Baixa Eficiencia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AugustoMoura

Member
Joined
Mar 26, 2015
Messages
21
Reaction score
3
Pessoal, por algumas brassagens consecutivas estou tendo baixa eficiencia na conversao. Alguns dados:

Tina de agua quente, mostura e fervura.
Tina de brassagem como m fundo falso.
Recirculaçao constante com bomba chugger.
Proporção de 2.8 litros de agua po kg de malte.
1.5 hora de mostura.
Moagem padrao pra fina.
Agua mineral ph 5.7.
Rampa de 45o. por 15min / 68o. por 1.2 hora.
Sparge a 78o.

Para a receita abaixo feita ontem foram 80L total de agua e OG apos 1h de fervura 1.037. Usando densímetro.

http://brewgr.com/recipe/30268/animalt-belgian-wheat-weizen-weissbier-recipe

Isso tem ocorrido com frequência e nao tenho conseguido resolver.

Podem me ajudar?
 
Pessoal, por algumas brassagens consecutivas estou tendo baixa eficiencia na conversao. Alguns dados:

Tina de agua quente, mostura e fervura.
Tina de brassagem como m fundo falso.
Recirculaçao constante com bomba chugger.
Proporção de 2.8 litros de agua po kg de malte.
1.5 hora de mostura.
Moagem padrao pra fina.
Agua mineral ph 5.7.
Rampa de 45o. por 15min / 68o. por 1.2 hora.
Sparge a 78o.

Para a receita abaixo feita ontem foram 80L total de agua e OG apos 1h de fervura 1.037. Usando densímetro.

http://brewgr.com/recipe/30268/animalt-belgian-wheat-weizen-weissbier-recipe

Isso tem ocorrido com frequência e nao tenho conseguido resolver.

Podem me ajudar?

Qual estilo?
 
Pessoal, por algumas brassagens consecutivas estou tendo baixa eficiencia na conversao. Alguns dados:

Tina de agua quente, mostura e fervura.
Tina de brassagem como m fundo falso.
Recirculaçao constante com bomba chugger.
Proporção de 2.8 litros de agua po kg de malte.
1.5 hora de mostura.
Moagem padrao pra fina.
Agua mineral ph 5.7.
Rampa de 45o. por 15min / 68o. por 1.2 hora.
Sparge a 78o.

Para a receita abaixo feita ontem foram 80L total de agua e OG apos 1h de fervura 1.037. Usando densímetro.

http://brewgr.com/recipe/30268/animalt-belgian-wheat-weizen-weissbier-recipe

Isso tem ocorrido com frequência e nao tenho conseguido resolver.

Podem me ajudar?


Tu mediu com densímetro o mosto quente? fez a conversão pela diferença de temperatura? Se não, pode ser esse o problema. O densímetro é calibrado geralmente pra cerca de 15 ~ 25ºC (dependendo do modelo, tem que ver no manual). Tem diversas tabelas na internet, e tem também a ferramenta do brewer's friend pra isso...

Se fez a conversão, é bem convencional o pessoal perder eficiência pela recirculação constante. Tem que ajustar bem a vazão da bomba, o mais lento possível, pois vazões grandes geralmente acabam causando buracos na cama de grãos, criando caminhos preferenciais para o mosto. Isto baixa a eficiência.

O esquema é aquela boa e velha mangueirinha enrolada sobre a cama de grãos, com fluxo bem lento, causando apenas um leve whirlpool no mosto sobre a cama. Mesma coisa para a água de lavagem...
 
Tu mediu com densímetro o mosto quente? fez a conversão pela diferença de temperatura? Se não, pode ser esse o problema. O densímetro é calibrado geralmente pra cerca de 15 ~ 25ºC (dependendo do modelo, tem que ver no manual). Tem diversas tabelas na internet, e tem também a ferramenta do brewer's friend pra isso...

Se fez a conversão, é bem convencional o pessoal perder eficiência pela recirculação constante. Tem que ajustar bem a vazão da bomba, o mais lento possível, pois vazões grandes geralmente acabam causando buracos na cama de grãos, criando caminhos preferenciais para o mosto. Isto baixa a eficiência.

O esquema é aquela boa e velha mangueirinha enrolada sobre a cama de grãos, com fluxo bem lento, causando apenas um leve whirlpool no mosto sobre a cama. Mesma coisa para a água de lavagem...

Eu medi a densidade após passar pelo chiller. Estava em 27o. Então a variação é muito pequena.

Posso melhorar na próxima a questão da vazão da recirculação constante, mas já é pequena também. Creio que não trará grandes melhorias.

Posso pensar que seriam grãos velhos ou algo assim, mas ai eu dei muito azar nas últimas compras...rs..

Obrigado pelo apoio.
 
Pessoal, por algumas brassagens consecutivas estou tendo baixa eficiencia na conversao. Alguns dados:

Tina de agua quente, mostura e fervura.
Tina de brassagem como m fundo falso.
Recirculaçao constante com bomba chugger.
Proporção de 2.8 litros de agua po kg de malte.
1.5 hora de mostura.
Moagem padrao pra fina.
Agua mineral ph 5.7.
Rampa de 45o. por 15min / 68o. por 1.2 hora.
Sparge a 78o.

