Belgian Pale Ale com PIMENTA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

henriquevelloso

Well-Known Member
Joined
Jul 16, 2013
Messages
51
Reaction score
6
Pessoal,
to afim de neste sábado, 10/08/13, fazer uma Belgian Pale Ale com Pimenta. A idéia veio depois de beber a 'Steilen Berg Weiss' daqui de Porto Alegre (encontrei no Lagom Brewery & Pub) que tem um final beeem apimentado, mas muito boa, e nas minhas pesquisas encontrei essa Sex-a-Holic, que pelos comentários que encontrei, ficou muito boa também.

Então tentei montar uma receita para fazer meus 36 litros engarrafados. Gostaria de avaliações e comentários pra ajudar com a receita, onde estou me baseando na Sex-a-Holic.

Segue a receita inicial:

PepperAle1.png


Escolhi estes lúpulos (Saaz e MT Hood) por terem aromas picantes conforme diz no site da WE, e o fermento na mesma linha, com toque picante, que já usei e gostei muito.
A pimenta queria usar a Pimenta Jalapeno, mas aqui em Poa não to achando ela.
Pensei em dependendo como ela estiver na hora de engarrafar, por uma pimentinha dentro da garrafa, li sobre isso no HomeBrewtalk.com

Então, o que acham?

abraço :mug:
 
Tá show de bola a receita.
Pra ficar perfeita, troque o T58 pelo Wyeast 3538, se possível.
Daí vc verá o que é uma "belgian picante".
Tenho usado esse fermento com muito sucesso em todos os estilos belgas, mas em especial Pale Ales ficam sensacionais com ele!!!
 
Valeu a dica Luiz Otavio,
pena que aqui em Poa não achei este fermento, e como vou fazer a cerveja amanhã já, não da tempo de pedir pela internet.
Mas já vou deixar anotado pra próxima.

abraço.
 
Fiz a tal receita, mas tive que fazer algumas alterações.
A começar pelo malte Pale Ale que estava em falta na WE, acabei usando apenas malte Pilsen, e nas dosagens de pimenta.
Eu iria seguir a linha da receita da Sex-a Holic que colocou 300g de pimenta, mas depois da primeira dosagem de 50g, provei o mosto e escolhi não por mais, poderia ficar MUUUITO forte colocando mais pimenta.
Adicionei um pouco mais de lúpulo aromatico também, Saaz.

Aqui a receita final com o valor real do OG que ficou...

PepperAle2.png


Meu objetivo era dar uma leve sensação de pimenta ao por na boca e um retrogosto um pouco mais forte, com uma certa ardencia.
Provando o mosto, é o que parece acontecer, espero que depois de fermentada e maturada fiquei como eu quero.
Vou testar em uma ou duas garrafas, por uma pimenta malagueta dentro pra ver o que acontece. :tank:

Agora é esperar pra ver, mas irei postando a evolução aqui.

Abraço
 
O frio de POA estava atrapalhando a fermentação... ESTAVA, hehehe.
Lâmpada de 100w no Termostato ligado no modo de aquecimento resolveu meu problema...

FermentacaoLampada.jpg
 
Ta lenta a fermentação ainda, acho que pelo frio dos primeiros dias da fermentação.
Fazem 5 dias e de OG 1.062 ta em 1.038 ainda....
Mas já ta com um ótimo sabor, e a ardência da pimenta, pro meu gosto, está muito boa.

Será que se eu por mais um pouco de fermento por agora ajudaria? Não sei se não falei besteira.
 
Acho que não há necessidade de mais fermento. Dá uma chacoalhada no fermentador pra colocar a levedura em suspensão.
 
Cara, pq vc não coloca uma lâmpada de menor potencia, so que incandecente, para isso? Essas lâmpadas brancas trabalham com temperatura mt baixa...
 
Cara, pq vc não coloca uma lâmpada de menor potencia, so que incandecente, para isso? Essas lâmpadas brancas trabalham com temperatura mt baixa...

Na foto parece lâmpada branca, tirei usando o celular, mas na real é uma incandescente de 100w, das amarelas mesmo, não sei pq na foto ficou branca.
Mas valew a dica.

Abraço
 
Ah tá. Ahahaha achei estranho. Lampada fluorescente para esquentar alguma coisa seria novidade.
Lá em casa ta uma luta. manter essa temperatura nos 18 ta dificil. Durante o dia até fica, mas a noite, a temperatura de fora vai a 8 graus. Aí dentro fica em 16/17. Toda noite to esquentando um balde de agua, e colocando lá, tampado, para aos poucos manter o calor no freezer. Como eu só vou la 2x por semana, e quem tá la nao tem muita habilidade, foi o unico jeito que eu achei. To pensando em comprar um outro tic e ajustar como "aquecedor"
 
Ah tá. Ahahaha achei estranho. Lampada fluorescente para esquentar alguma coisa seria novidade.
Lá em casa ta uma luta. manter essa temperatura nos 18 ta dificil. Durante o dia até fica, mas a noite, a temperatura de fora vai a 8 graus. Aí dentro fica em 16/17. Toda noite to esquentando um balde de agua, e colocando lá, tampado, para aos poucos manter o calor no freezer. Como eu só vou la 2x por semana, e quem tá la nao tem muita habilidade, foi o unico jeito que eu achei. To pensando em comprar um outro tic e ajustar como "aquecedor"

Faz o esquema da lâmpada, funcionou 100% pra mim, a temp tava de 10°C a 17°C na rua e depois que coloquei a lampada, ficou estabilizada dentro da geladeira, mas tive que por ela na parte de baixo pro calor subir e o termômetro dentro de uma garrafa com água.
Outro TIC só se tu tiver grana sobrando. ;)
 
Depois de sacudir os fermentadores e der dado mais uma fermentada nas crianças, ontem coloquei pra decantar a 0°C, vou deixar por uns 4 dias, esse fermento T-58 achei mais demorado pra decantar bem.
Chegou a 8.5Brix, mas como tem alcool, fazendo as contas todas da uns 1.015FG pela planilha que tenho aqui.

