Baixa Atenuação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Joined
Jul 30, 2015
Messages
324
Reaction score
48
Olá pessoal.

Fiz 3 levas de uma ESB e todas as 3 tiveram baixa atenuação. Minha FG era pra ser 1,014 e todas as 3 vezes ficou em torno de 1,030.

Quais seriam os possíveis motivos para essa baixa atenuação ??

Receita:

5,00 kg Malte Pale Ale
0,50 kg Malte Crystal
0,25 kg Malte Caramunich
15 g Lúpulo Target (60 minutos)
12 g Lúpulo First Gold (60 minutos)
10 g Lúpulo Goldings (5 minutos)
5 g Lúpulo Northdown (5 minutos)
Fermento S-04
15 litros de água para brassagem
25 litros de água para lavagem

OG: 1,056
FG: 1,014
ABV: 5,5 %
IBU: 38,4
SRM: 13,4


Algumas informações:

- FG medida com densímetro
- Fermento utilizei 1 grama para cada litro
- Adicionei o fermento seco direto no balde de fermentação


Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço..
 
Estranho, você verificou que a densidade estabilizou mesmo? Quantos dias você mediu esses 1.030?

Sem hidratação você perde por volta de 50% das suas células viáveis de fermento, mas geralmente as pessoas não têm essas fermentações que param mesmo fazendo isso...
 
Tem quanto tempo que tá fermentando? Qual temperatura de fermentação? Sua receita foi para 30 litros? Usou 3 pcts?
 
Olá pessoal.

Fiz 3 levas de uma ESB e todas as 3 tiveram baixa atenuação. Minha FG era pra ser 1,014 e todas as 3 vezes ficou em torno de 1,030.

Quais seriam os possíveis motivos para essa baixa atenuação ??

Receita:

5,00 kg Malte Pale Ale
0,50 kg Malte Crystal
0,25 kg Malte Caramunich
15 g Lúpulo Target (60 minutos)
12 g Lúpulo First Gold (60 minutos)
10 g Lúpulo Goldings (5 minutos)
5 g Lúpulo Northdown (5 minutos)
Fermento S-04
15 litros de água para brassagem
25 litros de água para lavagem

OG: 1,056
FG: 1,014
ABV: 5,5 %
IBU: 38,4
SRM: 13,4


Algumas informações:

- FG medida com densímetro
- Fermento utilizei 1 grama para cada litro
- Adicionei o fermento seco direto no balde de fermentação


Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço..


Qual temperatura de mostura e quanto tempo? Deve ter açúcar não fermentável aí.
 
Cara, o "problema" é que os fermentos ingleses tem por característica uma altíssima floculação. Nestes fermentos, o pitching rate correto é importantíssimo, pois as leveduras vão flocular mais rápido, ficando menos tempo no meio e efetivamente fermentando a cerveja.
Pitching rate correto vai te dar uma boa quantidade de células pra fermentar no pouco tempo que as leveduras ficarão no meio (em comparação com fermentos menos floculantes).

Não é a toa que fermentos belgas tem por característica altíssima atenuação e baixa floculação. Basicamente, células no meio vão fermentar. Células floculadas não vão fermentar...

Pergunta básica... já provou a cerveja? não está muito doce? tente hidratar e inocular um pacote de US05 pra ver se ele não retoma a fermentação...
 
Qual seria a temperatura de mosturação? Você tem certeza que a temperatura de mosturação está sendo aferida corretamente?
 
Acho que atenuou pouco demais para ser açúcar não fermentável. A mosturação tem que ter sido muito zuada pra ocorrer isso a esse ponto. Ta me parecendo mais falha na fermentação. Bota mais fermento só que dessa vez não esquece de hidratar.
 
Concordo com o Raisoshi, a questão tá aqui:

- Fermento utilizei 1 grama para cada litro
- Adicionei o fermento seco direto no balde de fermentação

Então, tu tá usando 0,5g/L, que possivelmente é a causa da baixa atenuação.

Tenta a próxima hidratando como reza a cartilha... e tenha um controle de temperatura adequado.
Isso deve, no mínimo, aproximar bastante do teu target.

abs
 
Concordo com o Raisoshi, a questão tá aqui:

- Fermento utilizei 1 grama para cada litro
- Adicionei o fermento seco direto no balde de fermentação

Então, tu tá usando 0,5g/L, que possivelmente é a causa da baixa atenuação.



