

O grande lance é este reforço no Saco Voil. Vc´s já pensaram em usar o saco de forma dupla além deste reforço na costura da puxada?

Abs!
 
Mais importante que reforçar o saco é ter um bom esquema de rondanas para retirar os grãos depois.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Isso não me preocupa, pois sou velejador e vou usar cabos e roldanas de barcos à vela que guentam o tranco. :D

Quando o fizer postarei por aqui.
 
Fiz BIAB por muito tempo e a única vantagem que eu consigo ver nesse método é a economia de uma panela.

Uma panela de mostura com fundo falso e uma bomba de recirculação é bem mais prático, limpo, produz resultsdos mais previsíveis, mais economico (não joga fora um monte de açúcar fermentável).
 
Cara eu tenho um sistema bem parecido com BIAB e faço 50-60L por brassagem.
Os principios são praticamente os mesmos que BIAB porém no lugar do saco (bag) eu uso um cesto de inox ou uma panela de fundo falso. Os grãos vão dentro desse cesto e quando acabo a mostura eu ergo ele e encaixo com uns ganchinhos na parte de cima do caldeirão ou deixo suspenso mesmo com um guincho ou um sistema de polias... depois disso da até pra fazer a recirculação dentro desse cesto e o mosto vai caindo dentro do caldeirão.

será que é isso que o Cipriani quis dizer?

:)
 
Cara eu tenho um sistema bem parecido com BIAB e faço 50-60L por brassagem.
Os principios são praticamente os mesmos que BIAB porém no lugar do saco (bag) eu uso um cesto de inox ou uma panela de fundo falso. Os grãos vão dentro desse cesto e quando acabo a mostura eu ergo ele e encaixo com uns ganchinhos na parte de cima do caldeirão ou deixo suspenso mesmo com um guincho ou um sistema de polias... depois disso da até pra fazer a recirculação dentro desse cesto e o mosto vai caindo dentro do caldeirão.

será que é isso que o Cipriani quis dizer?

:)

Boa tarde. Vc usa cesto ou panela no lugar do bag? Se usa cesto, poderia mandar fotos e informar o fornecedor? Entrei em contato com alguns fabricantes e todos me deram orçamentos acima de 500 reais e importar, no momento, tb é inviável. Obrigado.
 
Boa tarde. Vc usa cesto ou panela no lugar do bag? Se usa cesto, poderia mandar fotos e informar o fornecedor? Entrei em contato com alguns fabricantes e todos me deram orçamentos acima de 500 reais e importar, no momento, tb é inviável. Obrigado.

Desculpa a demora para responder...
Segue as fotos do meu equipamento:

O fornecedor foi Inox Utilidades, eles fazem projetos personalizados... mas acredito que vai ficar acima de R$500,00 também... inox é um material caro mesmo.
 

Attachments

  • IMG_0433.jpg
    IMG_0433.jpg
    140.3 KB · Views: 246
  • IMG_0430.jpg
    IMG_0430.jpg
    145.2 KB · Views: 211
  • IMG_0431.jpg
    IMG_0431.jpg
    141.6 KB · Views: 240
  • IMG_0432.jpg
    IMG_0432.jpg
    148 KB · Views: 229
rafagbarreto@ qual valor pago nesta panela na inox utilidades? qual a litragem útil dela? desde de já agradeço
 

Latest posts

Back
Top