BIAB: Adaptação de receita Pilsen 20 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rlousas

Member
Joined
Apr 15, 2017
Messages
6
Reaction score
0
Olá confrades, preciso dá ajuda de vocês para adaptar uma receita de Pilsen 20 litros para o método BIAB.

A receita original é assim:

5kg malte Pilsen
54 g lúpulo Saaz - amargor
24 g lúpulo Saaz - aroma
2pcts de Fermento Fermentos S-23

Água:
13 litros brassagem
19 litros lavagem de grãos


..........

Agora pensando no método BIAB com uma panela, quanto de água utilizar?

Devo fazer lavagem dos grãos?

Alguma dica adicional??

Obrigado,
Rafael.


1f0f985a40e6044de17fa98e9373ccc4.jpg
d89f980c47cff94e5ba78ad40c534137.jpg


Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Quer simplificar? Se sua panela permitir, manda 30 litros no caldeirão e dispensa lavagem. Só que essa quantidade de Saaz está absurda para uma pilsner. Dá pra fazer três brassagens. no beersmith está dando 32,1 IBUs, enquanto o estilo pede de 8 a 18!
 
Quer simplificar? Se sua panela permitir, manda 30 litros no caldeirão e dispensa lavagem. Só que essa quantidade de Saaz está absurda para uma pilsner. Dá pra fazer três brassagens. no beersmith está dando 32,1 IBUs, enquanto o estilo pede de 8 a 18!
Guaxi17, tenho uma panela 36 de 32 litros, vou fazer a mostura com a panela cheia então, a respeito do Saaz, vou falar c o fornecedor da receita. Deve ter algum equívoco. Muito obrigado!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Veja bem, são 32 litros de água mais 5 kg de malte. Sua panela tem que ter pelo menos uns 38 litros de capacidade para utilizar todo o volume de água de imediato.
No seu caso como a panela tem 32 litros sugiro você iniciar com 24 litros de água e após a mostura adicionar os outros 8 litros. A sua densidade antes da adição do restante da água vai dar um pouco mais alta, porém quando adicionar o restante da água ela tende a voltar ao normal.
Eu faço com BIAB e sempre uso essa "artimanha" para fazer render o volume da minha panela. Espero ter ajudado.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk
 
Amigos, a cerveja da receita apresentada anteriormente ficou assim.

Obrigado pelas dicas
b877abe4807f887417b1ca018ee2a447.jpg


Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Como ficou a degustação?
Estou tentando otimizar o meu processo BIAB também. Sou iniciante.
 
Veja bem, são 32 litros de água mais 5 kg de malte. Sua panela tem que ter pelo menos uns 38 litros de capacidade para utilizar todo o volume de água de imediato.
No seu caso como a panela tem 32 litros sugiro você iniciar com 24 litros de água e após a mostura adicionar os outros 8 litros. A sua densidade antes da adição do restante da água vai dar um pouco mais alta, porém quando adicionar o restante da água ela tende a voltar ao normal.
Eu faço com BIAB e sempre uso essa "artimanha" para fazer render o volume da minha panela. Espero ter ajudado.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Também inicio com 24 litros, porém, faço a lavagem dos grãos.
No final da tudo certo.
 
Se eu fizer a lavagem dos grãos eu aumento minha eficiência... certo. Mas se eu acrescentar água somente pra atingir volume pré fervura, Eu não vou acabar abaixando a minha OG demais? Não comprometeria a receita?

vai comprometer se voce nao tiver estimado o acrescimo de agua só na fervura.
 
Aproveitando o tópico, eu tenho uma panelad e 45l, dá pra fazer 20l com toda água, mas também passar da relação 2,5l por kg diz que diminui a eficiencia... por outro lado fazer lavagem é um saco. O que voces me dizem de brassar com tipo 13l e terminando só adicionar o resto da água?
 
Aproveitando o tópico, eu tenho uma panelad e 45l, dá pra fazer 20l com toda água, mas também passar da relação 2,5l por kg diz que diminui a eficiencia... por outro lado fazer lavagem é um saco. O que vocês me dizem de brassar com tipo 13l e terminando só adicionar o resto da água?
Não acho que uma relação 3 a 4 diminua a eficiência. Faço BIAB da seguinte maneira:
Coloco 20 litros na mostura e fervo mais 15 litros em outra panela para lavagem.
Quando a mostura terminar eu simplesmente eu tiro o saco de grãos da mostura e ligo o fogo.
Mergulho o saco na outra panela de água a 76 graus, dou uma mexida e espero uns 10min.
Tiro o saco e dou uma espremida e coloco o mosto da lavagem na panela principal, a qual ainda não iniciou a fervura.
Dessa maneira não leva mais tempo do que fazer com toda a água, dá um pouquinho mais de trabalho, mas acho que compensa pela eficiência muito maior. A minha dá sempre de 80 a 85%.
Quanto a adicionar a água depois acho que também é válido, porém sua eficiência vai cair para uns 55 a 60%, porque fica muita maltose retida nos grãos.
 
Back
Top