Baixíssima eficiência em ESB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cgfischer

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
390
Reaction score
135
Boa tarde, pessoal.

Escrevo para ver se alguém me dá alguma ideia sobre o que pode ter havido de errado com a mostura da minha Extra Special Bitter.

Eficiência configurada no Beersmith: 65%
Volume do lote (fermentador): 14l
Volume pré-fervura: 17l
Água para mostura: +- 10l
Água para lavagem: +- 11l
Maltes:
- 2,10 kg (55,3%) - Chateau Pale Ale
- 1,50 kg (39,5%) - Chateau Munich
- 200g (5,3%) - Chateau Crystal
- Total de grãos: 3,8 kg
- Proporção água x grãos na mostura: 2,63l/kg

- Moagem feita com moinho de 2 rolos, com furadeira;
- Grão bem quebrados, com um pouco de farinha e cascas inteiras;
- Utilizei água mineral com PH de 5,79, conforme a embalagem;
- Iniciei a mostura a 70 graus (era para ser 68, mas passou um pouco);
- Fiz Single Infusion, sou seja, NÃO MEXI mais nos grãos depois de misturá-los bem na água, NEM FIZ CORREÇÃO DE TEMPERATURA;
- Deixei sacarificando por 90 minutos;
- Não fiz teste do iodo;
- Realizei a rampa de mash-out até 78 graus, mexendo sempre;
- Realizei BATCH SPARGE, pois utilizo BAZOOKA. (recirculei, drenei tudo, coloquei água para lavagem a 78 graus, mexi bem, recirculei, drenei e fiz mais uma lavagem, totalizando os 17l de mosto a ferver);

Resultado (utilizado densímetro, realizando as correções de temperatura):
- Densidade pré-fervura estimada: 1.046
- Densidade pré-fervura medida: 1.036
- OG estimada: 1.054
- OG medida: 1.040
- Eficiência atingida: 48% !!!

Ideias???

Abraços.
 

Attachments

  • IMG_20160201_231351.jpg
    IMG_20160201_231351.jpg
    100.6 KB · Views: 55
  • IMG_20160201_231513.jpg
    IMG_20160201_231513.jpg
    148.3 KB · Views: 54
Po to com o mesmo problema que você. To achando que a formula do beersmith pra calcular a OG depois de alguma atualização deu problema....
 
Po to com o mesmo problema que você. To achando que a formula do beersmith pra calcular a OG depois de alguma atualização deu problema....

Uso o BS para Windows, e não baixei atualização alguma desde que o tenho instalado, há mais ou menos um ano.
 
Tu diz que colocou água de lavagem e 78 graus e MEXEU BEM. Tem um artigo no fórum sobre mexer ou não mexer o malte. A recomendação é que depois de formar a cama de malte, não é mais necessário mexer. Pode parecer bobagem, mas vinha enfrentando problemas de eficiência. Foi quando parei de mexer o malte na lavagem. Não tive mais problemas. Pode ter sido isso.
 
Tu diz que colocou água de lavagem e 78 graus e MEXEU BEM. Tem um artigo no fórum sobre mexer ou não mexer o malte. A recomendação é que depois de formar a cama de malte, não é mais necessário mexer. Pode parecer bobagem, mas vinha enfrentando problemas de eficiência. Foi quando parei de mexer o malte na lavagem. Não tive mais problemas. Pode ter sido isso.

Dae, cara.

Segui as recomendações desse fórum e fiz batch sparge, por usar filtro bazooka.
A ideia no batch sparge é mexer bem após adicionar a água da lavagem e recircular novamente.
A recomendação de não mexer na cama de grãos é quando se faz fly sparge, porém isso só é interessante ao se utilizar fundo falso. Foi isso que li por aqui.

Alguém discorda?

Abraço,
 
Dae, cara.

Segui as recomendações desse fórum e fiz batch sparge, por usar filtro bazooka.
A ideia no batch sparge é mexer bem após adicionar a água da lavagem e recircular novamente.
A recomendação de não mexer na cama de grãos é quando se faz fly sparge, porém isso só é interessante ao se utilizar fundo falso. Foi isso que li por aqui.

Alguém discorda?

Abraço,
No fórum tb se fala que batch sparge tenta corrigir a perda de eficiência da bazooka, por ser apenas ponto de escoamento. Mas como tb se fala que pode-se ter altas eficiências com esse equipamento, tem algo errado aí.
 
Cara, está muito baixa mesmo. Acho que você tem que rever todo seu processo. Ontem mesmo li uma resposta do Gunther (desculpe-me se errei a grafia) a um tópico parecido. Dois pontos essenciais:

1- moagem
2- lavagem

Olha, no último fim de semana fiz uma receita de Bitter bem parecida com a sua. Fiz BIAB, usei 3 Kg de grãos para 13 litros no fermentador e OG de 1.048.

Tente uma moagem mais fina e capriche na lavagem. Apesar de fazer BIAB eu faço uma filtragem rápida só para tirar aquele visual embaçado dos primeiros drenos e sempre lavos os grãos. Não é nem pelo custo do malte, mas sim pelo desperdício de todo aquele açúcar ainda no saco.
 
Esta é a segunda vez que faço batch sparge.
A eficiência que atinjo nunca foi muito alta, mas tenho a impressão de que nessas duas vezes que fiz batch sparge, a eficiência foi mais baixa que quando fiz fly sparge bem devagarzinho, mesmo usando bazooka.
Talvez algo na lavagem não esteja muito bem.
Procedo a lavagem assim:
- Dreno todo o primeiro mosto;
- Coloco a água da lavagem;
- Mexo bastante para retirar os açúcares;
- E já recirculo;
- Então dreno.

Sabem me dizer se no batch sparge deve-se deixar um tempo em infusão para melhor extração ou já da para ir recirculando e logo drenar?

Conforme esse post, não haveria necessidade de deixar em infusão esta água: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406971
 
@cgfischer

Cara repliquei tua receita no Brewers Friend e ficou muito parecido, ou seja não acredito em problema com o BS. Acredito que algo aconteceu que baixou tua eficiência, seja na moagem, ou seja na lavagem. Não acredito em problema na mostura em si, os 90 min são suficientes para converter todo o amido.

Nas minhas duas ultimas brassagens passei por algo parecido e ainda não identifiquei a causa raiz.
 
Você esperou a camada de grãos ser formada novamente antes de recircular ao fazer o batch sparge? No tópico do gunther, li a respeito disso tb.
 
Você esperou a camada de grãos ser formada novamente antes de recircular ao fazer o batch sparge? No tópico do gunther, li a respeito disso tb.

Não esperei muito não. Mas sempre pensei que isso poderia influenciar na filtração, mas não na extração. Estou enganado?
 
Não esperei muito não. Mas sempre pensei que isso poderia influenciar na filtração, mas não na extração. Estou enganado?

Também não sei ao certo, mas acredito que a recirculação também acaba melhorando a extração uma vez que aquele líquido passa pelo 'meio poroso' formado pela cama de grãos.
 
Artigo interessante, que me deu uma luz sobre a razão da perda de alguns pontos de eficiência: http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Batch_Sparging_Analysis

"An efficiency optimum exists when the 1st and 2nd run-off are both half the pre-boil volume..."

"in batch sparging the run-offs should be of equal size to achieve maximum lauter efficiency"

Após a drenagem do primeiro mosto, tentei fazer a lavagem utilizando o máximo de água possível que coubesse na panela (não coube tudo, sobraram 3l para a segunda lavagem) para ganhar tempo :/

Isso pode ter me custado alguns pontos.
 
Back
Top