baixa OG inicial

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rlcout

Well-Known Member
Joined
Jan 3, 2016
Messages
60
Reaction score
7
Correção do Titulo: baixa OG final!

Pessoal, fiz uma American Pale Ale. Usei 18 litros para fervura por 60 min a 66º, água filtrada por resina Iônica e carvão ativado com PH de 6,5.

Na recirculação por 40 min acrescentei 14 litros e fiz a lavagem do mosto.

Iniciei a fervura com 22 litros por 60 min, adicionei mais 1 litros e no final eu estava com 21 litros de cerveja. (lupulos adicionados com 60´ e 55´).

O meu OG inicial ficou com 1049 o esperado era entre 1045 - 1056

O problema foi no final, o esperado era entre 1010-1015 mas fiquei com 1020.

Ela fermentou por 7 dias com levedura S-04.

Alguém tem alguma idéia do que pode ter acontecido??
 
Dúvida, seu processo de oxigenação(aeração) do mosto foi bem feito? As vezes não baixou por que não tinha mais oxigênio para a levedura trabalhar.
 
O problema foi no final, o esperado era entre 1010-1015 mas fiquei com 1020.

Ela fermentou por 7 dias com levedura S-04.

Alguém tem alguma idéia do que pode ter acontecido??

Pode ser que não tenha acontecido nada, 7 dias é pouco para terminar a fermentação.

Dá uma sacudida no balde, para colocar mais fermento em suspensão.

Se tiver controle de temperatura, aumente-a em 1 ou 2 graus e espere mais uns dias, depois meça novamente a OG para ver se baixou.
 
Creio que deve ter sido má oxigenação mesmo. Vou tentar adicionar mais um pouco de fermento e ver no que vai dar!!
 
Creio que deve ter sido má oxigenação mesmo. Vou tentar adicionar mais um pouco de fermento e ver no que vai dar!!
Esquece oxigenação, você usou levedura seca. Tem um post fixo na área de Fermentação que fala detalhadamente sobre isso.

Ou seja, aeração, não foi.

Perguntando o básico sempre quando surge essa dúvida.......... você me mediu com densímetro ou refratômetro?

Abraço,
 
hidratei a S-04 com um pouco de mosto a 27º e medi no densímetro com 24º.
 
hidratei a S-04 com um pouco de mosto a 27º e medi no densímetro com 24º.

Então, na verdade você não hidratou o fermento.

Para hidratar, usa-se água apenas.

"Hidratar" com mosto é a mesma coisa que jogar o fermento seco direto no balde.
 

Latest posts

Back
Top