BIAB 10L x Água x Panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

6seucuca9

New Member
Joined
Sep 3, 2015
Messages
1
Reaction score
0
Boa tarde,

Estou querendo começar a fazer a minha própria cerveja, bem devagar, usando o método BIAB, onde desejo ter uma litragem final de 10L (fermentação).


1- Qual seria o tamnho da panela mais adequada p/ brassagem ? Uma de 18L ou 16 L ?

2- Visto que não há sparge, certo ? Qual seria a quantidade inicial de àgua necessária p/ a brassagem ?

Fazendo uma rápida "regra de 3", eu estou encontrando valores iniciais entre 12 e 15 litros iniciais p/ produzir 10 litros.

Gostaria de conselhos e/ou sugestões sobre esse assunto.


Obrigado !!
 
Comecei assim também: um biab em uma panela de 18 litros e o que posso dizer é que se vc quer ter 10 litros na fermentação aumente a panela. Na media, vc vai conseguir adicionar de água na o brassagem no máximo 13 litros de água devido ao volume ocupado pelo grão ... E depois da fervura, perdas de trub e volume morto vc não conseguirá os almejados 10 litros
 
Eu tinha uma panela de 15 litros e tirava uns 7, 8 litros de cerveja pro fermentador. 10L com sparge.

Se tá planejando 10L, começa com 18L de agua e ajusta pra mais ou menos na próxima.

Sobre a panela, compre uma de 20 ou 22. 16 é pequena. Experiência própria.
 
Eu já partiria logo pra uma de uns 30l se for possível, assim caso você queira aumentar a produção pra 20l(acredite, 10l é pouco haha) já tem o equipamento, e não acho que fique tão mais caro.

Volume de fervura tem que ser 10l+perda pra trub+perda pra evaporação.

Volume de mostura tem que ser volume de fervura + absorção dos grãos.

Esses valores variam de equipamento pra equipamento e de cervejeiro pra cervejeiro então você vai ter que chutar uns valores e ir medindo e adequando ao seu processo.
 
Eu já partiria logo pra uma de uns 30l se for possível, assim caso você queira aumentar a produção pra 20l(acredite, 10l é pouco haha) já tem o equipamento, e não acho que fique tão mais caro.

Volume de fervura tem que ser 10l+perda pra trub+perda pra evaporação.

Volume de mostura tem que ser volume de fervura + absorção dos grãos.

Esses valores variam de equipamento pra equipamento e de cervejeiro pra cervejeiro então você vai ter que chutar uns valores e ir medindo e adequando ao seu processo.

Eu comprei uma de 27 no começo do ano pra fazer 20L BIAB e hoje creio fortemente que deveria ter comprado uma de 32.

Panelas, compre sempre 2 ou 3 números a mais do que você acha que vai usar. =)

Abraços,
 
Boa noite! Tenho uma panela de 20l, uso biab...e levo 10l para o fermentador, sem sparge, para mim a de 20l atende minhas necessidades!
Boa brejas!!
 
Eu faço biab tb, porém uso o saco como filtro (recirculação + lavagem). Minha panela é de 15. 3 litros, tem brassagem mais elaboradas que ela fica pequena por exemplo uma RIS.
Como vc disse que não quer sparge, eu recomendo uma de uns 20 litros.
 
Sem sparge tu tem que calcular:
6,25 (2,5L de água inicial + 1,5*2,5L de água de lavagem) x kg de malte que tu vai usar por receita (uma receita mais alcoólica pra 10 litos sem sparge vai de boa uns 3,5kg) + volume do malte.
Eu compraria uma panela de pelo menos uma de 22,5, mas acho que iria pra uma 27,2L.
é opção também fazer um pequeno e rápido sparge com 1/3 do volume total, o que diminui consideravelmente o volume necessário. Daí talvez uma de 18L já sirva...
 
eu faço biab 10 litros
uso panela de 20 litros

se vc for fazer receita pouco alcolica com 2,5kg de malte talvez vc consiga com a panela de 20 litros colocar 18 litros de agua de uma vez e depois só retirar o saco e ferver

eu faço receitas com 8, 9% abv uso 4,5 kg até mais pra 10 litros então com uma panela de 20 litros vc não vai conseguir por toda agua de uma vez, eu coloco uns 16 litros, coloco o malte de depoisi pra completar levanto o saco e lavo ele (despejo agua com uma jarra por cima) com uns 2 litros de agua quente e obter 14 litros pra fervura

a conta fica:
14 litros fervura
evapora 2 litros em 1 hora
1 litro pro trub

pro fermentador vai 11 litros
perde 1 litro na lama
sobra 10 litros pro envase

então com certeza mais que absoluta vc deve comprar uma panela no minimo de 20 litros e eu compraria hoje uma de 25
 
com panela de 32litros e 4,5kg de malte consigo quanto no biab? queria envasar 15 litros!
 
com panela de 32litros e 4,5kg de malte consigo quanto no biab? queria envasar 15 litros!

Com essa panela você consegue tirar algo entre 15 ~ 20 usando 5 kg de malte sem sparge.

[ ] ´s
 
Existe algum problema em usar uma panela de 30 L para ter um resultado final de 10L para engarrafar?
Eu vou aderir ao BIAB mas estou muito na dúvida entre uma de 20 e uma de 30. Onde vou comprar não tem a panela de inox intermediária.
Eu li que uma de 20 litros seria pequena caso eu desejasse no futuro a Brassagem de uma Rússia Imperial Stout por exemplo. Confere?
Será a primeira vez que farei cerveja.
 
Existe algum problema em usar uma panela de 30 L para ter um resultado final de 10L para engarrafar?
Eu vou aderir ao BIAB mas estou muito na dúvida entre uma de 20 e uma de 30. Onde vou comprar não tem a panela de inox intermediária.
Eu li que uma de 20 litros seria pequena caso eu desejasse no futuro a Brassagem de uma Rússia Imperial Stout por exemplo. Confere?
Será a primeira vez que farei cerveja.

Vai fundo. Não há problema algum em fazer isso, e como você mesmo disse, se quiser fazer uma cerveja com og mais alta, não terá que se preocupar com panela.

Abraço.
 
Aos amigos entendidos no assunto, no Biab a panela pode ser sem o registro ? Minha duvida é na hora de transferir o mosto para o fermentador e não levar os sedimentos do fundo da panela para fermentar. Partindo da ideia de nao usar sifao/mangueiras etc. Valeu.
 
Aos amigos entendidos no assunto, no Biab a panela pode ser sem o registro ? Minha duvida é na hora de transferir o mosto para o fermentador e não levar os sedimentos do fundo da panela para fermentar. Partindo da ideia de nao usar sifao/mangueiras etc. Valeu.

Daria pra virar o mosto direto no fermentador, com muito cuidado, mas eu não recomendo por motivos de segurança.

Virar a cerveja direto no fermentador é receita pra desastre.
Um vacilo e você vai derrubar mosto doce e grudento no chão inteiro.

Um sifão é barato e resolve fácil esse problema.
 
Back
Top