Belgian golden strong ale - dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tSeven

Member
Joined
Apr 25, 2017
Messages
12
Reaction score
2
Olá, domingo fiz uma belgian golden strong ale. Segue as características:

20 litros
7 kg Malte pilsen (82%)
0.5 kg Trigo em flocos (6%)
1 kg Açúcar (12%)
35 g Fuggles 90'
35 g Tettnanger 30'

OG: 1088 (1.072 antes do açúcar)
FG: 1020
ABV: 9%
IBU: 30

Vou descrever como foi feita a fermentação para que possam entender minha dúvida.
Calculei a yeast pitch rate no brewers friend e fiquei com mais ou menos uma ideia de quanto de levedura eu teria que usar, tendo como valor aproximado 10b de células pro grama, cheguei ao número de 3 pacotes de T-58, deixando pra adicionar o açúcar somente depois de alguns dias de fermentação, com medo de não ter levedura suficiente.
Então eu deixei ela fermentando por 3 dias com T-58, saindo de OG 1072 para 1026 nesses três dias, e então adicionei um quilo de açúcar junto com a levedura Belgian Ale 04 da YeastLab (http://yeastlab.com.br/Files/YLB3003 - 01.pdf). Fiz dessa forma por medo de não ter levedura suficiente para fermentar todo o mosto e acabar causando alcool superior ou alguns outros problemas. Iniciei em 16 graus por dois dias, 17 graus por mais 2 dias e hoje aumentei pra 18.

O que me deixa em dúvida são duas coisas:

1. Sei que a o mosto só está fermentando há 5 dias mas pelo que parece não vai sobrar nenhum resíduo doce. Já experimentei algumas cervejas do estilo que ficavam com um adocicado (não sei se essa é exatamente a melhor descrição) que eu gosto bastante. O que devo fazer pra ter isso no estilo? Eu comecei a mostura a 72 graus e não fiz nenhuma correção, justamente para tentar ter mais açúcares não fermentáveis.

2. Posso fazer uma lavagem da lama e utilizar em outra brassagem ou será que o fato de ter usado 3 pacotes de levedura seca e mais um frasco com 200 bilhões de levedura vai causar algum problema?
 
Olá, domingo fiz uma belgian golden strong ale. Segue as características:

20 litros
7 kg Malte pilsen (82%)
0.5 kg Trigo em flocos (6%)
1 kg Açúcar (12%)
35 g Fuggles 90'
35 g Tettnanger 30'

OG: 1088 (1.072 antes do açúcar)
FG: 1020
ABV: 9%
IBU: 30

Vou descrever como foi feita a fermentação para que possam entender minha dúvida.
Calculei a yeast pitch rate no brewers friend e fiquei com mais ou menos uma ideia de quanto de levedura eu teria que usar, tendo como valor aproximado 10b de células pro grama, cheguei ao número de 3 pacotes de T-58, deixando pra adicionar o açúcar somente depois de alguns dias de fermentação, com medo de não ter levedura suficiente.
Então eu deixei ela fermentando por 3 dias com T-58, saindo de OG 1072 para 1026 nesses três dias, e então adicionei um quilo de açúcar junto com a levedura Belgian Ale 04 da YeastLab (http://yeastlab.com.br/Files/YLB3003 - 01.pdf). Fiz dessa forma por medo de não ter levedura suficiente para fermentar todo o mosto e acabar causando alcool superior ou alguns outros problemas. Iniciei em 16 graus por dois dias, 17 graus por mais 2 dias e hoje aumentei pra 18.

O que me deixa em dúvida são duas coisas:

1. Sei que a o mosto só está fermentando há 5 dias mas pelo que parece não vai sobrar nenhum resíduo doce. Já experimentei algumas cervejas do estilo que ficavam com um adocicado (não sei se essa é exatamente a melhor descrição) que eu gosto bastante. O que devo fazer pra ter isso no estilo? Eu comecei a mostura a 72 graus e não fiz nenhuma correção, justamente para tentar ter mais açúcares não fermentáveis.