To bem curioso e ansioso pelo resultado final. :ban:
 
meu problema é que a temperatura pode variar mt. como eu so vou na minha casa a cada 4 - 5 dias, não tenho um controle muito bom de tudo. então seria um modo de prevenir contra qlq incidente
 
É impressão minha ou o fermento T-58 demora pra decantar BEEEEM?
Deixei um copinho com o mosto por uns dias pra ver a cor do mosto bem decantado e ficou bem morrom, como eu acho que deveria ficar e com o gostinho de malte.

Agora já fechou 2 dias a 0°C pra decantar e a cor o mosto continua meio amarelado, e no fermentador da pra ver um degrade se formando por conta da decantação.
Usando o S-04 foi 1 dia a 0°C e já tava tudo no fundo.
Alguém sabe dizer se é normal isso com o T-58?

PepperAle3.png
 
Cara acho que o problema é este copo hein? hehehehe
Na minha última leva usei o T-58 e deixei uma semana maturando a 2ºC com variação de +/- 1,5ºC e no último dia o resultado foi o esperado.
Não posso te dizer se é normal demorar mais ou menos pois eu faço programado para ficar 5 dias (ou o tempo que for) a tanto de temperatura e dai não mexo na ceva até o último dia.
 
Nem sempre a causa de turbidez eh o fermento. Pode ser turbidez proteica ou fenolica tbem! Ou todas as causas ao mesmo tempo...
 
Depois de mais de uma semana decantando a 0°C, ficou como eu queria, demorou, mas, agora é fermento todo no fundo. Consegui engarrafar 32 litros.
O bom é que mesmo com o fermento no fundo, a 0°C, acho q já deu uma maturada nesse tempo, pois o o sabor deu uma arredondada, ficou com mais cara e sabor de Pale Ale e a pimenta somente no retrogosto, bem como o esperado.
Por enquanto estou acertando o que eu queria nessa receita, agora só esperar mais uma semaninha carbonatando e maturando melhor, pra depois provar ela 100% pronta. :ban:

Engarrafando%20%281%29.jpg


Engarrafando%20%282%29.jpg


Engarrafando%20%283%29.jpg


Engarrafando%20%284%29.jpg


Engarrafando%20%285%29.jpg
 
Pronto, manômetro em 2.5bar, gelei uma pra fazer o 'TestDrive' e usar os copos personalizados que ganhei.

A cor e sabor como de uma Pale Ale, mas com retrogosto bem apimentado, achei diferente beber uma cerveja assim, mas parece que consegui bem o que queria.

Mais pro fim da semana irei degustar ela com mais calma, provei a primeira na correria e não deu pra fazer uma analise mais precisa.

Coloquei a geladeira a 8°C, alguém sabe dizer qual a temperatura ideal pra deixar ela maturando?

Também irei postar uma foto melhor, essa ficou escura.

PepperAle4.jpg
 
Ficou deliciosa e fortinha na pimenta, ainda bem que não coloquei toda pimenta planejada, mas ficou uma ardência bacana depois de engolir a cerveja, principalmente se for a última servida da garrafa. Talvez algumas pessoas achem forte demais.
Única coisa que na minha opinião faltou, foi um maior aroma de malte, mas tudo bem, ficou boa assim mesmo.

No próximo evento da ACerva Gaúcha irei levar pro pessoal poder degustar.

Agora sim, uma foto melhor da criança...
Só desculpa os vários posts ;)
abraço

PepperAle5.jpg
 
Fiz a tal receita, mas tive que fazer algumas alterações.
A começar pelo malte Pale Ale que estava em falta na WE, acabei usando apenas malte Pilsen, e nas dosagens de pimenta.
Eu iria seguir a linha da receita da Sex-a Holic que colocou 300g de pimenta, mas depois da primeira dosagem de 50g, provei o mosto e escolhi não por mais, poderia ficar MUUUITO forte colocando mais pimenta.
Adicionei um pouco mais de lúpulo aromatico também, Saaz.

Aqui a receita final com o valor real do OG que ficou...

PepperAle2.png


Meu objetivo era dar uma leve sensação de pimenta ao por na boca e um retrogosto um pouco mais forte, com uma certa ardencia.
Provando o mosto, é o que parece acontecer, espero que depois de fermentada e maturada fiquei como eu quero.
Vou testar em uma ou duas garrafas, por uma pimenta malagueta dentro pra ver o que acontece. :tank:

Agora é esperar pra ver, mas irei postando a evolução aqui.

Abraço

Boa noite meu nobre, comecei há pouco tempo no hobby e ainda não sei desenhar receitas direito.

Estou a procura de uma receita de cerveja com pimenta, ainda não sei direito qual pimenta. Qual pimenta acabou usando?

Se importaria em compartilhar sua receita?
 

Latest posts

Back
Top