Baixa eficiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frcronos

Member
Joined
Apr 28, 2017
Messages
16
Reaction score
2
Olá pessoal. Meu primeiro tópico aqui, apesar de ter interagido em alguns já.


Depois da minha 4º brassagem decidi abrir esse tópico porque realmente não sei mais o que fazer pra melhorar a eficiência das minhas brassagens.


Ocorre que, desde a primeira, utilizando uma receita pronta do Lamas, uma APA de 20 litros, só consigo chegar em 14 litros. Após a brassagem eu meço a densidade pré-fervura e vou fazendo a lavagem somente até chegar na densidade indicada no beersmith. Depois fervo e vou pra fermentação. Prefiro me orientar pela densidade e fazer menos cerveja do que fazer uma totalmente fora.


Meu equipamento é uma panela de 32 litros onde faço a brassagem com fundo falso, depois trasfego pro balde, limpo a panela e volto o mosto nela pra fervura.

A brassagem faço 90 minutos com panela desligada, conforme aprendi aqui no forum mesmo, mas sinceramente nunca fiz o teste do iodo. Pretendo fazer isso na próxima brassagem.


Na última brassagem eu fiz as seguintes modificaçõs no equipamento:
- coloquei uma mangueira cortada em volta do fundo falço para tirar a folga dele com a panela.
- comprei uma bomba simples para recirculação.
Porém mesmo assim não consegui passar dos 14 litros mesmo utilizando uma qtd maior de malte.

Segue a receita da última brassagem:
- 5.3kg malte pilsen
- 0.5kg malte crystal 150ebc
- 20g lúpulo columbus 60min
- 10g lúpulo cascade 20min

Caso alguém possa me dar umas dicas, fico grato. Já li e reli esse forum e não encontrei nada que possa utilizar como norte. Sempre li que sistema de fundo falso dá uns 70% de eficiência, inclusive o arquivo de configuração do BS fornecido pelo Lamas para esse equipamento vem com esse valor. Porém sempre fico ali entre 45 e 50%.

Desde já agradeço.

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Fundo falso com bomba deveria atingir proximo a 80%. Algumas duvidas:
- sempre atinge a OG esperada? Entendi que sim;
- a moagem tem deixado muitos graos inteiros?
- mistura bem os graos no mosto para nao deixar bolas?
- qual a temperatura da agua da lavagem?
- mede ph do mosto?
Abraço!
 
Perguntas acima +
Vc só falou que mede a densidade pre-fervura, já mediu a densidade que manda pro fermentador?
Fez as correções de temperatura na hora que fez as medições?


André Wenderosck
 
- sempre atinge a OG esperada? Entendi que sim;
Sim. Mas com isso preciso abrir mão da qtde, pois se coloco mais água na lavagem acabo não atingindo.
- a moagem tem deixado muitos graos inteiros?
Esse é um ponto complicado porque não tenho moedor, compro já moído. Sempre comprei assim no Lamas e imagino que eles saibam o que fazem, mas realmente pode ser o ponto do problema.
- mistura bem os graos no mosto para nao deixar bolas?
Sempre procuro mexer bem, mas vou focar melhor nisso na próxima.
- qual a temperatura da agua da lavagem?
Sempre uso água a 78º
- mede ph do mosto?
Não. Nunca medi. Uso água mineral PH 5,16. Mas o mosto não sei qto fica.

- Vc só falou que mede a densidade pre-fervura, já mediu a densidade que manda pro fermentador?
Sim, meço antes de ferver pra parar a lavagem, mas meço e anoto a OG antes de mandar pro fermentador. Normalmente quado a pré-fervura bate com o BS a OG tbm bate.
- Fez as correções de temperatura na hora que fez as medições?
Sim. Uso a calculadora do BS.

Na minha segunda brassagem eu ignorei as densidades e foquei na qtd de água. Ficou uma cerveja muito fraca de tudo. Pior que sub-zero (mas não tão ruim no sabor). Mas mandei 20L pro fermentador. Fiz como aprendizado.

Agradeço pelas dicas, pessoal! Se mais alguém tiver dicas, críticas ou sugestões, fico grato.
 
Nao me parece estar fazendo nada muito errado.
O problema nao deve estar na moagem do grao e acho que o ph nao é o maior problema (se é que esta fora do ideal). Talvez compense tentar fazer a lavagem bem devagar (em torno de 30min para completar a panela de fervura). Fly sparge facilita essa etapa.
 
