Aveia em flocos ou Malte de Aveia pra stout?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

soaresbkp

Active Member
Joined
Dec 6, 2013
Messages
25
Reaction score
1
Mais uma vez, vamos la perturbar a galera hehe

To pensando numa stout agora, total de uns 9,5kg de maltes (75% serao pilsen e vienna). Lendo na web fala-se mt da adição de avie, alto ate 10% do total.

Dai nao entendi a diferença entre Aveia em flocos ou Malte de Aveia e qual seria o mais recomendado. De um jeito outro outro faz la a parada proteica dos 55 graus ne?
 
Já utilizei aveia em flocos em stout e dry stouts, nem sabia da existência de malte aveia.
Quanto a parada, só faço quando a proporção de não maltados é maior que 20% do total dos grãos, ainda mais usando pilsen e vienna, que são maltes base.
 
Opa vlw gibikoski, é pq lendo na web dizia ate 10% de aveia, então pensei em uns 8% e na rampa dos 55 graus. Mas já é bom saber essa tua experiência ai. Vi que tinha esses dois tipos a venda e fiquei em duvida.
 
Pelo que eu entendo, a aveia maltada vai ocorrer ação enzimática durante a brassagem, então dessa forma vai contribuir pra um leve boost na tua OG.

Eu fiz duas dry stout, em uma delas utilizei aveia em flocos e outra flocos de cevada. A diferença é muito pequena no resultado final entre esses dois adjuntos.

Pra dry stout vai de flocos de cevada/aveia, já que o estilo dessa cerveja propõe que o dulçor seja mínimo, e esses adjuntos vão ajudar a aguçar aquele caráter típico aveludado da espuma.
 
Entendi Feiten, minha duvida se tornou se com uns 8% de aveia eu precisaria da rampa dos 55 graus, a experiencia do confrade acima diz que não
 
E aproveitando usando s04 e mais frutado e. Us05 mais neutro. O que os confrades indicariam de fermento pra essa stout?
 
Só essas duas opções que vc tem?
De seco usei o Nottingham e na última WLP007.
 
Na realidade em mãos sim,mas como ainda falta um malte posso comprar outro e deixar esses para outra. Podendo escolher, indicaria qual? Quero 30l seria 1 ou 2 Sachês?
 
Seco o Nottingham.
Só pela quantidade, 30L, são necessários 2 sachês. Se tua OG for pra dry stout (1036-1050 BJCP) está OK. Se for imperial stout (1075-1115 BJCP), 3.

Abraço.
 
Pessoal, aproveitando o tópico, alguém tem alguma dica sobre a adição de aveia maltada na brassagem?

Vi por ai "nas internets" que seria necessário ferver ou cozinhar (vi as duas hipóteses, não sei qual a correta) a aveia antes de adicionar na brassagem.

Confere? ou posso colocar junto com os demais grãos?

Outra pergunta: 13,3% de aveia em flocos é muito pra uma oatmeal stout?

Abraço!
 
Pode colocar tudo junto sem ferver antes mas precisa do repouso proteico. Eu coloco 10% e fica show.
 
Gustavo, esse repouso ai seria o dos 55 graus? Por quanto tempo?

Digo assim, essa rampa da parada protéica coloca TODO o malte da receita ou só a aveia maltada e só depois lá nos 68 graus coloca o restante dos maltes?

Já vi essa aveia maltada, ela tem que moer igual ia grãos ou coloca inteira?
 
Pode colocar a aveia inteira e o repouso é o de 55. Geralmente coloco os maltes escuros no mash out.
 
Opa massa, eu pensava em por todos os maltes juntos, pilsen, Vienna, chocolate... E junto o aveia maltada hehe nao sabia se colocar maltes escuros no mashout.

Essa para dos 55 fico uns 15 min?
 
Peraí, deixa eu ver se entendi:

Coloco o malte pilsen, os flocos de aveia e, no meu caso, malte crystal.. Faço a mostura com um descanso de 55 graus, depois elevo pra temperatura que escolhi pra converter os açucares...

Ai no mashout coloco os grãos escuros, chocolate, black, etc...

Ta mas e a proporção agua/peso dos grãos?

Ao fazer a mostura considero o peso de todos os grãos para o calculo da agua, mesmo que eu vá colocar os maltes escuros só no mashout? ou calculo a água sem considerar esses grãos que serão adicionados depois? ou ainda, acrescentaria a diferença da quantidade de água no momento de adicionar esses grãos escuros?

Pode parecer pergunta besta, mas tenho essa dúvida, fazer o que heuhehe
 
Calcula tudo no beersmith ou qualquer outro software e adiciona os grãos escuros na rampa do mashout (nunca mais que 10% da receita). Essa cerveja é sucesso garantido.
 
Coloco de 3 a 4% quando subo a rampa para 68°C, e minhas brejas passaram a reter espuma mais do que nunca.
 
Fiz uma receita com 10% e aveia só. Não fiz a parada proteica nem nada. Ainda não tenho o resultado - só daqui a umas duas semanas e pouco. Assim que tiver posto aqui pra galera.
 
Estou testando uma receita com 40% de flocos, sendo 25% aveia e 15% trigo.

Sem parada proteica. Busco algo bem haze no resultado. o mosto ficou lindo, tipo suco de caju.
 
Minha receita de oatmeal stout leva malte de aveia e flocos de aveia.
Ficou espetacular.
Procurem no Instagram ou Facebook por Birra Meato e vejam as fotos da Gatto Avena.
 

Latest posts

Back
Top