Biab em duas etapas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo_CR

Active Member
Joined
Nov 26, 2014
Messages
25
Reaction score
2
Fiz minha primeira brassagem do tipo Biab usando uma espagueteira de 7 litros (não é furada, usei sifão) e tive dois problemas. O primeiro foi que percebi que o cesto deixou a cama de grãos muito alta, ou seja, boa parte do líquido ficou embaixo do cesto e, portanto, sem uma temperatura controlada. A segundo foi que usei um termômetro de sonda ao invés de um adequado, o que me fez perder a temperatura e ultrapassou os 80ºC.

Estou planejando uma próxima brassagem e tive algumas ideias, gostaria de saber a opinião dos experientes para saber se é possível e, se não, os motivos.

Pensei em utilizar a panela com o voil e não usar o cesto durante a mostura, ao final eu levantaria o saco e o apoiaria no cesto (utilizaria o cesto somente nessa etapa) para fazer a lavagem. Algum problema nisso?

A segunda ideia que tive é após escorrer os grãos e antes da fervura, colocar um segundo voil na panela (limpo) e fazer a fervura com a adição dos lúpulos. Assim, ao final da fervura eu retiraria esse voil e junto com ele o trub, para em seguida fazer o resfriamento. Algum problema em fazer isso?

Valeu!
 
Olá, faço cerveja a 4 anos do modo parecido com o qual quer utilizar. Segue minhas sugestões:

Pensei em utilizar a panela com o voil e não usar o cesto durante a mostura, ao final eu levantaria o saco e o apoiaria no cesto (utilizaria o cesto somente nessa etapa) para fazer a lavagem. Algum problema nisso? OK, FAÇA A BRASSAGEM E MASH OUT, RETIRE O MOSTO PRIMÁRIO (CONCENTRADO) E A LAVAGEM, APÓS ISTO RETIRE O GRÃO E APÓIE NO CESTO, APERTE O GRÃO PARA RETIRAR O RESTO DO LÍQUIDO, NÃO TEM PROBLEMA EM EXTRAÇÃO DE TANINO.

A segunda ideia que tive é após escorrer os grãos e antes da fervura, colocar um segundo voil na panela (limpo) e fazer a fervura com a adição dos lúpulos. Assim, ao final da fervura eu retiraria esse voil e junto com ele o trub, para em seguida fazer o resfriamento. Algum problema em fazer isso? OK, SE QUISERES PODE PODER O VOAL, PORÉM RECOMENDO FAZER UMA BOLSA/SACO PARA O LÚPULO, O VOAL PARA O LÚPULO SÓ TEM QUE CUIDAR PARA NÃO QUEIMAR AO ENCOSTAR NO FUNDO E/OU PAREDES DA PANELA, POIS OCORRE, POIS VOCÊ VAI FERVER, LOGO 100c E ISSO OCORRE, JÁ ACONTECEU COMIGO. A BOLSA/SACO É TRANQUILO.

SÓ REFORÇO QUE COM BIAB/VOAL A TUA EFICIÊNCIA BAIXA.
BOAS CEVAS.
ANDERSON
 
Valeu Anderson, era um detalhe desses que eu queria saber, não imaginei que pudesse queimar (ou mesmo grudar) o voal. Uma outra opção seria então usar como um filtro na passagem do mosto para o fermentador (já resfriado).

Creio que o primeiro passo é que vai fazer a diferença, pois assim eu não ficarei com a cama de grãos muito alta e o termômetro cervejeiro me mostrará mais fielmente a temperatura do mosto.
 
Rodrigo.
O detalhe de usar como filtro para passagem ao fermentador é a possível contaminação, pois nesta etapa fria da produção de cerveja é bem complicada, eu usuária na adição de lúpulo na fervura.
Boas ceva
Anderson
 
Amigo só atente que o voil não pode encostar no fundo da panela com o fogo ligado pois o mesmo poderá derreter e com isso furar ou rasgar.
 
Amigo só atente que o voil não pode encostar no fundo da panela com o fogo ligado pois o mesmo poderá derreter e com isso furar ou rasgar.

