BIAB e outras duvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
104
Reaction score
28
pessoal,

gostaria de esclarecer algumas duvidas.

Estou fazendo cerveja usando grain bag, porem não estou fazendo exatamente BIAB. Faço o seguinte:

Cozinho os graõs normalmente em uma panela e depois transfiro tudo para outra panela com bazooka e coloco uma grain bag para garantir que não vai entupir nada.
Faço a recirculação do mosto normalmente e manual

Ai vem algumas duvidas:

logo após a recirculaçao antes de fazer a lavagem

1) Aquele resto de mosto que fica no nivel abaixo da torneira que é uma quantidade razoavel, deve ser aproveitado para fervura ou não?

2) Para fazer a lavagem devo retirar os graos com a grain bag da panela deixa-la suspensa e fazer a lavagem ou posso fazer a lavagem com os graos dentro da panela com a bag?

3) fiz uma leva de 20l de weiss, usei 14 litros na brassagem e 20 litros na lavagem e engarrafei somente 22 garrafas ou seja algo em torno de 13,2 litros, é normal isso?
obs: perdi muito com constantes retirada de fermento pela torneira do fermentador de fundo conico, diariamente após a fermentaçao retirava um pouco de fermento pelo fundo será que pode ter sido isso? mas nao tem que tirar esse fermento por baixo?

Sempre faço a lavagem dos grãos dentro da panela mesmo, mas vejo que quem faz BIAB retira a bag da panela espera escorrer todo o liquido para entao fazer a lavagem com os graos suspenso na panela, não retirando, o fundo sempre fica enxarcado devido ao resto de mosto que fica na parte debaixo da torneira. Ai nao sei se tem alguma coisa em a ver ja que fazendo assim o mosto que fica nos graos não sai totalmente antes de fazer a lavagem.
E após a lavagem, esse mosto que fica na parte de baixo da torneira que não sai da torneira pode ser levado pra fervura ou melhor não?

obrigado
 
Cara, se você está mesmo querendo usar BIAB, está fazendo tudo bem errado.

Cozinho os graõs normalmente em uma panela e depois transfiro tudo para outra panela com bazooka e coloco uma grain bag para garantir que não vai entupir nada.
Faço a recirculação do mosto normalmente e manual
Por que usar outra panela? A GRANDE vantagem do BIAB é justamente usar a mesma panela para mostura e fervura, colocar mais uma no processo não faz ABSOLUTAMENTE NENHUM sentindo. Outra coisa, jogar tudo depois pra uma panela com bazzoka mais grain bag, tb não vejo por que. Mesmo que você usasse só essa segunda panela, a bazooka ai tá sobrando também.

No BIAB o teu filtro é o saco+grãos, ponto.

3) fiz uma leva de 20l de weiss, usei 14 litros na brassagem e 20 litros na lavagem e engarrafei somente 22 garrafas ou seja algo em torno de 13,2 litros, é normal isso?
Cara, BIAB, no geral se faz com full volume mash, que é usar toda água na mostura de uma vez só. Eu, por questão de preferência e também de tamanho da panela, faço um sparge, mas o volume desse sparge é só 1/4 do volume total, vc está usando 1/3 do volume para a mostura e 2/3 para lavagem.

2) Para fazer a lavagem devo retirar os graos com a grain bag da panela deixa-la suspensa e fazer a lavagem ou posso fazer a lavagem com os graos dentro da panela com a bag?
Suspende e lava. Enquanto lava e escorre começa a aquecer o mosto pra fervura.

Sempre faço a lavagem dos grãos dentro da panela mesmo, mas vejo que quem faz BIAB retira a bag da panela espera escorrer todo o liquido para entao fazer a lavagem com os graos suspenso na panela,
Retira e espera escorrer, espremendo o saco. Ou, como dizem os australianos que inventaram a tecnica "squeeze like a MOFO!"
Quem tem um guincho pra levantar o saco, melhor a própria gravidade e tensão do saco já espremem o grão.

obs: perdi muito com constantes retirada de fermento pela torneira do fermentador de fundo conico, diariamente após a fermentaçao retirava um pouco de fermento pelo fundo será que pode ter sido isso? mas nao tem que tirar esse fermento por baixo?
Não tenho fermentador conico mas você pode ter perdido MUITO volume nessa sua ansiedade de todo dia tirar um pouquinho de fermento.
Espera assentar tudo e dai tira. Mas a grande pergunta, PQ você está tirando tanto fermento assim com essa frequencia toda? É pra reaproveitar?

1) Aquele resto de mosto que fica no nivel abaixo da torneira que é uma quantidade razoavel, deve ser aproveitado para fervura ou não?
Se é mosto limpo e na densidade que você quer, com certeza...

o fundo sempre fica enxarcado devido ao resto de mosto que fica na parte debaixo da torneira. Ai nao sei se tem alguma coisa em a ver ja que fazendo assim o mosto que fica nos graos não sai totalmente antes de fazer a lavagem.
Não entendi....

