BeerSmith - SG pre-fervura e OG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, no sábado fiz uma leva e anotando tudo para dar aquele pente fino no Beer Smith. Acontece que estou achando uma diferença considerável entre a Densidade pre-fervura e a OG. Na leva em questão medi 1.043 medido a 20 graus C com densímetro. Apos a fervura medi tbm a 20 graus e obtive 1.046. Pelo software, ajustei a eficiência para ter a mesma densidade pre-fervura com o volume obtido e ai o BS calculou que a OG deveria ser 0.007 pontos maior e estou obtendo apenas 0.003 maior. Isso acontece com vcs?

PS: não adiciono mais agua no processo que pudesse indicar alguma diluição.

Sds,

Fabiano da Mata
 
Cada equipamento reage de uma forma, o meu sobe 10 pontos em uma hora, se não chegou onde quero fervo mais um pouco
beersmith é só uma base pra se guiar
Se tiver com og baixa e litragem baixa a eficiência tá baixa, se og tiver baixa e litragem alta, ferva mais que a densidade aumenta
 
A taxa de evaporação tá correta? Qual o volume pré e pós fervura?

Cada equipamento reage de uma forma, o meu sobe 10 pontos em uma hora, se não chegou onde quero fervo mais um pouco
beersmith é só uma base pra se guiar
Se tiver com og baixa e litragem baixa a eficiência tá baixa, se og tiver baixa e litragem alta, ferva mais que a densidade aumenta

Esse método não é muito prático e só poderia ser aplicado em cervejas que tem uma única adição de lúpulo lá pelo início da fervura e fervura mais longa que uns 60min.

Nesse caso seria ok prolongar e o amargor iria apenas aumentar um pouco, mas imagine que você queira uma adição de 20min, como fica? Depois que joga o lúpulo, se você prolongar não vai mais ser adição de 20min, e pra essas adições tardias a diferença não é só no amargor, mas também no sabor e aroma de lúpulo.
 
Concordo, mas se bateu 60min de fervura e a og ta 5 ou mais pontos a baixo, a receita já vai tá fora do esperado , aí, ou ferve mais uns 5/10 minutos e chega mais perto da og esperada, e o perfil de lúpulo da uma desregulada, ou , deixa com og mais baixa e preserva o lúpulo

Eu normalmente fervo mais uns 5 ou 10 minutos
 
Concordo, mas se bateu 60min de fervura e a og ta 5 ou mais pontos a baixo, a receita já vai tá fora do esperado , aí, ou ferve mais uns 5/10 minutos e chega mais perto da og esperada, e o perfil de lúpulo da uma desregulada, ou , deixa com og mais baixa e preserva o lúpulo

Eu normalmente fervo mais uns 5 ou 10 minutos

Eu acho que preferiria deixar a OG mais baixa e acertar na próxima em cervejas com adições tardias, uma IPA por exemplo alguns pontos de gravidade são menos importantes que o aroma de lúpulo de uma adição perto do flame out.

Enfim, terá casos e casos e depois de alguns erros o normal é a gente se adaptar ao equipamento e não errar mais né? Haha
 
Pessoal, estou achando que não expliquei bem. O que eu quis dizer foi:

- Se eu calibrar o BS para ter os volumes pre e pos fervura conforme indicado na receita, então não estou conseguindo bater a mesma densidade.

- Se eu por outro lado eu calibrar para ter as densidades pre e pos fervura conforme a receita, então não empato os volumes.

A taxa de evaporação está adequada, pois medi os volumes pre e pos fervura. O que me resta saber é se há algum parâmetro escondido para ajustar o diferencial de densidades pre e pos fervura.

Sds,

Fabiano da Mata
 
Pessoal, estou achando que não expliquei bem. O que eu quis dizer foi:

- Se eu calibrar o BS para ter os volumes pre e pos fervura conforme indicado na receita, então não estou conseguindo bater a mesma densidade.

- Se eu por outro lado eu calibrar para ter as densidades pre e pos fervura conforme a receita, então não empato os volumes.

A taxa de evaporação está adequada, pois medi os volumes pre e pos fervura. O que me resta saber é se há algum parâmetro escondido para ajustar o diferencial de densidades pre e pos fervura.