Para a receita abaixo feita ontem foram 80L total de agua e OG apos 1h de fervura 1.037. Usando densímetro.



Isso tem ocorrido com frequência e nao tenho conseguido resolver.

Podem me ajudar?

Quais foi o malte pilsen utilizado?
O trigo foi maltado ou não-maltado?

Tem certeza que a moagem foi adequada?
 
Foi globalmalt e o trigo maltado.

Não tenho nenhuma experiência com maltes da globalmalt.
Pode ser um problema de pH da mostura,mas eu usando a mesma água de Campinas, sem fazer ajustes, nunca tive grandes problemas.

Você está escoando o mosto lentamente durante o fly sparge?Em geral eu demoro mais de 1 hora para escoar todo meu mosto,esse é um fator que altera a eficiência.
 
Você está escoando o mosto lentamente durante o fly sparge?Em geral eu demoro mais de 1 hora para escoar todo meu mosto,esse é um fator que altera a eficiência.

Eu ia dizer isso que o hopdevils falou. Eu tive muitos problemas de eficiência no começo e todas as vezes foi por fazer um sparge rápido demais. Ele deve ser feito bem lentamente. Depois que passei a fazer o sparge mais lento entre 1h a 1:30 minha eficiência subiu de 50% para 80%.
 
Não tenho nenhuma experiência com maltes da globalmalt.
Pode ser um problema de pH da mostura,mas eu usando a mesma água de Campinas, sem fazer ajustes, nunca tive grandes problemas.

Você está escoando o mosto lentamente durante o fly sparge?Em geral eu demoro mais de 1 hora para escoar todo meu mosto,esse é um fator que altera a eficiência.

Esse é um processo que vou implementar. Como uso brewstand abro a valvula da agua do sparge e deixo chegar quase no topo da panela ai ja direciono o fluxo da bomba para a panela de fervura.

Obrigado pela dira.
 
Eu ia dizer isso que o hopdevils falou. Eu tive muitos problemas de eficiência no começo e todas as vezes foi por fazer um sparge rápido demais. Ele deve ser feito bem lentamente. Depois que passei a fazer o sparge mais lento entre 1h a 1:30 minha eficiência subiu de 50% para 80%.

Ótima dica, vou testar na próxima brassagem e aviso voces. Creio que pode ser isso mesmo.

Obrigado.
 
Eu ia dizer isso que o hopdevils falou. Eu tive muitos problemas de eficiência no começo e todas as vezes foi por fazer um sparge rápido demais. Ele deve ser feito bem lentamente. Depois que passei a fazer o sparge mais lento entre 1h a 1:30 minha eficiência subiu de 50% para 80%.

Galera, deixa eu pegar carona nesse tópico pra tirar uma dúvida. Eu uso o BIAB e to indo pra minha segunda brassagem.

Já vi o Guenther dizendo que quando usa o BIAB assume 65% de eficiência. Ele quer dizer isso na extração de açúcar, certo? O mesmo é o que o NeoRamza tá falando ai em cima, certo?

E como faço o cálculo dessa eficiência?
 
Não é necessário assumir eficiência. Pode-se calculá-la se você tiver informações sobre o malte, tais como o extrato de moagem, diferença de rendimento e umidade. Como essas informações, pode-se calcular o extrato máximo do mosto e por consequencia, a densidade máxima que se obterá com uma certa quantidade do mosto. Depois, compara-se a densidade ou extrato do mosto da sua batelada, com aquele valor máximo de ser obtido com o malte utilizado, e obtém-se o rendimento.
 
Galera, deixa eu pegar carona nesse tópico pra tirar uma dúvida. Eu uso o BIAB e to indo pra minha segunda brassagem.

Já vi o Guenther dizendo que quando usa o BIAB assume 65% de eficiência. Ele quer dizer isso na extração de açúcar, certo? O mesmo é o que o NeoRamza tá falando ai em cima, certo?

E como faço o cálculo dessa eficiência?
O primeiro passo, é ter informações sobre as características do malte. Depois, seguir os passos descritos acima. Há varias formas de se medir densidade e várias equações para converter densidade em extrato e vice versa.
 
E como faço o cálculo dessa eficiência?

O ideal é você usar o BeerSmith ou algo do tipo. Ficar fazendo esses cálculos na mão pra mim é loucura. Acho válido você aprender depois a fazer isso, mas no dia a dia o ideal é usar programa.
 
O ideal é você usar o BeerSmith ou algo do tipo. Ficar fazendo esses cálculos na mão pra mim é loucura. Acho válido você aprender depois a fazer isso, mas no dia a dia o ideal é usar programa.

Não sugiro fazer todos os cálculos com caneta e papel. Mas é razoavelmente simples colocá-las numa planilha como o excel (ou similares freeware).
De qualquer forma, para um cálculo preciso da eficiência, é necessário informações sobre o malte.
 

Attachments

  • Malte_Pilsen_Agraria1.jpg
    Malte_Pilsen_Agraria1.jpg
    157.6 KB · Views: 28
Back
Top