Cara, desculpa a sinceridade, mas o que eu notei, você está misturando duas técnicas o BIAB e com a mostura "tradicional" com duas panelas e bazooka. O resultado é uma coisa que não tem nenhuma vantagem e você só está criando dificuldades para o seu processo...
O que era pra ser simples, complicou um monte.

Quer uma sugestão? Nas tuas próximas brassagens, testa os dois métodos. Uma faz com BIAB PURO e outra no esquema de duas panelas com bazooka. Depois dessa experiência escolhe o método que você achou melhor ou mais fácil e vai aperfeiçoando, melhorando a técnica, mas sem inventar muito malabarismo, se é simples e funciona, não precisa inventar....

Eu uso BIAB, uma panela elétrica com recirculação constante por bomba, pra mim funciona bem apesar de não conseguir altos níveis de eficiência (geralmente um pouco acima dos 70%) mas o fato de ter um equipamento compacto p/mim tá valendo.

Algumas coisas que eu notei na minha experiência com esses método (ainda que não tão grande assim)
- Lavagem dos grãos: Não é estritamente necessária, vai de cada um. Inclusive, dependendo do volume tem quem faça com água fria mesmo.
- recirculação: fazer com recirculação constante por bomba é melhor.
- Mexer com colher: só quando o fogo estiver ligado. se recircular com bomba, não precisa.
- espremer os grãos: eu faço, tem quem diga que isso aumenta a extração de taninos, mas nunca notei uma adistringência muito evidente nas minhas cervejas. Nos foruns gringos, quase todos apertam o saco, então não vejo por que não.
- moagem: moagem pra BIAB é fina, aquela moagem que você faz para fundo falso de só quebrar o grão para expor o miolo, deixando ele quase inteiro, esquece... BIAB é quase farinha, tem que passar duas vezes no moedor... isso ajuda muito na tua eficiência.

Bem, é isso...os amigos que tem mais experiência podem me corrigir se eu tiver falado alguma besteira....
 
poxa valeu pelas dicas,

é que foi minha primeira brassagem e ouvi tanto se falar de entupir a torneira que fiquei com medo e por isso usei a bazooka e a bag pra garantir.

então que dizer que nao preciso usar a bazooka? a bag da conta de tudo? que beleza, realmente vai ficar mais facil cozinhar tudo em uma panela só.

Fiz assim por que pensei que precisaria usar a bazooka e mexer os graos com a bazooka no lugar iria atrapalhar, mas pelo que vi então naõ preciso usar a bazooka se estiver usando o grain bag.

obrigado pelas dicas me ajudou muito

apesar da trabalheira que deu etc e cerveja parece que vai ficar ótima rsrsrsrsrs

grande abraço
 
Esse é um erro comum, querer fazer um BIAB... mas também querer fazer lavagem, etc.... ou seja, não aproveita as grandes vantagens de um BIAB clássico, nem consegue a performance de um equipamento normal.

Na minha opinião, BIAB.. é BIAB.

- Panela normal (nem precisa de torneira)
- Coloca o malte moido dentro de um saco
- Faz infusão pra ficar na temperatura que quer
- Tampa a panela e espera o tempo de mosturação
- Retira o saco de malte, adiciona água pra diluir o necessário e.......... pronto! Fervura!

Isso deveria durar no MÁXIMO umas duas horas.. ou seja, mais 2 horas (também no máximo) entre fervura e resfriamento... já era... brassagem de 4 horas, sendo que muitas vezes dá pra fazer em 3h30... só com uma panela, pouco espaço, pouca tralha, etc.

Isso sim é a conceito de BIAB correto (na minha maneira de entender).... aproveitando ao máximo as vantagens, com a desvantagem de um gasto pouco maior de malte.

Abraço,
 
Uso biab normal e tenho eficiência de 70% as vezes até mais e posso dizer que para levas de até 15 ou 20l o prejuízo causado pela perda de eficiência é muito pequeno.
Faz somente o biab que facilita tua vida e boas cervas.
 
valeu pelas dicas, amanha vou fazer minha segunda brassagem e vou tentar fazer assim.

Para BIAB a quantidade de agua é a mesma usada ?

ireia fazer 20l de weiss

3 kg de pilsen
2,5 kg de trigo

pensei em 20 litros na brassagem e uns 10 pra lavar

no modo BIAB o que acham dessa quantidade de agua?

vejo que muitos nao fazem a lavagem porem vou fazer por questão de tamanho de panela etc

obrigado a todos
 
Como é a sua segunda brassagem eu recomendaria ir direto com 32 l de água. E sendo as primeiras brassagens eu aumentaria um pouco a qtde de malte, mais meio kg de cada ou pelo menos mais meio kg de pilsen
 
valeu pelas dicas, amanha vou fazer minha segunda brassagem e vou tentar fazer assim.

