Balde fermentador vazando...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilherme B.

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2019
Messages
68
Reaction score
11
Location
Recife - PE
Bom dia!
Comprei recentemente 4 baldes fermentadores novos de 30 litros, e após colocar uma cerveja para fermentar, descubri que a tampa está com vazamento, ela não está vedando corretamente. Fui comparar com uns baldes antigos que tinha, da mesma marca e percebi que eles mudaram o sistema da tampa, aquela aleta que encaixa no sulco do balde está bem menor. Alguém já percebeu isso? Como faço para vedar o meu balde?
Só consegui fazer com que o air-lock ficasse com desnível após colocar muito peso sobre a tampa...
 
Não sei se conseguem ver pelas fotos o detalhe da aleta, que é bem menor e não encaixa no sulco, não vedando bem.
 

Attachments

  • 20190311_171816.jpg
    20190311_171816.jpg
    12.9 KB · Views: 69
  • 20190311_171822.jpg
    20190311_171822.jpg
    17.3 KB · Views: 67
  • 20190311_171827.jpg
    20190311_171827.jpg
    12.6 KB · Views: 65
E qual o problema disto? hehehehe

brincadeira a parte, a única coisa que vai ocorrer de problema é não ver o air-lock borbulhar.

Não é imperativo que o balde seja hermeticamente lacrado, a não ser para que todo o CO2 saia pelo air-lock.

A função da tampa é não deixar que nada entre no fermentador. De insetos a microrganismos. Lembre-se que os microrganismos não são escaladores então eles só conseguem entrar de cima para baixo. Uma tampa solta sobre o fermentador dá conta do recado.Há até quem use assim mesmo, a tampa solta sobre o balde sem maiores problemas.

Já tiver esta neura, inclusive usava fitas para lacrar os baldes que por ventura não tinha uma ótima vedação. Hoje só tento manter o fermentador minimamente fechado.
 
E qual o problema disto? hehehehe

brincadeira a parte, a única coisa que vai ocorrer de problema é não ver o air-lock borbulhar.

Não é imperativo que o balde seja hermeticamente lacrado, a não ser para que todo o CO2 saia pelo air-lock.

A função da tampa é não deixar que nada entre no fermentador. De insetos a microrganismos. Lembre-se que os microrganismos não são escaladores então eles só conseguem entrar de cima para baixo. Uma tampa solta sobre o fermentador dá conta do recado.Há até quem use assim mesmo, a tampa solta sobre o balde sem maiores problemas.

Já tiver esta neura, inclusive usava fitas para lacrar os baldes que por ventura não tinha uma ótima vedação. Hoje só tento manter o fermentador minimamente fechado.
Não gosto disso, me sinto mais seguro vendo o desnível do air-lock. E quando a fermentação acabar o risco de contaminação na Maturação é maior?
 
Não gosto disso, me sinto mais seguro vendo o desnível do air-lock. E quando a fermentação acabar o risco de contaminação na Maturação é maior?
Não, é menor.

Como terás um ambiente com um pH ácido, com baixo nível de açúcar, com álcool, com os compostos do lúpulo e com um colchão de CO2 sobre ele, a cerveja pronta tende a ser bem resistente.
 
Não, é menor.

Como terás um ambiente com um pH ácido, com baixo nível de açúcar, com álcool, com os compostos do lúpulo e com um colchão de CO2 sobre ele, a cerveja pronta tende a ser bem resistente.
Está bem então!
Mas você acha que existe uma solução fácil e barata para vedar meu balde, só para desencargo de conciência...?
 
Esse tema tem a ver com uma dúvida que tive recentemente. Uso uma bombona (daquelas azuis) para fermentar. Quando baixo a temperatura para assentar a levedura e clarificar a bombona "mucha" porque ela é bem lacrada. quando fui abrir a torneira inicialmente ao invés de sair cerveja, entrou ar. Ouvi barulho de bolhas. Falta de ar dentro da bombona nessa fase seria um problema? Porque penso que oxida menos. Oque acham?
 
Esse tema tem a ver com uma dúvida que tive recentemente. Uso uma bombona (daquelas azuis) para fermentar. Quando baixo a temperatura para assentar a levedura e clarificar a bombona "mucha" porque ela é bem lacrada. quando fui abrir a torneira inicialmente ao invés de sair cerveja, entrou ar. Ouvi barulho de bolhas. Falta de ar dentro da bombona nessa fase seria um problema? Porque penso que oxida menos. Oque acham?
também uso este tipo de bombonas.

O que ocorre é que quando se resfria o fermentador para o cold crash, os gases (e até o líquido) se contraem por pura física. Os gases muito mais que o líquido. Como não há entrada de atmosfera para preencher o espaço que antes era dos gases, a bombona se contrai (murcha).
No meu caso, uso blow-off, então antes de iniciar o cold crash, tiro a mangueira de dentro do líquido e inicio o resfriamento. Já esqueci e meu fermentador deu uma boa "golada" da solução de iodofor.

No teu caso, sempre abra a tampa antes de iniciar a retirada pela torneira, se não as bolhas podem agitar a cerveja e levantar os sedimentos.

Oxidação não será teu maior problema com isto.
 
também uso este tipo de bombonas.

No meu caso, uso blow-off, então antes de iniciar o cold crash, tiro a mangueira de dentro do líquido e inicio o resfriamento. Já esqueci e meu fermentador deu uma boa "golada" da solução de iodofor.

.
Me aconteceu 2x até eu me dar conta que era isso que tava acontecendo... na primeira achei que minha cunhada que tava em casa derrubou a garrafinha e nao me contou.
 
