BeerSmith duvida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caeliojunior

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2017
Messages
165
Reaction score
17
Boa tarde, galera!

Estou compondo uma receita de American Ipa no BeerSmith.
Os parametros estão razoaveis; dentro do estilo, etc. Exceto um campo que não sei o que significa e o que eu posso fazer para mudar:

O "ABV apurado"

Está marcando 4,7, junto com um sinal vermelho de aviso que diz "O valor está muito abaixo da faixa recomendada para o estilo da cerveja"

Alguem pode me ajudar?

Valeu!!!:tank:
 
Teor alcoólico baixo. Adiciona mais grãos. Ou deixa assim mesmo e mantenha este teor de álcool.
 
Será que você não está preenchendo os campos que somente deveriam ser preenchidos com os dados reais coletados durante a brassagem?
Não uso o BS em Português, mas acredito que ABV Apurado seja o ABV "real" que ele está dizendo que sua cerveja ficará baseado nos dados que você preencheu, como volume pós fervura, OG etc. Talvez você tenha preenchido campos a mais, por engano.
 
Será que você não está preenchendo os campos que somente deveriam ser preenchidos com os dados reais coletados durante a brassagem?
Não uso o BS em Português, mas acredito que ABV Apurado seja o ABV "real" que ele está dizendo que sua cerveja ficará baseado nos dados que você preencheu, como volume pós fervura, OG etc. Talvez você tenha preenchido campos a mais, por engano.

Cara, acho que não... sempre usei e nunca havia visto isso. Cheguei até a refazer a receita pra ver se sumia!
 
Chegou a criar uma receita nova, do zero ?

Sim! e o mesmo problema: acendeu o "abv apurado", dizendo que está abaixo do estilo.
Mas, fuçando no BS, descobri que existe uma aba, na versão em portugues, chamada "sessão". Nessa aba, existe um campo editavel, chamado "GF medida". Está marcando "1,010". Se alterar esse valor para abaixo de "1,003", normaliza o ABV. Não sei de onde o BS pega esse valor. E se é só despreza-lo... sei lá!
 
Esse campo é o resultado da sua og e sua fg.
Como vc ainda não fez a brassagem, ainda não tem esses valores. Então o beersmith preenche automaticamente.
Esqueça isso por enquanto.
Quando fizer a brassagem vc alimenta o campo da og apurada, e ao final da fermentação preenche o campo da fg medida.
Aí vc terá o apuração correta do abv.
 
Esse campo é o resultado da sua og e sua fg.
Como vc ainda não fez a brassagem, ainda não tem esses valores. Então o beersmith preenche automaticamente.
Esqueça isso por enquanto.
Quando fizer a brassagem vc alimenta o campo da og apurada, e ao final da fermentação preenche o campo da fg medida.
Aí vc terá o apuração correta do abv.

Sim! talvez seja isso mesmo... Mas o estranho, é que nunca precisei preencher esse campo antes, era automatico.

Valeu mesmo, meu irmão! :rockin:
 
Se você mandar o print da tela do beersmith, talvez poderíamos ajudar mais. Mas está com toda a cara de que o apurado seja o real, e que algum parâmetro real esteja errado (eficiência, OG, FG ou tamanho da leva). Tb uso o beersmith em inglês.
 
É exatamente o que o MLiborio falou.
O apurado vem de apuração, de quanto achastes de abv após o final da cerveja.
Essa aba sessão serve para ir preenchendo com os valores que encontrastes durante a brassagem e a fermentação, tanto que tem um espaço onde podes registrar as medidas de densidade durante a fermentação.
Se ao final de tudo o abv apurado ainda estiver fora do estilo aí sim é problema, mas até lá não tem valor pratico nenhum.
 
Se você mandar o print da tela do beersmith, talvez poderíamos ajudar mais. Mas está com toda a cara de que o apurado seja o real, e que algum parâmetro real esteja errado (eficiência, OG, FG ou tamanho da leva). Tb uso o beersmith em inglês.

Esse é o print...
 

Attachments

  • abv.jpg
    abv.jpg
    184.1 KB · Views: 35
É exatamente o que o MLiborio falou.
O apurado vem de apuração, de quanto achastes de abv após o final da cerveja.
Essa aba sessão serve para ir preenchendo com os valores que encontrastes durante a brassagem e a fermentação, tanto que tem um espaço onde podes registrar as medidas de densidade durante a fermentação.
Se ao final de tudo o abv apurado ainda estiver fora do estilo aí sim é problema, mas até lá não tem valor pratico nenhum.

Entendi... É que nunca havia alimentado informações no BS antes... E isso me apareceu só nessa receita.

Obrigado!
 
Na aba sessão você tem que preencher os valores apurados durante a brassagem e fermentação. Com isso vc tem um cálculo preciso de sua eficiência, além do "ABV apurado" do qual questionou. Acho bem interessante essa aba sessão e tem me ajudado muito a melhorar as receitas.
Abraço.
 
Back
Top