Aveia integral

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, li em um site que a aveia precisa ser gelatinizada para possibilitar a solubilização do amido durante a mostura. A pergunta que eu faço é: aquelas aveias integrais que compramos em lojas naturebas precisam passar por esse processo de gelatinização antes do uso na brassagem?

O processo de gelatinização seria aquecer a água até a fervura e fazer o cozimento da aveia por uns 5 min?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Fala Fabiano!

São flocos de aveia. Eu já li no homebrewtalk usa que o processo que é utilizado para fazer o flocos, um tipo de prensagem de rolo a quente, já realiza esse processo de gelatinização.

Alguns também dizem que o próprio mash, com as respectivas paradas protéicas etc., já dá uma gelatinizada. Li isso tbm no fórum.

Mas nunca testei a diferença na eficiência.

De qualquer maneira, não estamos muito interessados no açúcar da aveia certo?
 
Fabiano,
Frequentemente eu uso aveia em flocos pois dá um perfil bem cremoso à espuma e eu gosto disso.
Uso no max. uns 3% e sempre adicionei no mash in, nunca fiz paradas para gelatinizacao mas na próxima farei pra ver se tem alguma diferença.
 
Back
Top