Tenta a próxima hidratando como reza a cartilha... e tenha um controle de temperatura adequado.
Isso deve, no mínimo, aproximar bastante do teu target.

abs

Acho que não é esse o problema, por ter jogado fermento direto no fermentador. Fiz duas brassagem usando o West Coast da Nottingham, um hidratado e outra jogando direto. No meu caso ambas atenuaram de maneira semelhante e com lagtime praticamente iguais. E olha que nas duas usei só 2 pcts de fermento para 30 lts.
O problema tá na mosturação ou fermento ruim
 
Único problema que tive até agora de baixa atenuação foi justamente uma esb com s-04
Era pra ser 1.012 parou em 1.019 e hidratei 1 pacote pra 10 litros
Mosturação foi meio alta, faixa de 67 69 graus
Talvez foi isso
 
Agradeço a todos pelas respostas.

Mais algumas informações:

- Leva de 20 litros
- Mosturação por 90 minutos a 66 graus, mais 10 minutos a 78 graus
- Fermentação por 7 dias
- Medi a densidade por 2 dias e não teve alteração
- Fermentação em temperatura ambiente
- O fermento comprei na Lamas pela internet, assim que chegou coloquei na geladeira
- As 3 levas ficaram bem parecidas na cor/sabor. Achei que está com um gosto acentuado de fermento


Pelo que eu tinha lido, não faz muita diferença hidratar o fermento para levas pequenas (até 30 litros).

Será que devo hidratar para ver se altera o resultado ?
 
Agradeço a todos pelas respostas.

Mais algumas informações:

- Leva de 20 litros
- Mosturação por 90 minutos a 66 graus, mais 10 minutos a 78 graus
- Fermentação por 7 dias
- Medi a densidade por 2 dias e não teve alteração
- Fermentação em temperatura ambiente
- O fermento comprei na Lamas pela internet, assim que chegou coloquei na geladeira
- As 3 levas ficaram bem parecidas na cor/sabor. Achei que está com um gosto acentuado de fermento


Pelo que eu tinha lido, não faz muita diferença hidratar o fermento para levas pequenas (até 30 litros).

Será que devo hidratar para ver se altera o resultado ?

Então tá aí o problema: fermentação a temperatura ambiente!
 
Agradeço a todos pelas respostas.

Mais algumas informações:

- Leva de 20 litros
- Mosturação por 90 minutos a 66 graus, mais 10 minutos a 78 graus
- Fermentação por 7 dias
- Medi a densidade por 2 dias e não teve alteração
- Fermentação em temperatura ambiente
- O fermento comprei na Lamas pela internet, assim que chegou coloquei na geladeira
- As 3 levas ficaram bem parecidas na cor/sabor. Achei que está com um gosto acentuado de fermento


Pelo que eu tinha lido, não faz muita diferença hidratar o fermento para levas pequenas (até 30 litros).

Será que devo hidratar para ver se altera o resultado ?

Faz por volta de 50% de diferença, de acordo com a literatura. Considerando que você usou dois pacotes e poderia ter usado somente um e manter a mesma taxa de inoculação escolhida, o preço de um pacote pra você vale pular essa etapa? Em tempos de crise 10-15 reais em menos de 15min é bastante :)

Mas eu não acho que seja isso... como o Fernando falou, talvez seja a temperatura. Fez frio ultimamente na sua cidade? Uma queda brusca na temperatura, ainda mais com essas cepas inglesas, pode fazer ela flocular mais cedo.

Mais uma coisa que talvez não tenha nada a ver mas, você disse que usou densímetro, tem certeza que não confundiu o nome? Se fosse um refratômetro explicaria muita coisa.
 
Quer dizer que se eu tivesse hidratado o fermento poderia ter usado somente um pacote ?

A temperatura aqui de noite digamos que tá "fresco", mas durante o dia tem feito um pouco de calor.

Usei densímetro mesmo.
 
Quer dizer que se eu tivesse hidratado o fermento poderia ter usado somente um pacote ?

A temperatura aqui de noite digamos que tá "fresco", mas durante o dia tem feito um pouco de calor.

Usei densímetro mesmo.
A quantidade de fermento, 1g/l está correta p essa densidade. A questão é q não hidratando, inviabilizou a metade.

A outra questão foi a falta de controle na temp. Tem q considerar q a fermentação gera calor, então dentro do balde devia estar até mais quente.

