BIAB com cesto inox - Eficiência muito baixa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Na minha single com cesto , uso água TOTAL ( 4.5 : 1 ) , não faço LAVAGEM arreio os maltes a 70 º ... devagarzinho e mexendo bem ... espero estabilizar em 67º....tampo a panela ....desligo a resistência e espero 90 min .....NÃO faço recirculação continua ... após 90 min ... abro a tampa e ligo a bomba ... vou reciclando e clarificando ( demora de 15 a 20 min ) até 78 º ...desligo ... tampo a panela e faço mashout ... após isso , abro a tampa e suspendo o balde ... deixo escorrer ....meço o volume e a densidade ... conforme for , dou uma EXPREMIDA NOS GRÃOS COM UM PESO-OUTRA PANELA FAZENDO PRESSÃO NA CAMA DE GRÃOS ....acreditem se quiser .. tem muito mosto PRESO na cama de grãos ...sai um mosto bem mais ESCURO e com densidade igual ou até mesmo superior !!! ... e completa o meu volume ... tenho eficiencia de 68 a 72 % ....alta fermentabilidade e repitibilidade das receitas ... o que é muito importante
 
Eu tô com mesmo problema do amigo @sepesaraiva , só que eu fui burro e peguei o cesto na empolgação. O cesto era de um amigo e bem menor q a minha panela 36 cm diâmetro, o cesto tem 25 cm de diâmetro, achei q ia dar certo pq faço 20L e OG de boas 1.045, maltes na casa dos 4kg q o cesto comporta e tals. A primeira q fiz foi com fogareiro e o malte ficou muito compactado, aí eu fiquei fazendo uma recirculação com leiteira... tá no projeto e já tenho tudo pra automatizar a panela (resistência, controlador, bomba), sei q isso pode ajudar, mas tô vendo de pegar um cesto maior pra parar de sofrer
 
Eu tô com mesmo problema do amigo @sepesaraiva , só que eu fui burro e peguei o cesto na empolgação. O cesto era de um amigo e bem menor q a minha panela 36 cm diâmetro, o cesto tem 25 cm de diâmetro, achei q ia dar certo pq faço 20L e OG de boas 1.045, maltes na casa dos 4kg q o cesto comporta e tals. A primeira q fiz foi com fogareiro e o malte ficou muito compactado, aí eu fiquei fazendo uma recirculação com leiteira... tá no projeto e já tenho tudo pra automatizar a panela (resistência, controlador, bomba), sei q isso pode ajudar, mas tô vendo de pegar um cesto maior pra parar de sofrer

qual foi a sua eficiencia? fez lavagem dos graos? Tenta dar uma mechida nos graos a cada 10 ou 15 minutos, e fazer a recirculação só no final da mostura. Eu tenho feito biab com recirculação continua, sem fazer lavagem minha eficiencia fica na casa dos 60%
 
qual foi a sua eficiencia? fez lavagem dos graos? Tenta dar uma mechida nos graos a cada 10 ou 15 minutos, e fazer a recirculação só no final da mostura. Eu tenho feito biab com recirculação continua, sem fazer lavagem minha eficiencia fica na casa dos 60%
Eficiência de 53%, uma porcaria, mas foi a primeira vez usando
 
Também tive uma eficiencia super baixa na panela que comprei, é um biab elétrico resistencia de 2,500w com fundo falso e um grain bag próprio para a panela, de 1053 consegui 1036! Usei 22 lts na mostura e 8 de lavagem, apertei o saco de graos, mostura de 60m sem mexer e sem reciurculação, esperava pelo menos 60%, vou tentar com moagem mais fina e talvez eu comprarei uma bomba de recirculação, pq vi videos dessa panela com recirculação e mexer a cada 20m(não acho que isso faça muito sentido), com eficiencia de 72%.
 
Também tive uma eficiencia super baixa na panela que comprei, é um biab elétrico resistencia de 2,500w com fundo falso e um grain bag próprio para a panela, de 1053 consegui 1036! Usei 22 lts na mostura e 8 de lavagem, apertei o saco de graos, mostura de 60m sem mexer e sem reciurculação, esperava pelo menos 60%, vou tentar com moagem mais fina e talvez eu comprarei uma bomba de recirculação, pq vi videos dessa panela com recirculação e mexer a cada 20m(não acho que isso faça muito sentido), com eficiencia de 72%.
Mexer faz total sentido, eu senti uns 5% pelo menos de eficiencia a mais mexendo.
 
Também tive uma eficiencia super baixa na panela que comprei, é um biab elétrico resistencia de 2,500w com fundo falso e um grain bag próprio para a panela, de 1053 consegui 1036! Usei 22 lts na mostura e 8 de lavagem, apertei o saco de graos, mostura de 60m sem mexer e sem reciurculação, esperava pelo menos 60%, vou tentar com moagem mais fina e talvez eu comprarei uma bomba de recirculação, pq vi videos dessa panela com recirculação e mexer a cada 20m(não acho que isso faça muito sentido), com eficiencia de 72%.
Vc não pode mexer num fundo falso pq o que faz a filtragem é a passagem do líquido pela cama de grãos, no biab a filtragem é feita pela própria malha da cesta ou do saco, por isso a clarificação e pior. O que compensa é poder usar os grãos com a moagem mais fina e a possibilidade de mexer fazendo com que os grãos fiquem tempo maior em contato com o mosto. Se vc não mexer os grãos da camada inferior vai ter menos contato que os grãos da parte de cima.