Homebrewers, avaliem minha idéia para a próxima brassagem:

Na última brassagem meu fundo falso envergou por falta de apoio no centro e passou uma quantidade enorme de bagaço para o fundo da panela, prejudicando todo o meu processo. A minha idéia é seguir o seguinte roteiro:

1. Fazer a mostura em uma panela com fundo falso e um saco de voil por cima do fundo falso.

2. A recirculação e lavagem do mosto serão feitas utilizando bombas, tanto para jogar a água quente por cima do bagaço, quanto para recircular o mosto na própria panela.

3. Como não levantarei o saco, o mosto da panela de mostura será transferido, também por bombeamento para a panela de fervura.

4. Nesse esquema o voil servirá apenas para reforçar o fundo falso, evitando que o malte passe para o fundo da panela.

5. PRECISO SABER DO RISCO DE QUEIMAR O VOIL POR CONTATO NAS LATERAIS DA PANELA nessas temperaturas até 78 C, lembrando que ele não encontará no fundo da panela, apoiando-se no fundo falso.

Aguardo ajuda de vocês...
 
Homebrewers, avaliem minha idéia para a próxima brassagem:

Na última brassagem meu fundo falso envergou por falta de apoio no centro e passou uma quantidade enorme de bagaço para o fundo da panela, prejudicando todo o meu processo. A minha idéia é seguir o seguinte roteiro:

1. Fazer a mostura em uma panela com fundo falso e um saco de voil por cima do fundo falso.

2. A recirculação e lavagem do mosto serão feitas utilizando bombas, tanto para jogar a água quente por cima do bagaço, quanto para recircular o mosto na própria panela.

3. Como não levantarei o saco, o mosto da panela de mostura será transferido, também por bombeamento para a panela de fervura.

4. Nesse esquema o voil servirá apenas para reforçar o fundo falso, evitando que o malte passe para o fundo da panela.

5. PRECISO SABER DO RISCO DE QUEIMAR O VOIL POR CONTATO NAS LATERAIS DA PANELA nessas temperaturas até 78 C, lembrando que ele não encontará no fundo da panela, apoiando-se no fundo falso.

Aguardo ajuda de vocês...

O voil não queima, pode ficar tranquilo.
Faço BIAB sem fundo falso e ele não queima nem ficando encostado no fundo da panela.
 
Dando meu feedback, estou fazendo com o voil direto, sem cesto, nenhum problema de queimar. Faço a fervura normalmente, incluo o lúpulo e faço a filtragem do trub ao passar para o fermentador usando um outro voil previamente sanitizado que prendo na boca do galão de 5 litros que uso para fermentar. Optei por não incluir o lúpulo dentro de um hopbag na fervura por indicação de um cervejeiro experiente, pois limita o contato do lúpulo com o mosto, o que certamente compromete uma boa dissolução - e acho que faz sentido.
 
Eu jurava que ele queimaria, afirmei acima sem ter experimentado, foi "achismos" mesmo e pelo jeito não queima então. Bom saber.
 
Dando meu feedback, estou fazendo com o voil direto, sem cesto, nenhum problema de queimar. Faço a fervura normalmente, incluo o lúpulo e faço a filtragem do trub ao passar para o fermentador usando um outro voil previamente sanitizado que prendo na boca do galão de 5 litros que uso para fermentar. Optei por não incluir o lúpulo dentro de um hopbag na fervura por indicação de um cervejeiro experiente, pois limita o contato do lúpulo com o mosto, o que certamente compromete uma boa dissolução - e acho que faz sentido.

Minhas panelas são de 45 litros e geralmente minhas levas são de 28 a 30 litros em volume final.

Hoje mandei uma costureira fazer um saco de voal de 120 centímetros de perímetro na "boca" e 50 centimetros de altura para caber na panela com folga. Quero colocar esse saco apoiado no fundo falso. Pretendo fazer a mostura sem mexer na hora que o fogo estiver ligado e depois tirar dessa panela normalmente para a fervura. Espero que, além de não queimar o voal, não caramelize o mosto.
 
Back
Top