Banco água fria, dimensionamento e opções no mercado.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guipmelo

Member
Joined
May 7, 2015
Messages
18
Reaction score
4
Boa noite galera, tudo bem?
Tenho a um tempo procurado opções viáveis para se ter um banco de agua fria / glicol. Tanto para resfriamento do mosto, quanto para um upgrade doa meus fermentadores para uso de glicol.
Já montei um com ar condicionado, não gostei muito do resultado final, além de ser uma tranqueira muito grande.
Encontrei já algumas opções na internet, na WE tem um de capacidade de 21 litros a 2mil e alguma coisa. E a damek também esta produzindo alguns com capacidades variadas.
http://www.grupodamek.com.br/banco-de-agua-fria
Minhas duvidas são quanto a qualidade dos produtos, alguém já usou ou presenciou o uso de algum deles?
E qual seria o dimensionamento adequado. Exemplo brassagem para 50L finais e mais dois fermentadores de 50L.
 
Boa noite galera, tudo bem?
Tenho a um tempo procurado opções viáveis para se ter um banco de agua fria / glicol. Tanto para resfriamento do mosto, quanto para um upgrade doa meus fermentadores para uso de glicol.
Já montei um com ar condicionado, não gostei muito do resultado final, além de ser uma tranqueira muito grande.
Encontrei já algumas opções na internet, na WE tem um de capacidade de 21 litros a 2mil e alguma coisa. E a damek também esta produzindo alguns com capacidades variadas.
http://www.grupodamek.com.br/banco-de-agua-fria
Minhas duvidas são quanto a qualidade dos produtos, alguém já usou ou presenciou o uso de algum deles?
E qual seria o dimensionamento adequado. Exemplo brassagem para 50L finais e mais dois fermentadores de 50L.

nao acha q vale a pena montar um com freezer horizontal e com um termostato? coloca o sensor do termostato no fermentador e quando estiver acima da temperatura desejada liga uma bomba de recirculação de maquina de lavar?

ate tenho essa vontade, mas por enquanto nao vou investir mais em equipamentos
 
nao acha q vale a pena montar um com freezer horizontal e com um termostato? coloca o sensor do termostato no fermentador e quando estiver acima da temperatura desejada liga uma bomba de recirculação de maquina de lavar?

ate tenho essa vontade, mas por enquanto não vou investir mais em equipamentos
Amigo meu uma vez montou com freezer horizontal. O resultado não foi muito bom pois a troca de calor da solução com a do liquido era muito demorada. Ocorrendo uma baixa eficiência energética. Ele chegou a conversar com um técnico de refrigeração e a recomendação era refazer a tubulação para que a mesma ficasse em contato com o liquido e não com a parede do freezer. Pelo preço a se gastar vejo que esse tanque da damek seria uma opção melhor e pronta, visto que não tenho o freezer, caso já o possuísse talvez valeria a pena
 
Boa noite galera, tudo bem?
Tenho a um tempo procurado opções viáveis para se ter um banco de agua fria / glicol. Tanto para resfriamento do mosto, quanto para um upgrade doa meus fermentadores para uso de glicol.
Já montei um com ar condicionado, não gostei muito do resultado final, além de ser uma tranqueira muito grande.
Encontrei já algumas opções na internet, na WE tem um de capacidade de 21 litros a 2mil e alguma coisa. E a damek também esta produzindo alguns com capacidades variadas.
http://www.grupodamek.com.br/banco-de-agua-fria
Minhas duvidas são quanto a qualidade dos produtos, alguém já usou ou presenciou o uso de algum deles?
E qual seria o dimensionamento adequado. Exemplo brassagem para 50L finais e mais dois fermentadores de 50L.
Que resultados finais você não gostou? Como você já tem uma unidade condensadora (compressor + ventilador + condensador) não seria mais barato você montar ela numa base metálica, investir num filtro capilar, em uma caixa térmica assim montada na base metálica lateralmente a unidade condensadora e com um evaporador personalizado como este produto? Esses prontos são salgados e nada me convence que o aproveitamento térmico de um caseiro bem feito seja significativamente inferior.
 
Já não tenho mais o que montei. Devido a mudança de casa me desfiz dele. E gostaria de algo mais bem acabado e menor, meu espaço para isso é limitado.
 
Já não tenho mais o que montei. Devido a mudança de casa me desfiz dele. E gostaria de algo mais bem acabado e menor, meu espaço para isso é limitado.
Não sei se você viu, mas no texto tinha hiperlinks no texto. Escolhendo uma caixa térmica como a da foto dá pra montar ela tanto acima quanto ao lado da unidade condensadora. Veja nos exemplos. Eu acho eles "ajeitados" e compactos.
 

Attachments

  • Mockup1-3.jpg
    Mockup1-3.jpg
    19.9 KB · Views: 32
  • images (4).jpeg
    images (4).jpeg
    26.4 KB · Views: 34
  • images (5).jpeg
    images (5).jpeg
    25 KB · Views: 34
Back
Top