Vc deve mexer sem medo e tbm fazer uma moagem mais fina para aumentar a eficiência. E fazer uma recirculação no final pra tentar dar uma melhorada na clarificação (( ou durante pra ter mais uniformidade na temperatura)
 
Fala pessoal.

Esse fds brassei pela primeira vez com uma mudança no meu equipamento.
Antes usava uma panela de 32L com uma bazooca, fazia recirculação no braço mesmo com o caneco e fazia batch sparge (no final da mostura drenava o mosto para panela de fervura, adicionava a agua de lavagem, mexia, recirculava e drenava o segundo mosto).
Agora comprei uma bomba e um cesto de inox da 2Brew (o indicado pra minha panela N35) e fui brassar no modo Single vessel. O que aconteceu foi que eu tive uma eficiência absurda, impraticável, de 55%... Isso que minha eficiência já não era boa (67%)... A porter era pra ter ficado com OG 1.070 e ficou 1.058..

Enfim, as unicas diferenças reais que eu notei foram:
1) O cesto limitou muito o espaço do malte, que ficou bem mais compacto e não muito "ensopado", daí eu deixei a bomba ligada o tempo todo pra passar o mosto pelos grãos continuamente. o que levou ao item 2
2) a temperatura caía bem mais rapido aí eu ficava ligando o fogo quando abaixava muito e mexendo nos graos.
3) a lavagem, que em vez de misturar a agua com os graos e deixar la um tempo e fazer recirculação, só joguei a agua (a 76ºC) em cima dos grãos no cesto suspenso na panela. Daí a agua passsava rapidamente pelo cesto e ja caia na panela.

Alguem que usa esse sistema de Brew in a basket tem alguma dica pra me dar, como eu consigo aumentar minha eficiencia?
pq do jeito que tá não dá!

Eu uso panela de 45l com cesto 2brew pra essa medida... uso uma bomba MP15R recirculando direto e resistencia 3000w com beermax ... eu tava ficando com 50 a 55% eficiencia...

agora coloquei moagem mais fina possivel pra nao chega a dar adstringencia... e mecho a cada 15min os graos... fasso 1:15 de mostura e 10min
de mash out a 78° ... SEM LAVAGEM consegui 65% eficiencia melhorou muito agora
 
Só retornando aqui.. Fiz uma Pale ale agora, e nela eu fiz uma moagem melhor, adicionei mais agua durante a brassagem (4l/kg), fiz uma brassagem mais longa (90min) e batch sparge. Mesmo assim a eficiência ficou em 62%.
62% ta otimo já... vc nao precisa mais que isso... de verdade o gasto pra chegar em uma eficiencia ultra blaster industrial nao compensa... aumenta um pouco de malte e ja era.... eu tenho 60 a 65% eficiencia e está mais doque bom minhas brassagens nao levam mais de 3hrs no maximo 3:15 ate o fim da fervura ... as vezes pra se obter 75~80% de eficiencia vai algum $$ e MUITO TEMPO... tem gnt ai que fala tenho 78% de eficiencia... mas fica 6~7hrs brassando
 
62% ta otimo já... vc nao precisa mais que isso... de verdade o gasto pra chegar em uma eficiencia ultra blaster industrial nao compensa... aumenta um pouco de malte e ja era.... eu tenho 60 a 65% eficiencia e está mais doque bom minhas brassagens nao levam mais de 3hrs no maximo 3:15 ate o fim da fervura ... as vezes pra se obter 75~80% de eficiencia vai algum $$ e MUITO TEMPO... tem gnt ai que fala tenho 78% de eficiencia... mas fica 6~7hrs brassando

Eu sempre fui desses aí. Não gosto de apressar a breja. No dia da brassagem fico dedicado. Mas hoje em dia depois de pegar as manhas do meu equipamento já não demoro tanto. Tenho feito minhas brassagens em coisa de 3hrs e pouco, sem forçar nada, e tenho alcançado pelo menos 75% em geral, às vezes passando dos 80% em dias de mais sorte. É possível.
 
Eu sempre fui desses aí. Não gosto de apressar a breja. No dia da brassagem fico dedicado. Mas hoje em dia depois de pegar as manhas do meu equipamento já não demoro tanto. Tenho feito minhas brassagens em coisa de 3hrs e pouco, sem forçar nada, e tenho alcançado pelo menos 75% em geral, às vezes passando dos 80% em dias de mais sorte. É possível.

Mas isso que falei, voce esta a tempo fazendo isso e ja tem o equipamento ideal " pra vc " pronto.... eu faz 3 brassagens que estou com o equipamento que falei ( Eu uso panela de 45l com cesto 2brew pra essa medida... uso uma bomba MP15R recirculando direto e resistencia 3000w com beermax ... )

Eu consegui maximo 65% eficiencia, as vezes sinto que se chegasse mais seria melhor por que as vezes precisa malte de mais pra OG de 1060 que nem é tao alta assim

É uma beleza chegar a 70%+ eficiencia... mas hoje penso que é melhor uma brassagem mais rapido possivel, e dar a maior parte da atençao pra fermentaçao....
 
Back
Top