Deve ser esse o problema. Estou lendo e vendo vídeos sobre a lavagem. Fly e batch sparge e realmente acho que aí que estou pecando. Acho que estou sendo afobado. Vou tomar mais cuidado com isso na próxima e depois posto o resultado.

Obrigado!
 
Deve ser esse o problema. Estou lendo e vendo vídeos sobre a lavagem. Fly e batch sparge e realmente acho que aí que estou pecando. Acho que estou sendo afobado. Vou tomar mais cuidado com isso na próxima e depois posto o resultado.

Obrigado!

Esse é realmente um ponto muito importante na eficiência.
Indico-te um fly sparge de 1 hora,como é padrão.Você verá um salto de eficiência dramático em suas levas.
Como você já usa água mineral com pH 5 e pouco também não tem porque se preocupar muito com a extração de taninos nessa etapa.
 
Moagem, lavagem e sistema de filtragem são os fatores mais influentes na eficiência.

Não importa que venha de loja, sempre fique de olho na moagem. Se tiver alguns poucos grãos inteiros já é ruim, não deve ter nenhum na amostra que vc analisar.

Aliás, se compra já moído, utiliza eles bem em breve? Se esse malte moído fica vários dias parado até a brassagem, isso pode ser um fator também. O teste de iodo pode te ajudar a verificar isso... é um teste simples demais e dá confiança pro cervejeiro iniciante de que está tudo certo ali.

30 minutos de lavagem está longe de ser bem devagar, seria uma lavagem rápida até. Algo proximo de 60 minutos já seria mais aceitável.

Pode tentar atacar esses pontos mencionados, mas se ainda não tiver êxito pode ser que esteja deixando alguma coisa importante de lado que não tenha percebido... isso já me aconteceu mais de uma vez. Nesse caso o melhor a fazer é revisar todo o processo da parte quente, dar uma relida no How to Brew e ver se realmente está de acordo.

Abraço
 
Dicas precisas.

Muito obrigado mesmo. Vou brassar novamente em breve e trago as novidades!

Abraços!

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Pelo que já ouvi o pessoal falando malte moído no máximo 3 dias, no início 2 primeiras levas, comprei malte moído da internet, veio no vácuo, mais não sacarificou nem deixando 2h, também tive baixa eficiência na extração dos açúcares, Depois que comecei a moer em casa, ou comprar o malte moído na hora da brewshop que achei aki perto de casa, nunca mais tive problemas eficiência subiu quase 15%

André Wenderosck
 
Eu compro meu malte já moído no mesmo lugar e não tive problemas, que termômetro vc usa? Eu já tive problemas de eficiência pois meu termômetro digital estava descalibrado eu achando que estava mantendo 65 graus e estava colocando 68 quando eu constatei esta divergência eu corrigi e voltei a ter a eficiência, qual rampa estas usando?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
E sempre bom verificar a calibragem de termômetro, principalmente os digitais, termômetros de Mercurio (marcas confiaveis) costumam ter menos chance de vir com defeito de calibração

André Wenderosck
 
Pelo que já ouvi o pessoal falando malte moído no máximo 3 dias, no início 2 primeiras levas, comprei malte moído da internet, veio no vácuo, mais não sacarificou nem deixando 2h, também tive baixa eficiência na extração dos açúcares, Depois que comecei a moer em casa, ou comprar o malte moído na hora da brewshop que achei aki perto de casa, nunca mais tive problemas eficiência subiu quase 15%

Já estou vendo pra comprar um moedor e passar a comprar malte sem moer. Isso é uma coisa que já estava programando, até porque pretendo comprar o malte base em saca pra economizar.

Eu compro meu malte já moído no mesmo lugar e não tive problemas, que termômetro vc usa? Eu já tive problemas de eficiência pois meu termômetro digital estava descalibrado eu achando que estava mantendo 65 graus e estava colocando 68 quando eu constatei esta divergência eu corrigi e voltei a ter a eficiência, qual rampa estas usando?

Uso termômetro analógico, desses de mercúrio mesmo. Creio que não haja calibração para ele. Quanto à rampa, depende do estilo. Nas APAs normalmente 68º. Na Weizenbock fiz parada de ácido ferúlico a 42º por 15min e depois 1h30 em 67º.

E sempre bom verificar a calibragem de termômetro, principalmente os digitais, termômetros de Mercurio (marcas confiaveis) costumam ter menos chance de vir com defeito de calibração

Vou pesquisar melhor sobre o termômetro. E pretendo comprar um de panela também assim terei duas medições para comparar. Difícil vai ser saber qual dos dois estará errado, se der diferença. Precisarei de um 3º para tira-teima...rs

Bom, vou tomar essas medidas e fazer os devidos investimentos. Voltarei com boas novidades, assim espero.

