BIAB com recirculacao do mosto constante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andersonzc

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
63
Reaction score
24
Bom dia pessoal.
Fiz uma ALE BLOND padrao da seguinte forma.
Resolvi utilizar a bomba de recirculacao, na tecnica BIAB, durante toda a brassagem, isto é, na primeira hora (brassagem a 65C) e durante o mash out (10 minutos A 76C); panela sempre ligada com controle de temperatura.
Tudo ocorreu bem e só desliguei a bomba para aumentar a temperatura da brassagem para o mash out.
Depois fiz a recirculacao por mais 20 minutos e a lavagem por 30 minutos a 78C, com a panela ligada e controle de temperatura.
Alguem já utilizou esta tecnica?
Nao mexi o mosto durante o processo, somente a agua recirculou pelo grao, mas o teste do Iodo e a fermentaçao está ok.
Obrigado.
Boas Cevas
Anderson
 
bixo, vc mediu a eficiência?? eu to pensando em fazer uma panela assim, mas fico receoso quando a baixa eficiência...

vlw
 
Oi Anderson, em minhas últimas brassagens também utilizei BIAB e te confesso que me surpreenderam os resultados. Além é claro de economizar "força", pois, utilizei minhas mãos para uma outra função importante: virar a carne da churrasqueira e tomar uma breja :tank:

Em termos de eficiência albanibr, o lance é conhecer o equipamento cara, eu também utilizei a lavagem e obtive uma eficiência de 72%, mas, tem pessoas que fazem uma moagem mais fina e pulam a lavagem no BIAB.
 
Olá, minha eficiência fica entre 65 e 75%, meu objetivo com está tecnica é diminuir o trabalho e padronizar o processo para poder repetir as receitas.
Valeu.
Boas Cevas
 
Esse é um tópico mais relacionado à seção de "Equipamentos, técnicas, etc".

Essa área aqui deve ser usada para projetos, com fotos, detalhes técnicos, etc.

Estou movendo o tópico.

Abraço,
 
Back
Top