Azeite em excesso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WernerATC

Member
Joined
Oct 17, 2019
Messages
5
Reaction score
2
Location
Foz do Iguaçu
Boa Noite pessoal.

Acabei de terminar a trasfega de uma Weiss pro balde e fui animadamente colocar aquela gotinha de Azeite pra garantir a "aeração". Pois bem, o fato é que quando fui botar a gota, a tampinha soltou um pouco e a gotinha virou um fio dos grandes. A pergunta é... o que devo esperar? Estou viajando em dois dias, corro o risco de chegar em casa e ter vazado tudo pelo airlock e retenção de espuma, posso esquecer? Alguém já teve essa triste experiência?
 
Bom galherosa, suponho que ninguém tenha bizonhado igual a mim, então vou deixar aqui minha experiência.

Hoje cheguei em casa e não havia um mar de mosto no chão (amém), fiz a medição e ela atenuou suave e tranquila, chegou na marca exata. Subi agora a temperatura pra 23 e vou até os 25 pra dar aquela 2a fermentação e corrigir defeitos.
De fato a única diferença que percebi, claro, foi um gostinho a de azeite mas o mais importante, não notei um impacto muito grande na espuma.
Tão logo carbonate ela, em uns 3 dias, passo aqui pra deixar o resultado final. Ah, aroma de banana e um cravo beeeem longe pois fiz a mistura a 43° Por 15 min mas o azeite não parece ter escondido o aroma.
 
Bom galera, resultado final...

Espuma bem fraca, não carbonatou muito bem e aquele gostinho marromeno de azeite no final. Ou seja, pra beber com azeitona ou queijo brie, ficou muito boa. . Abraços!!!
 
A questão da retenção de espuma pode ter sido influenciada também por outra parte do seu processo, como parada proteica desnecessária. Eu usei azeite só uma vez, numa Belgian Strong Golden Ale. Não usaria em cerveja que não fosse High gravity.
 
Já tive Weiss com espuma arruinada por parada protéica desnecessária, mas nesse caso acho que o azeite também contribuiu.
 

Latest posts

Back
Top