Muito obrigado mais uma vez, mestres!
 
Dae pessoal.

Passando pra mais uma vez agradecer o pessoal que ajudou aí... Fiz a moagem no dia e fiz batch sparge da forma correta e voila! Bateu a OG e a qtd de mosto. Eficiência nos 70% como sempre vinha tentando.

Grande abraço, moçada!

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Dae pessoal.

Passando pra mais uma vez agradecer o pessoal que ajudou aí... Fiz a moagem no dia e fiz batch sparge da forma correta e voila! Bateu a OG e a qtd de mosto. Eficiência nos 70% como sempre vinha tentando.

Grande abraço, moçada!

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP

Fabio!! blz?
Mano, eu fiz minha terceira brassagem aqui agora, nas outras 2 tinha conseguido 67% de eficiência, e dessa vez apenas 61%!! Eu faço a moagem do malte um dia antes de brassar na loja do Lamas, e dessa vez eu percebi que tinha alguns grãos inteiros, mas preferi não moer tudo de novo pois achei que poderia perder muito mais com os farelos que iriam voar do que ganhar com a moagem dos grãos que ficaram inteiros, então acredito que seja esse o motivo da minha queda de rendimento. Porém sempre achei ele baixo.

Enfim, as únicas coisas que você mudou pra conseguir aumentar a eficiência foi a moagem e a lavagem? Eu faço batch sparge também pq uso bazooka, vc disse que passou a faze-lo da forma correta, como vc fez?

Abraço.
 
Opa! Blz!?



Então kra, meu erro era bem estúpido, mas foi falta de ler mais atenciosamente os materiais, e confesso que também foi teimosia de achar que eu não precisava de um curso, que dava pra aprender tudo pela internet. Pois é, tem coisas que não estão bem claras nos videos, e uma delas é o sparge.



O que eu fazia?

Após a brassagem eu escoava toda a panela, deixava a torneira aberta e ia adicionando a água lentamente, com jarra. A água descia direto, sem tirar devidamente o açúcar dos grãos. Erro estúpido. Era um batch meio fly e no fim não servia pra nada.



O que passei a fazer?

Agora eu verifico no software a quantdade exata da água da lavagem e aqueço. Depois eu escoo a panela, fecho a tornira, acrescento toda água da lavagem, mexo bastante, recirculo até limpar bem o mosto e aí sim escoo a panela de novo.



Sim, um erro tosco de quem não estudou corretamente antes de se aventurar. Deve acontecer muito.


Espero ter ajudado, apesar de não acreditar que tenha mais alguém fazendo essa cagada que eu fazia....rs

Abrç!

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Eu uso bazooKa e uso as 2 tecnicas de batch e fly juntas.
Duvido a água de lavagem em 3 partes, 1 parte Faço flysparge, depois eu paro a lavagem dreno, adiciono a parte 2 misturo os grão como na batch sparge, recirculo e dou continuidade no com a 3 parte no flysparge.

André Wenderosck
 
Nesse caso creio que seu problema não seja o sparge. Pelo que já ouvi falar, acho que pra bazooka essa eficiência não está ruim. Mas o pessoal que tem mais experiência pode dizer com mais precisão.

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Opa! Blz!?



Então kra, meu erro era bem estúpido, mas foi falta de ler mais atenciosamente os materiais, e confesso que também foi teimosia de achar que eu não precisava de um curso, que dava pra aprender tudo pela internet. Pois é, tem coisas que não estão bem claras nos videos, e uma delas é o sparge.



O que eu fazia?

Após a brassagem eu escoava toda a panela, deixava a torneira aberta e ia adicionando a água lentamente, com jarra. A água descia direto, sem tirar devidamente o açúcar dos grãos. Erro estúpido. Era um batch meio fly e no fim não servia pra nada.



O que passei a fazer?

Agora eu verifico no software a quantdade exata da água da lavagem e aqueço. Depois eu escoo a panela, fecho a tornira, acrescento toda água da lavagem, mexo bastante, recirculo até limpar bem o mosto e aí sim escoo a panela de novo.



Sim, um erro tosco de quem não estudou corretamente antes de se aventurar. Deve acontecer muito.


Espero ter ajudado, apesar de não acreditar que tenha mais alguém fazendo essa cagada que eu fazia....rs

Abrç!

