Balas de Carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
104
Reaction score
28
Ola pessoal,

O que voces acham das balas de carbonatação do Lamas? alguem ja usou?

Achei interessante, pratico e barato. Quando tempo leva pra carbonatar a cerveja? no caso uma weiss?

Eles recomendam 2 balas pra garrafa de 600ml
 
Eu usei e não gostei, parece que carbonatou menos que devia. Mas o maior erro das balas é ser grande demais, não passar no gargalo das garrafas, tem que quebrar - eu martelei com cuidado - os pacotinhos antes e depois enfiar os cacos, o que não é nada prático. Se passassem no gargalo talvez guardasse algumas para emergências.
:mug:
 
Outro dia fiz o priming de uma leva de uns 33 litros de uma weiss. Se não me engano não gastei nem 150 gramas de açúcar refinado no total, e olha que carbonatação de weiss é uns 50 porcento+ de açúcar do que uma ale comum. Considerando que vc compra 1kg por uns 2 reais(até menos) gastei nem 30 centavos.

Se você engarrafar isso dá umas 55 garrafas de 600, ou 110 balas. O preço mais barato lá é 7 reais por 66 balas, isso dá uns 11.70 pra leva inteira. E vale ressaltar que se for uma weiss como dei o exemplos acima, pro estilos, vai ficar choca, porque ela é mais carbonatada, deixei assim só pra ver o contraste.

O argumento de que é mais simples não vale muito, porque não dá quase trabalho nenhum vc jogar numa calculadora o tamanho da leva e a carbonatação que quer, e ferver um pouco dagua e dissolver o açúcar. Colocar 110 balas dentro de 55 garrafas também dá trabalho, se for assim. E esses esforços não são nada diante do trabalho que vc teve até a hora do envase com a sua cerveja.

Pra mim, isso é pura jogada de marketing, não vale nem um pouco a pena gastar 40x mais com essas balas.
 
Raisoshi,

É pensando assim voce tem razão, é que essa foi minha primeira brassagem então tenho medo de errar na quantidade de açucar, ainda mais que estou usando um fermentador de fundo conico, ai nao sei como faria para calcular a quantidade de cerveja que está la dentro, se fosse em um balde é mais facil pela area de um cilindro, ai fiquei com medo de errar e comprei as balas pra testar.

pensei tambem em adicionar o priming com uma ceringa garrafa por garrafa mas ai daria mais trabalho que as balas.

o que me sugere? tem como calcular a quantidade de cerveja em fermentador com fundo conico?

Acho que eu deveria ter colocado aguá antes e ver quanto cabe de agua ate encher o fundo conico ai ficaria facil de calcular o restante que é cilindrico, mas agora ja foi rsrsrsrsrs

Resolvi investir em um fermentador logo de cara na primeira brassagem pois não queria correr o risco de contaminar ou oxidar a cerveja sem contar a praticidade de tirar o fermento pelo fundo fui tirando todo dia um pouco após a fermentaçao e durante a maturação.

Meu equipamento é de 20l e creio que deva ter uns 15 no fermentador, mas não sei
 
Vc pode graduar um balde fermentador de 20 litros e passar pra ele antes de engarrafar, mas aí realmente seria um trabalho a mais. Dar um jeito de medir no fermentador seria uma boa mas não tenho cônico e não sei como é exatamente.
 
Desenterrando o tópico morto. Tenho usado as balas e com certeza da mais trabalho quebrar, abrir o pacotinho e colocar duas balas em cada garrafa antes do envase. Mas no meu caso que não transfiro a cerveja do balde com a levedura, eu acho muito mais pratico do que com seringa, garrafa por garrafa, e ainda não tem o risco de explosão por excesso. O ruim é o preço, mas como engarrafo apenas uns 12 litros por leva ainda não pesa muito.
 
Eu só faço levas de 5 litros, e usava balas, mas dava um trabalho para quebrar e colocar na garrafa. Mas prefiro fazer com açúcar.
 
Bixo, sabe o que é mais pratico que bala de carbonatação? Sache de açucar! Isso mesmo, aqueles de colocar no cafezinho, aqueles saches vem com 5 gramas. Joga um em cada garrafa de 600ml que você vai ter 8,33 gramas por litro, olha na tabela se o estilo aceita e mete bronca!
 
