Belgian Blond Ale - Duvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

csaiter

Well-Known Member
Joined
Jan 5, 2014
Messages
54
Reaction score
8
Boa noite camaradas, estou planejando minha terceira leva. Estou querendo fazer uma Belgian Blond Ale. Vou postar a receita e depois a duvidas.

Receita 20L:
5 Kg Pilsen Agrária;
0.5 Kg de Munich II;
0.5 Kg de mel;
14g Magnun 60 min.
9g East Kent Goldings 30 min;
9g East Kent Goldings 15 min;

OG Estimada: 1067, IBU's: 24.2, ABV: 7.5

Minhas duvidas:

1 - Qual fermento seco posso usar: S-33 ou T-58?

2- Na fermentação, primária e secundária, quais as melhores faixas de temp para os fermentos citados?

3- 10 dias de clarificação a 1º, e posterior envase com uns 7.5 g de áçucar por litro, é uma boa medida?

4- Estou pensando em usar favas de baunilha, ou algum outro adjunto, que conbine com mel. Nesse caso, alguém pode me fornecer alguma informção sobre o melhor procedimento para isso?

Agradeço a atenção pessoal.
 
Boa noite camaradas, estou planejando minha terceira leva. Estou querendo fazer uma Belgian Blond Ale. Vou postar a receita e depois a duvidas.

Receita 20L:
5 Kg Pilsen Agrária;
0.5 Kg de Munich II;
0.5 Kg de mel;
14g Magnun 60 min.
9g East Kent Goldings 30 min;
9g East Kent Goldings 15 min;

OG Estimada: 1067, IBU's: 24.2, ABV: 7.5

Minhas duvidas:

1 - Qual fermento seco posso usar: S-33 ou T-58?

2- Na fermentação, primária e secundária, quais as melhores faixas de temp para os fermentos citados?

3- 10 dias de clarificação a 1º, e posterior envase com uns 7.5 g de áçucar por litro, é uma boa medida?

4- Estou pensando em usar favas de baunilha, ou algum outro adjunto, que conbine com mel. Nesse caso, alguém pode me fornecer alguma informção sobre o melhor procedimento para isso?

Agradeço a atenção pessoal.

Boa noite Csaiter.

1-Qualquer um deles pode ser usado. Eu particularmente iria de S-33 por preferir mais as características dele, que podem ser encontradas no site da fermentis.

2-Junto com as informações no site você pode encontrar as faixas de temperatura ideais para cada um deles. Ou a faixa poderia iniciar com uns 17° no inicio da fermentação, e ir subindo gradativamente até uns 23° para a segunda fase da fermentação. Tem um artigo bem legal sobre isso e sobre clarificação nesse link: http://www.homebrewtalk.com.br/f163...cao-primaria-secundaria-maturacao-etc-403851/

3-10 dias de clarificação está muito bom, no link acima tem também uma explicação sobre essa etapa. Quanto ao primming, também está correto. Você pode utilizar esse link que mostra o processo de cálculo de primming para cada estilo de cerveja: http://hbd.org/brewery/library/YPrimerMH.html

4-Não tenho certeza em relação a essa pergunta. Mas EU ACHO que colocando umas 4 favas de baunilha (para 20 L) esterelizadas depois da segunda fase da fermentação você pode conseguir um bom resultado. O melhor mesmo é você procurar essas informações certinho, no google ou aqui no site mesmo.
 
Valeu pelas respostas Uba. Agradeço a atenção.
Estou em duvidas com relação a utilizar ou não as favas de baunilha. Vou seguir o seu conselho e pesquisar um pouco mais.

Novamente, muito obrigado.
 
Pergunta de iniciante: para ser uma Belgian você não deveria usar pelo menos os fermentos belgas ?
 
Bem, também sou iniciante mas vou tentar responder thadeu. Pelo que eu sei tanto o T-58 quanto o S-33 servem para fazer cervejas no estilo belga, visto que eles conseguem gerar alguns sabores que encontramos nessas cervejas. É claro que o ideal é trabalhar com fermentos líquidos quando queremos uma maior qualidade e sabor fidedigno ao estilo, porém, e aqui vai uma opinião minha, acho que para um iniciante ( como eu ) é mais simples ir treinando com os fermentos secos. São mais fáceis de usar e armazenar.
 

Latest posts

Back
Top