Para BIAB a quantidade de agua é a mesma usada ?

ireia fazer 20l de weiss

3 kg de pilsen
2,5 kg de trigo

pensei em 20 litros na brassagem e uns 10 pra lavar

no modo BIAB o que acham dessa quantidade de agua?

vejo que muitos nao fazem a lavagem porem vou fazer por questão de tamanho de panela etc

obrigado a todos
Sérgio, aí é que está a questão..... tenha em mente que BIAB NÃO FOI FEITO pra lavar..... quer lavar? Ok... mas está gastando mais tempo etc pra ter um pouco mais de rendimento..... então está perdendo boa parte da vantagem de fazer BIAB (rapidíssimo e fácil). :)

Conheço gente que complicou tanto o processo BIAB que tem mais trabalho que um processo normal de 3 panelas.
 
Exato. Faz biab mesmo e usa um voal folgado, se liga nas temperaturas , testa se houve a conversão total do amido. Se quiser deixa o voal escorrendo em uma panela e já inicia a fervura e corre para o abraço.
 
- moagem: moagem pra BIAB é fina, aquela moagem que você faz para fundo falso de só quebrar o grão para expor o miolo, deixando ele quase inteiro, esquece... BIAB é quase farinha, tem que passar duas vezes no moedor... isso ajuda muito na tua eficiência.

Algumas perguntas:

A moagem é mais fina para aumentar a eficiência? Não tem perigo de virar um mingau? A malha é suficiente para filtrar?

Obrigado.
 
Não tenho nada a acrescentar, já foi tudo dito.

BIAB é pra ser simples e funcional. Eu uso, eu gosto, eu to feliz com o rendimento, gasto 4 horas no meu processo e a cerveja fica boa!

No máximo, diluo o mosto com água para atingir meu OG/volume desejado, pois minha panela não comporta todo o volume, e coloco um hop spider improvisado na panela pra facilitar a vida na hora de sifonar pro fermentador.


O link do hop spider, se tiver interesse: https://byo.com/build-it-yourself/item/2427-build-a-hop-spider-projects

Quando a moagem, não testei uma moagem mais fina. Vou ver o se testo na próxima brassagem.

E musseline/voal filtra bem com a moagem padrão. A cerveja vai para a maturação com pouquissimo residuo.

Com moagem mais fina, eu preciso testar.

Meus dois centavos.
 
Aproveitando a história do BIAB simples, alguem consegue uma cerveja brilhante/limpa usando BIAB? Eu só fiz duas vezes ainda, mas a cerveja ficou completamente turva, isso que dei uma recirculada manual ainda.
 
As minhas não ficam tão turvas não. No máximo um chill haze. Mas isso não é do biab, tá mais ligado à refrigeração do mosto pos fervura.
 
Aproveitando a história do BIAB simples, alguem consegue uma cerveja brilhante/limpa usando BIAB? Eu só fiz duas vezes ainda, mas a cerveja ficou completamente turva, isso que dei uma recirculada manual ainda.

Cara, por mais que a malha do voal seja bem fechada, passa bastante coisa. Faça uns 15 min de recirculação que limpa legal. O problema é que quando tu retira o saco, muita coisa volta pra panela.
Se quer uma cerveja mais cristalina, usa gelatina;)
 
Cara, por mais que a malha do voal seja bem fechada, passa bastante coisa. Faça uns 15 min de recirculação que limpa legal. O problema é que quando tu retira o saco, muita coisa volta pra panela.
Se quer uma cerveja mais cristalina, usa gelatina;)
Voil passa muita coisa?

Não na minha experiência..... nada de cascas, e nada de resíduos maiores.

E cerveja cristalina não precisa de gelatina.... gelatina só acelera.

Abraço,
 
Voil passa muita coisa?

Não na minha experiência..... nada de cascas, e nada de resíduos maiores.

E cerveja cristalina não precisa de gelatina.... gelatina só acelera.

Abraço,

Guenther, pelas levas que eu fiz com BIAB, até não passa casca, mas passa muita partícula pequena. A diferença que dá com uma recirculação de uns 10, 15 minutos é muito grande, mas só de partículas pequenas (que causam bastante turbidez). Sempre que recirculo, independente do elemento filtrante, tiro amostras em copinhos de cachaça do mosto que está saindo, e muda bastante a turbidez do mosto com a recirculação...

Quanto a gelatina, realmente acelera muito. Nem sei quantos dias iriam de clarificação sem gelatina para chegar na limpidez de 3 dias de gelatina... Tu deve saber...
 