2. Posso fazer uma lavagem da lama e utilizar em outra brassagem ou será que o fato de ter usado 3 pacotes de levedura seca e mais um frasco com 200 bilhões de levedura vai causar algum problema?

Boa tarde!

Você poderia ter colocado o açúcar já na fervura sim.
Não haveria problema para a fermentação desde que obedecendo o pitch rate e fazendo a inoculação suficiente de células.

Quanto à pergunta 2, não sou qualificado a responder, mas a 1 eu arrisco:
Esse adocicado que você fala, penso que o mais correto seria "frutado", não é mesmo?
Esse frutado das belgas deve-se aos ésteres específicos gerados pelas leveduras belgas. Como esse é seu caso, imagino que você obterá o que está procurando. Talvez um pouco mais forte ou mais fraco, ou um pouco diferente. Mas é por aí.

Abraço.
 
Ah.. e fazendo a mostura mais alta, pra gerar mais açúcares não fermentáveis, não vai deixar ela mais adocicada, apenas mais encorpada e menos alcoólica.
Lembre-se que a belgian golden strong ale é uma cerveja seca e mais alcoólica, por isso que se usa açúcar na receita e não mais malte.
 
Talvez o adocicado seja o frutado mesmo, mas eu me refiro a algumas cervejas do estilo que tem um gosto bem doce mesmo como a eisenbahn strong golden ale. Eu queria que sobrasse algum sabor doce na cerveja pra disfarçar a grande quantidade de alcool, mas pelo que parece vai ficar bem seca mesmo. FG no momento ta 1.020
 
Talvez o adocicado seja o frutado mesmo, mas eu me refiro a algumas cervejas do estilo que tem um gosto bem doce mesmo como a eisenbahn strong golden ale. Eu queria que sobrasse algum sabor doce na cerveja pra disfarçar a grande quantidade de alcool, mas pelo que parece vai ficar bem seca mesmo. FG no momento ta 1.020

Ao meu ver, a da Eisenbahn foge bem ao estilo, com aquele dulçor todo.
Compare com a Duvel, por exemplo, que é bem clara e seca.
Mas se quiseres ela mais adocicada, da próxima vez terás que caprichar nos maltes caramelo, o que vai deixar um residual mais adocicado e também escurecer a breja.

Abraço.
 
Ao meu ver, a da Eisenbahn foge bem ao estilo, com aquele dulçor todo.
Compare com a Duvel, por exemplo, que é bem clara e seca.
Mas se quiseres ela mais adocicada, da próxima vez terás que caprichar nos maltes caramelo, o que vai deixar um residual mais adocicado e também escurecer a breja.

Abraço.

De fato a da eisenbahn é bem adocicada, e a Duvel não é. Eu queria na verdade um pouco de dulçor como a magic trap da hocus pocus, mas não tanto quanto a eisenbahn. Vou esperar a cerveja ficar pronta, clarear e aí posto fotos aqui dizendo o que achei do resultado final. Obrigado pela atenção.
 
De fato a da eisenbahn é bem adocicada, e a Duvel não é. Eu queria na verdade um pouco de dulçor como a magic trap da hocus pocus, mas não tanto quanto a eisenbahn. Vou esperar a cerveja ficar pronta, clarear e aí posto fotos aqui dizendo o que achei do resultado final. Obrigado pela atenção.
Parceiro, como ficou essa cerveja?

Estou me preparando para repetir uma receita de Strong Golden Ale e estou mirando em aumentar o dulçor tbm!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
Parceiro, como ficou essa cerveja?

Estou me preparando para repetir uma receita de Strong Golden Ale e estou mirando em aumentar o dulçor tbm!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

A cerveja ficou boa mas mais adocicada do que eu gostaria. Elas acabaram nesse final de semana apenas, depois de 4 meses na garrafa que eu comecei a beber e melhoraram bastante. Comecei a fermentação com 16 graus no termostato, mas como eu não uso poço térmico, acredito que a fermentação ocorreu uns 3 graus acima disso, então pra próxima vez que eu for fazer a receita vou prestar mais atenção nisso. Tenho que lembrar também de fazer uma mosturação começando mais baixa.
 
Back
Top