Baixa carbonatação no priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tiguiça

Member
Joined
Dec 7, 2018
Messages
14
Reaction score
1
Location
São Paulo
Pessoal é o seguinte:
Brassei 3 brejas, uma English IPA, uma American IPA e uma Blonde Ale. Dessas três todos os processos foram idênticos, e com os mesmos equipamentos, menos os ingredientes. Coloquei whirfloc e gelatina em todas para clarificação. A dúvida, e o meu estranhamento, é com o fato de a Blonde Ale e a American IPA ter ficado com baixíssima carbonatação e a English IPA com alta carbonatação. Todas com priming de 05 g\L. O que tinha de igual nessas duas com baixa carbonatação foram o fermento Us05 e o lúpulo citra. ( fiz a Blonde Ale com single hop de citra). Alguém tem ideia do que pode ter acontecido. passaram mais de 15 dias e ainda não tem gás legal.
 
Tiguiça, moro no interior de SP, Araraquara e nas ultimas 2 semanas deu uma esfriada boa aqui na região, tu pode armazenar em local muito fresco também, além do que 15 dias pode ser pouco tempo para um bom primming.
Eu diria para ter um pouco mais de paciência, talvez mais 10 dias, e então tirar conclusão se fora erro em algum procedimento ou era questão de tempo.
 
Tiguiça, moro no interior de SP, Araraquara e nas ultimas 2 semanas deu uma esfriada boa aqui na região, tu pode armazenar em local muito fresco também, além do que 15 dias pode ser pouco tempo para um bom primming.
Eu diria para ter um pouco mais de paciência, talvez mais 10 dias, e então tirar conclusão se fora erro em algum procedimento ou era questão de tempo.
Boa! Vou esperar... impacientemente. Rs
 
Outra coisa é que normalmente 5 g/l vai gerar carbonatação média/baixa, independentemente.
 
Outra coisa é que normalmente 5 g/l vai gerar carbonatação média/baixa, independentemente.
Também tem isso.... sempre uso entre 6,5 e 7 g/l

A que ficou com carbonatação alta pode ter ficado com açúcar fermentável residual... fermentação incompleta..
Daí esse açúcar foi consumido junto no primming
 
Mais um detalhe,
O açucar invertido (primming com açucar e algumas gotas de limão) acelera a carbonatação, ocorre porque o açucar funciona como um "catalisador" no primmig. Se tens pressa em carbonatar, na próxima vez adicione algumas gotas de limão na hora da fervura.
Acompanho grupos onde alguns cervejeiros abrem a primeira cerveja com 3 ou 4 dias, eu acho um absurdo porque, por mais que se tenha uma rápida carbonatação ela está longe de ficar boa com 3 ou 4 dias. Mas cada um cada um.
 
Também tem isso.... sempre uso entre 6,5 e 7 g/l

A que ficou com carbonatação alta pode ter ficado com açúcar fermentável residual... fermentação incompleta..
Daí esse açúcar foi consumido junto no primming

Verdade, esqueci de comentar sobre a com alta carbonatação.
 
Back
Top