Geralmente eu uso as Balinhas da lamas, nunca tive problemas.
Concordo que é um pouco chato ter q triturar as balas.
A última leva q fiz foi uma Weiss 18 litros.
Achei o resultado muito bom, usei somente o recomendado, 2 balas por garrafa.
Abs
 

Attachments

  • image.jpeg
    image.jpeg
    114.7 KB · Views: 142
Usei duas balas nessa Ipa. Carbonatou por 15 dias. Primeira brassagem.
 

Attachments

  • 98f95c7f-3652-4ddf-baee-c08668dde550.jpg
    98f95c7f-3652-4ddf-baee-c08668dde550.jpg
    84.6 KB · Views: 145
Eu comprei um saquinho dessas balas de fermentação. Elas funcionam, porém não faz o menor sentido eles fabricarem uma bala que não passa direto no gargalo de uma garrafa de cerveja.

É um saco ter que quebrar elas uma por uma, sempre fica um pouquinho dentro dos saquinhos. Se fosse para facilitar a vida, ela deveria ter o tamanho certo!

Como ainda tenho muitas, e minhas levas são de 5L ainda vai demorar um pouco para acabarem. Mas não devo comprar novamente.

Ontem eu testei colocar uma delas em um copo com água fervendo para dissolver. Funcionou, então na minha próxima produção eu devo calcular a quantidade de balas que eu preciso, dissolver em um pouco de água fervendo e colocar no balde fermentador antes de envasar.
 
Não comprem pois elas não passam no gargalo das garrafas. Melhor colocar açúcar utilizando uma colher para medição ou fazer o açúcar invertido. A idéia da bala é excelente, mas o tamanho delas tornará o uso mais complicado.

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Eu comprei um saquinho dessas balas de fermentação. Elas funcionam, porém não faz o menor sentido eles fabricarem uma bala que não passa direto no gargalo de uma garrafa de cerveja.

É um saco ter que quebrar elas uma por uma, sempre fica um pouquinho dentro dos saquinhos. Se fosse para facilitar a vida, ela deveria ter o tamanho certo!

Como ainda tenho muitas, e minhas levas são de 5L ainda vai demorar um pouco para acabarem. Mas não devo comprar novamente.

Ontem eu testei colocar uma delas em um copo com água fervendo para dissolver. Funcionou, então na minha próxima produção eu devo calcular a quantidade de balas que eu preciso, dissolver em um pouco de água fervendo e colocar no balde fermentador antes de envasar.

Sério... o formato das balas é a coisa mais burra que já vi na face da terra! era só fazer em formato mais comprido. Eu teria vergonha de vender uma coisa tão "bem" e "mal" pensada ao mesmo tempo. E o pior é em momento nenhum ninguém pensou em alterar a forma das balas!

E mais.. devíamos criar um DIY de balas prontas, com a receita certa, misturamos o necessário, daí e só jogar em uma forminha e deixar secar e endurecer. Em casas de materiais para confecção de balas e bombons tem forminha de todo jeito. Aí faz uma leva boa de balas, guarda em um pote e já deixa pronto pro dia.
 
Sério... o formato das balas é a coisa mais burra que já vi na face da terra! era só fazer em formato mais comprido. Eu teria vergonha de vender uma coisa tão "bem" e "mal" pensada ao mesmo tempo. E o pior é em momento nenhum ninguém pensou em alterar a forma das balas!

E mais.. devíamos criar um DIY de balas prontas, com a receita certa, misturamos o necessário, daí e só jogar em uma forminha e deixar secar e endurecer. Em casas de materiais para confecção de balas e bombons tem forminha de todo jeito. Aí faz uma leva boa de balas, guarda em um pote e já deixa pronto pro dia.



Acho arriscado! Tem risco de contaminação na produção das balas caseiras.
Mas acho Q pode ser proposital a bala ser maior justamente para quebrar ela, gerando maior área de contato entre sólido e líquido, melhorando a solubilidade em líquido abaixo de 25 graus.
Mas fica a pergunta pq não vender moído?? XD

Eu prefiro fazer priming com açúcar invertido, é melhor para controlar o nível de carbonatação entre outras coisas! Mas acho válida a ideia de usar sachê de açúcar garrafa a garrafa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top