Ao meu ver esses 2 fatores são responsáveis pela baixa atenuação.


Da próxima vez tenta, além de hidratar corretamente, por o fermentador dentro de um isopor com gelo pelo menos para evitar muita oscilação de temp. Um termômetro com uma sonda colada no balde e isolada do meio, seria ideal.

Abs
 
Já tentou agitar o balde para trazer as leveduras de volta à suspensão?
Estava com um problema de fermentação com uma Wit que inoculei com o fermento de Wit da Bio4, a atenuação parou em 1,030 depois de sete dias. A partir do oitavo dia, passei a agitar diariamente o balde, depois de quatro dias de agitação, a leitura bateu a FG estimada de 1,012!
 
Já tentou agitar o balde para trazer as leveduras de volta à suspensão?
Estava com um problema de fermentação com uma Wit que inoculei com o fermento de Wit da Bio4, a atenuação parou em 1,030 depois de sete dias. A partir do oitavo dia, passei a agitar diariamente o balde, depois de quatro dias de agitação, a leitura bateu a FG estimada de 1,012!

Quando você fala agitar é vigorosamente? O que eu vejo ser recomendado é mexer com uma colher longa sanitizada com bastante cuidado, pra evitar oxidação.
 
Quando você fala agitar é vigorosamente? O que eu vejo ser recomendado é mexer com uma colher longa sanitizada com bastante cuidado, pra evitar oxidação.

Agitar com cuidado, somente o suficiente para que as leveduras que flocularam e decantaram para o fundo do fermentador voltem à suspensão e recomecem a fermentação. Agitar vigorosamente pode realmente misturar o O2 na cerveja e acelerar a oxidação! Eu, particularmente, ponho o balde em uma superfície plana e giro sem desencostar da superfície por alguns segundos.
 
Agitar com cuidado, somente o suficiente para que as leveduras que flocularam e decantaram para o fundo do fermentador voltem à suspensão e recomecem a fermentação. Agitar vigorosamente pode realmente misturar o O2 na cerveja e acelerar a oxidação! Eu, particularmente, ponho o balde em uma superfície plana e giro sem desencostar da superfície por alguns segundos.

Nunca fiz isso.

Girar sem desencostar o balde da superfície ? Isso é suficiente ?
 
O motivo sem duvida foi falta de controle na temperatura.

A quantidade de fermento não tá legal pelo fato de não ter reidratado, e isso pode ter contribuído. Mas não é a causa de ter deixado de fermentar... seria a causa de off-flavors depois...

A variação de temperatura e o decrescente na temperatura durante a fermentação (mesmo se a temperatura ambiente se mantém a mesma, o metabolismo diminui, e a temperatura da cerveja em fermentação tambem) fazem com que ela seja interrompida mais cedo mesmo.

Pode ser que mexendo no fermento pra ele suspender novamente, retome a atividade, mas pode não acontecer também.

Abraço
 
Então vou providenciar uma geladeira, porque a temperatura aqui na minha cidade subiu consideravelmente nos últimos dias.

Se eu fizer o controle de temperatura e hidratar o fermento, não é necessário "balançar" o balde durante a fermentação, correto?
 
Então vou providenciar uma geladeira, porque a temperatura aqui na minha cidade subiu consideravelmente nos últimos dias.

Se eu fizer o controle de temperatura e hidratar o fermento, não é necessário "balançar" o balde durante a fermentação, correto?

Vai fazer uma diferença significante na sua cerveja, pra melhor!

Não é hidratar o fermento ou não, é usar o pitch rate correto. Sem hidratar vc perde viabilidade de metade das células, então teria que usar o dobro do fermento pra acertar o pitch rate. Hidratando você apenas economiza. Da uma lida no post fixo sobre pitch rate na área de fermentação.
 
Vai fazer uma diferença significante na sua cerveja, pra melhor!

Não é hidratar o fermento ou não, é usar o pitch rate correto. Sem hidratar vc perde viabilidade de metade das células, então teria que usar o dobro do fermento pra acertar o pitch rate. Hidratando você apenas economiza. Da uma lida no post fixo sobre pitch rate na área de fermentação.

Sei lá se é metade. Nas que ei fiz a hidratação e não não senti muita diferença. Na verdade só achei que dá mais trampo hidratar.
 
Back
Top