Eu tô com um balde no cold crash e em alguns momentos verifiquei o air lock borbulhando no sentido inverso (entrando ar). Não me parece ter puxado álcool, mas o ar é capaz de ter entrado, então bate um receio de contaminação e tal... Por outro lado fico um pouco tranquilo pq pra chegar lá dentro o ar passa pelo álcool portanto acredito que deve haver alguma "sanitização" do ar.
 
Esse tema tem a ver com uma dúvida que tive recentemente. Uso uma bombona (daquelas azuis) para fermentar. Quando baixo a temperatura para assentar a levedura e clarificar a bombona "mucha" porque ela é bem lacrada. quando fui abrir a torneira inicialmente ao invés de sair cerveja, entrou ar. Ouvi barulho de bolhas. Falta de ar dentro da bombona nessa fase seria um problema? Porque penso que oxida menos. Oque acham?
Dá uma abridinha marota no anel que veda a tampa (não precisa nem tirar nada, só aliviar a trava) e já vai ser o suficiente para despressurizar.
 
Comigo aconteceu de após eu instalar o poço termométrico na lateral do balde (mesmo com o'rings vermelhinhos por dentro e por fora), quando a fermentação começa e a pressão interna no balde aumenta, sempre vaza algumas gotas de mosto que acabam indo parar no fundo da minha geladeira, fazendo aquela meleca.

Seria estas gotas de mosto um problema, devido ao risco de criar leveduras monstrinhos?
 
Comigo aconteceu de após eu instalar o poço termométrico na lateral do balde (mesmo com o'rings vermelhinhos por dentro e por fora), quando a fermentação começa e a pressão interna no balde aumenta, sempre vaza algumas gotas de mosto que acabam indo parar no fundo da minha geladeira, fazendo aquela meleca.

Seria estas gotas de mosto um problema, devido ao risco de criar leveduras monstrinhos?

Se elas não voltarem pro balde está tudo ok...
 
Está bem então!
Mas você acha que existe uma solução fácil e barata para vedar meu balde, só para desencargo de conciência...?
Bom dia, para garantir essa vedação eu coloco Filme PVC na boca da bombona (ou balde) antes de colocar a tampa. Ao colocar o air lock faço um pequeno furo para encaixar o air lock, assim vai permitir que o CO2 saia normalmente.
 
Bom dia, para garantir essa vedação eu coloco Filme PVC na boca da bombona (ou balde) antes de colocar a tampa. Ao colocar o air lock faço um pequeno furo para encaixar o air lock, assim vai permitir que o CO2 saia normalmente.
Mas então só é necessário passar o filme na borda do balde não é, e fechar a tampa?
 
Eu tô com um balde no cold crash e em alguns momentos verifiquei o air lock borbulhando no sentido inverso (entrando ar). Não me parece ter puxado álcool, mas o ar é capaz de ter entrado, então bate um receio de contaminação e tal... Por outro lado fico um pouco tranquilo pq pra chegar lá dentro o ar passa pelo álcool portanto acredito que deve haver alguma "sanitização" do ar.

Ele está borbulhando exatamente por que há uma pressão menor dentro do balde do que fora por conta da contração do gases dentro dele. Dificilmente o álcool do air lock é sugado exatamente pelo desenho dele. OK, alguma micro gotas podem sim ter entrado. Quanto ao ao, ele entrou ou o teu balde já teria "colapsado" e implodido.

O fato de o ar passar pelo álcool não garante em nada sua sanitização, mas como já disse em um post anterior, o ambiente dentro do balde neste momento é inóspito para os contaminantes. é CLARO que em condições de limpeza e sanitárias adequadas do ambiente, no caso a geladeira.
 
Ele está borbulhando exatamente por que há uma pressão menor dentro do balde do que fora por conta da contração do gases dentro dele. Dificilmente o álcool do air lock é sugado exatamente pelo desenho dele. OK, alguma micro gotas podem sim ter entrado. Quanto ao ao, ele entrou ou o teu balde já teria "colapsado" e implodido.

O fato de o ar passar pelo álcool não garante em nada sua sanitização, mas como já disse em um post anterior, o ambiente dentro do balde neste momento é inóspito para os contaminantes. é CLARO que em condições de limpeza e sanitárias adequadas do ambiente, no caso a geladeira.
Jean, voce já viu caso de balde colapsar? Eu uso blow off e no cold crash dobro e amarro a mangueira, ainda não me aconteceu isso, mas vai saber...
 
Já que a conversa é sobre vedação, deixa eu contar mais uma historinha recente que me aconteceu.

Recentemente perdi (perderam) o anel de vedação de uma bombona aqui.
Resumindo: Já acabou a fermentação e tá tudo OK com a cerveja. Isso mesmo, a bombona está só com a tampa em cima, sem vedação. Como a fermentação começou a levantar a tampa e vazar pelos lados, eu enchi um galãozinho de 5l com água e coloquei em cima da tampa pra dar peso e segurar ela lá.

Não estou fazendo apologia do sistema. É só pra lembrar que no desespero, a vida segue.
 
Aconteceu comigo na ultima brassagem. Ate o momento não entendi exatamente o que aconteceu, comprei um balde novo lacrei ele de todos os lados (fez aqueles "cracks") e depois de uns 3 dias tinha um pouco de cerveja no chao da geladeira. Joguei alcool 70 na borda onde aparentemente vazou e estou torcendo para que nao haja contaminação.... e era por isso que o airlock nao estava borbulhando mesmo... kkk
Valeu. Abracos!
 
Back
Top