Sds,

Fabiano da Mata



Bicho, estou com exatamente o mesmo problema. Algumas vezes acerto, outras vezes não. Teve uma vez que subiu apenas 1 ponto de gravidade, com mais de 5 litros de evaporação. Vai saber o que aconteceu? Será que medi certo antes? Será que precisa mexer bem antes de retirar a amostra da panela? Será que os cálculos para ajuste de gravidade em temperaturas muito altas são precisos?

Sei lá.

Quanto a algum parâmetro escondido no Beersmith, também já procurei e não encontrei. Já faz bastante tempo que essa thread foi postada. Se já tiver mais respostas, por favor, ilumine!

Valeu
 
Bicho, estou com exatamente o mesmo problema. Algumas vezes acerto, outras vezes não. Teve uma vez que subiu apenas 1 ponto de gravidade, com mais de 5 litros de evaporação. Vai saber o que aconteceu? Será que medi certo antes? Será que precisa mexer bem antes de retirar a amostra da panela? Será que os cálculos para ajuste de gravidade em temperaturas muito altas são precisos?

Sei lá.

Quanto a algum parâmetro escondido no Beersmith, também já procurei e não encontrei. Já faz bastante tempo que essa thread foi postada. Se já tiver mais respostas, por favor, ilumine!

Valeu

Os cálculos são suficientemente precisos. Mas pode ter um erro na medição, pois quando você coleta a amostra da PBG a uma alta temperatura o mosto troca calor imediatamente, até com a proveta e o termômetro.

Pode parecer irrelevante. Mas já fiz um teste, um pouco antes de começar o rolling boil coletei a amostra e fiz duas medições de temperatura, uma antes da densidade e outra depois. Pode diminuir uns 10 °C nessa brincadeira, o que é suficiente para alterar o resultado.

Mas só é algo relevante se você tirar a amostrar e fizer a leitura logo em seguida.

Uma opção simples para lidar com isto é deixar a amostra resfriar e acomodar a temperatura. Ou ate mesmo fazer um pequeno banho maria para acelerar o processo e devolver logo pra panela depois de medida a PBG .

Outro quebra galho é fazer uma medição de temperatura antes, medir a densidade e medir a temperatura de novo. Dae você faz a correção pegando a média da temperatura.

Edit: meu termômetro é aqueles de plástico da incoterm. A temperatura demora estabilizar um pouco... talvez o seu modelo sendo diferente este não seja um fator relevante.
 
Os cálculos são suficientemente precisos. Mas pode ter um erro na medição, pois quando você coleta a amostra da PBG a uma alta temperatura o mosto troca calor imediatamente, até com a proveta e o termômetro.

Pode parecer irrelevante. Mas já fiz um teste, um pouco antes de começar o rolling boil coletei a amostra e fiz duas medições de temperatura, uma antes da densidade e outra depois. Pode diminuir uns 10 °C nessa brincadeira, o que é suficiente para alterar o resultado.

Mas só é algo relevante se você tirar a amostrar e fizer a leitura logo em seguida.

Uma opção simples para lidar com isto é deixar a amostra resfriar e acomodar a temperatura. Ou ate mesmo fazer um pequeno banho maria para acelerar o processo e devolver logo pra panela depois de medida a PBG .

Outro quebra galho é fazer uma medição de temperatura antes, medir a densidade e medir a temperatura de novo. Dae você faz a correção pegando a média da temperatura.

Edit: meu termômetro é aqueles de plástico da incoterm. A temperatura demora estabilizar um pouco... talvez o seu modelo sendo diferente este não seja um fator relevante.


Ontem brassei de novo e foquei bastante nas medições. Fiz sempre 3 medições por vez, e todas deram o mesmo resultado, então acho que a técnica que usei está correta:

- Mexi bem o mosto na panela antes de coletar a amostra
- Resfriei sempre a menos de 70ºC (passando de um copo para outro)
- Usei a calculadora do BrewersFriend http://www.brewersfriend.com/hydrometer-temp/
(Inclusive nesta calculadora ela nem permite medir acima de 70ºC).

A calculadora do BeerSmith Mobile 2 (que eu uso) não está correta, pois é calibrada para hidrômetros a 15ºC. Os meus são calibrados a 20ºC.
 

Latest posts

Back
Top