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP

Entao, eu faço o batch sparge exatamente do jeito que vc passou a fazer (o jeito certo), eu faço o mash a 65ºC durante 90 min, e faço a moagem no máximo 24 horas antes de brassar. Não consigo entender o motivo da minha eficiência tão baixa!

Eu uso bazooKa e uso as 2 tecnicas de batch e fly juntas.
Duvido a água de lavagem em 3 partes, 1 parte Faço flysparge, depois eu paro a lavagem dreno, adiciono a parte 2 misturo os grão como na batch sparge, recirculo e dou continuidade no com a 3 parte no flysparge.

André Wenderosck

André, acho que entendi o que vc faz, mas será esse o motivo da sua eficiência alta? Fazendo o batch sparge normal, como o fabio mencionou (assim como o Palmer), a eficiência media deveria ser 75%, sabe o que pode contribuir pra minha baixíssima eficiência? (será que eu devo abrir um tópico novo pra discutir isso?)
 
Qua do fazia batch normal ou fly normal chegava a 70% depois de unir os dois varia entre 75 e 77%.
As perdas pra trub e no fermemtador também afetam essa eficiência, ou seja, quando Faco 10l minha eficiência e menor, pois as perdas fazendo 30 ou 10 ou 20 são as mesmas.

André Wenderosck
 
Qua do fazia batch normal ou fly normal chegava a 70% depois de unir os dois varia entre 75 e 77%.
As perdas pra trub e no fermemtador também afetam essa eficiência, ou seja, quando Faco 10l minha eficiência e menor, pois as perdas fazendo 30 ou 10 ou 20 são as mesmas.

André Wenderosck

acho que não afeta a eficiência pq o cálculo ja conta com o volume perdido na panela de fervura que vc colocou no seu equipamento (falando em calculo do Beersmith)... achei meus 62% de eficiência bem brochante... vou focar em fazer uma moagem bem feita da próxima vez e ver se aumenta um pouco!

Será que o PH da agua pode ser o problema tb? eu usei galão de agua, no rotulo dizia ter o PH 6,18.

Me explica direito como vc faz esse sparge seu? com volume de agua utilizado em cada etapa e tal?
 
acho que não afeta a eficiência pq o cálculo ja conta com o volume perdido na panela de fervura que vc colocou no seu equipamento (falando em calculo do Beersmith)... achei meus 62% de eficiência bem brochante... vou focar em fazer uma moagem bem feita da próxima vez e ver se aumenta um pouco!

Será que o PH da agua pode ser o problema tb? eu usei galão de agua, no rotulo dizia ter o PH 6,18.

Me explica direito como vc faz esse sparge seu? com volume de agua utilizado em cada etapa e tal?


Costumo acertar os sais de acordo com o estilo da cerveja que faço, porém é bom saber que o próprio malte joga seu ph para os níveis ideais acidificando ele no caso. A questão a se preocupar é com a água da lavagem. Esta sim precisa ter o ph na faixa ideal.
 
Costumo acertar os sais de acordo com o estilo da cerveja que faço, porém é bom saber que o próprio malte joga seu ph para os níveis ideais acidificando ele no caso. A questão a se preocupar é com a água da lavagem. Esta sim precisa ter o ph na faixa ideal.

Pelo que li no Palmer ele fala o contrário:
“Lowering the pH of your sparge water is usually unnecessary. The malts in the mash have a lot of buffering power that will last until the gravity falls below 1.012. Batch sparge and no-sparge techniques typically have second runnings that are 1.016 or greater, so tannin and silicate extraction are inhibited.”

Trecho de: John J. Palmer. “How to Brew: Everything You Need to Know to Brew Beer Right the First Time”. iBooks.

Ele só recomenda mexer com a agua da lavagem se ela for muito alcalina (a minha o PH é 6,18, portanto ela é acida) e vc tem certeza por experiência própria que deve ajustar o PH dela...