Guenther, pelas levas que eu fiz com BIAB, até não passa casca, mas passa muita partícula pequena. A diferença que dá com uma recirculação de uns 10, 15 minutos é muito grande, mas só de partículas pequenas (que causam bastante turbidez). Sempre que recirculo, independente do elemento filtrante, tiro amostras em copinhos de cachaça do mosto que está saindo, e muda bastante a turbidez do mosto com a recirculação...

Quanto a gelatina, realmente acelera muito. Nem sei quantos dias iriam de clarificação sem gelatina para chegar na limpidez de 3 dias de gelatina... Tu deve saber...
Cara, tem certeza que está utilizando voil? Ou então é um voil de granularidade maior, porque os voil que eu conheço não passada NADA de sólido praticamente... nada mesmo.
 
Cara, tem certeza que está utilizando voil? Ou então é um voil de granularidade maior, porque os voil que eu conheço não passada NADA de sólido praticamente... nada mesmo.

Musseline na real, mas a malha é bem fechada e são 2 camadas. O que passa são partículas muito pequenas. Não dá pra ver nada de sólidos, só turbidez. Recirculando um pouco dá uma baita clarificafa.

Sobre clarificar sem gelatina, em quanto tempo conseguiríamos um resultado igual de gelatina sem utilizá-la? Antes de aderir a técnica, deixava uns 4 ou 5 dias, mas nunca chegou perto do efeito de 3 dias de gelatina...
 
Ah.... musseline é completamente diferente de voil fininho... por isso. Voil não passa nada.

Sobre a clarificação, pelo menos algumas semanas a frio, no barril, carbonatada... mesma coisa que garrafa.
 
a minha bag não passa nenhum sólido, mas fica completamente turva, como uma wit ou weiss por exemplo, não tem nada de solido mas fica turva. Deixei por exemplo umas 2 semanas a 1 grau maturando antes de envazar e melhorou bastante, mas bem longe de ficar brilhante e transparente (era uma APA).
 
Antes de envasar o tempo pra ficar cristalina é muito maior.... depois de carbonatar, seja em garrafa ou barril, aí sim a clarificação MESMO, pra ficar cristal, acelera bastante.

Abraço,
 
interessante, vou ver nas minhas próximas garrafas quando abrir então, por enquanto só abri uma com duas semanas.
 
@Fagner, já usei equipamento BIAB, se vc mexe muito no saco (de grãos :D) ou pior ainda se espreme ele no final da mosturação pra extrair mais líquido, muita proteína e outras coisas vão junto.

Aumenta bastante a quantidade de hot e cold break na panela e parece demorar mais pra clarificar no fermentador. Porém com gelatina fica transparente igual.

Digo parece pq sei que é meio contra-senso, da história da solubilidade das proteínas e tal, que já discutimos no fórum, então pode não ser também, não posso provar nada agora. Turbidez é normalmente mais provavel ser levedura.

Abraço
 
Ando fazendo brassagens com BIAB, e posso dizer que não mexer no saco de grãos ajuda a evitar sujeira no mosto, mas o que faz mesmo diferença é dar tempo para os residuos e principalmente, a levedura decantar corretamente.

Até onde entendo, a qualidade (viabilidade, vitalidade, floculação) das leveduras e o tempo tem uma importância bem maior na clarificação do os outros fatores (que não devem ser desprezados, é claro).

Como de costume, estou aberto a esclarecimentos.

Abraços!
 
Esse é um erro comum, querer fazer um BIAB... mas também querer fazer lavagem, etc.... ou seja, não aproveita as grandes vantagens de um BIAB clássico, nem consegue a performance de um equipamento normal.

Na minha opinião, BIAB.. é BIAB.

- Panela normal (nem precisa de torneira)
- Coloca o malte moido dentro de um saco
- Faz infusão pra ficar na temperatura que quer
- Tampa a panela e espera o tempo de mosturação
- Retira o saco de malte, adiciona água pra diluir o necessário e.......... pronto! Fervura!

Isso deveria durar no MÁXIMO umas duas horas.. ou seja, mais 2 horas (também no máximo) entre fervura e resfriamento... já era... brassagem de 4 horas, sendo que muitas vezes dá pra fazer em 3h30... só com uma panela, pouco espaço, pouca tralha, etc.

Isso sim é a conceito de BIAB correto (na minha maneira de entender).... aproveitando ao máximo as vantagens, com a desvantagem de um gasto pouco maior de malte.

Abraço,

Boa noite,

No método biab , qual o melhor tipo de recirculação continua por bomba ! Forçada por baixo da panela ou por cima do biab .

Desde já obrigado
 
e se recircular tem alguns detalhes:

- se por cima, a saída do mosto (que vai para a bomba) tem que ter algum tipo de proteção para sugar o bag e entupir;
- Se por baixo, tu tem que fazer o líquido percorrer toda a cama de grãos, então tem que colocar um recipiente fechar com somente o bag na parte de cima.
 
Back
Top