Pela minha nula experiencia no assunto, acho que prefiro só confiar nisso por em quanto e tentar acertar outros possíveis erros no meu processo (por enquanto só consigo pensar na moagem mesmo)
 
Me explica direito como vc faz esse sparge seu? com volume de agua utilizado em cada etapa e tal?
Então levo 35l pra panela de fervura e perco 5 pra evaporação.
A conta e a seguinte mostura 15l menos 6 de absorção sobra 8-9l
Lavagem são os 9l mais o que falta pra atingir os 35l ou seja 26l pra lavar, arredondo pra 30l.
Divido cada etapa em 10l. Flysparge (10l), dreno tudo, adiciono mais 10l misturo bem, recirculo, faço outro flysparge com os 10l que sobraram.
Fazendo 2 etapas, sem drenar não da muita diferença não 2-3 pontos ai fica assim. Flysparge 15l, mistura tudo, recircula, e continua o flysparge com os outros 15l.
Geralmente uso 6k de malte pra esses 30l.
Eu só Faço isso quando Faço 30l, quando faço 10 faço biab.
Esse processo demora umas 2h, 1:30h nas lavagens e uns 15-25min na recirculação (uso bomba) o segredo do flysparge e fazer devagar, deixo a água na panela a 80°c
Eu ainda não parei pra medir a densidade no final da Lavagem, tava lendo que deve-Se parar a lavagem quando a densidade que sai chega a 1010. Creio que dessa forma eu paro de lavar bem antes de chegar nesses 1010, pq o mosto ainda sai muito doce no final.
A próxima vou fazer 20l e ir medindo a densidade do mosto.


André Wenderosck
 
Eu sempre foco na densidade. Com isso as duas APAs que eu fiz até hoje quase viraram IPAs. Isso porque parei de lavar quando atingi a densidade pré fervura e no final um lote que deveria ser de 20l ficou com 14l, com a mesma qtd de lúpulo. Ficou boa, mas amargor em excesso para o estilo.

Agora estou ansioso pra finalmente acertar a APA de 20l com qtd correta de lúpulo. Vou brassar em breve.

Abrçs.

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Eu sempre foco na densidade. Com isso as duas APAs que eu fiz até hoje quase viraram IPAs. Isso porque parei de lavar quando atingi a densidade pré fervura e no final um lote que deveria ser de 20l ficou com 14l, com a mesma qtd de lúpulo. Ficou boa, mas amargor em excesso para o estilo.

Agora estou ansioso pra finalmente acertar a APA de 20l com qtd correta de lúpulo. Vou brassar em breve.

Abrçs.

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP

Isto já foi mais de um vez discutido aqui no fórum:
- Foco na densidade, acerto da ABV

X

- Foco no volume, acerto de cor e IBU.

Hoje foco muito mais no volume do que OG. Se ela ficou alta, corrijo a receita, se ficou baixa, corrijo a receita.
 
Eu sempre foco na densidade. Com isso as duas APAs que eu fiz até hoje quase viraram IPAs. Isso porque parei de lavar quando atingi a densidade pré fervura e no final um lote que deveria ser de 20l ficou com 14l, com a mesma qtd de lúpulo. Ficou boa, mas amargor em excesso para o estilo.

Agora estou ansioso pra finalmente acertar a APA de 20l com qtd correta de lúpulo. Vou brassar em breve.

Abrçs.

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
Isso foi simplesmente erro na hora de estimar o volume evaporado.
Eu fiz marcações internas na minha panela de 5 em 5 litros e externa Marcacão de 2 em 2 litros, assim eu sei com precisão o volume que eu tenho e consigo ir corrigindo a intensidade da fervura, ou até mesmo adicionar um pouco de água pra corrigir volume antes de acabar a fervura. Pra não correr risco de contaminar.

André Wenderosck
 
Pelo que li no Palmer ele fala o contrário:
“Lowering the pH of your sparge water is usually unnecessary. The malts in the mash have a lot of buffering power that will last until the gravity falls below 1.012. Batch sparge and no-sparge techniques typically have second runnings that are 1.016 or greater, so tannin and silicate extraction are inhibited.”

Trecho de: John J. Palmer. “How to Brew: Everything You Need to Know to Brew Beer Right the First Time”. iBooks.

Ele só recomenda mexer com a agua da lavagem se ela for muito alcalina (a minha o PH é 6,18, portanto ela é acida) e vc tem certeza por experiência própria que deve ajustar o PH dela...

Pela minha nula experiencia no assunto, acho que prefiro só confiar nisso por em quanto e tentar acertar outros possíveis erros no meu processo (por enquanto só consigo pensar na moagem mesmo)

Creio mesmo que não seja a água a motivadora de sua baixa eficiência.

Trabalhar com o PH da água e adição de sais é algo que é secundário em ante a um bom processo de mosturação. Não que não seja importante. A água trabalhada melhorou minhas cervejas. Mas eu ainda acho que a baixa eficiência no seu caso vem da moagem, sacarificação e lavagem.

esse tópico aqui é interessante caso queira dar uma olhada:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409195

Abraço,

Att. Daniel Bossan
 

Latest posts

Back
Top