Avaliação de receita - Saison Cardamomo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasCSP

Well-Known Member
Joined
May 31, 2016
Messages
142
Reaction score
36
Pessoal
Minha segunda Saison e quero um pouco de opiniões a respeito do uso de maltes. - Nesta versão usei só maltes base.

Busquei um pouco e vi umas com 100% pilsen outras com Pale Ale e no fim decidi por ter a cor que me lembraria da "Saison A trois", da Invicta com a Duas Cabeças.

Aparentemente ficou igual de cor, e quero o mesmo drikability
Quero que a estrela do sabor seja o fermento, mas pra não deixar aquele cheiro vazio, fiz um DH de 3 dias.

Maltes BestMalz
. 2kg de Pilsen
. 1.6Kg de Vienna

Fervura - Single HOP
. 11g aos 60' (apenas amargor) Lúpulo Chinook
. 4,5g de Cardamomo

Fermento French Saison (Mangrove Jack´s M29)

Dry Hop
. 20g de Chinook por 3 dias no fim da secundária

Mosturação à 64° por 90'
Fervura de 60'

OG: 1052
FG: (estimada) 1003
IBU: 26,8
BU/GU: 0,49
ABV: 6,8%
Cor 5,2 SRM

Carbonatação, 2,9 volumes

Meu volume de Maltes está um pouco quanto alto devido a baixa eficiencia do BIAB, para atingir a densidade inicial planejada só aumentando o malte.
 
Bem, as saisons tradicionalmente possuem uma malte base parecida com a sua...ela pode ter um grist com um pouco de trigo, aveia, entre outros...

talvez seja interessante tirar um pouco do vienna e colocar trigo claro e açúcar para deixar ela um pouco mais seca...
 
Boa tarde!!

Eu fiz uma saison esse mês e tomei pela primeira vez esse final de semana...pela primeira vez fiz carbonatação forçada em um barril de um camarada! A receita é um pouco diferente da sua... a base (90%) malte pilsen , alguns lupulos americanos para aroma e usei o fermento WLP 566 (muito bom).

O que é igual é a utilização do cardamomo, que eu tb utilizei junto com um pouquinho de semente de coentro!! Eu não tenho balança de precisão, mas devo ter colocado entre 15 a 20gr e cardamomo (somente as sementes de dentro) e eu achei um pouco forte o gosto que ficou, mas a presença dele na boca é sensacional!

Acho que a qtde sua está ótima!, mas eu tb alteraria o malte vienna, acho que ele pode mascarar um pouco a leveza da saison!!
 
Obrigado pelos comentarios.
Atualizando, ontem mandei ela pra maturação a frio, eu devia ter feito o Dry Hop mas não tive coragem... o cheiro que o o fermendo deixou é espetacular, deu dó de ter cheiro de lupulo!
Acho que vou fazer outra versão mais pra frente, mas nesta não vou lupular DH não. :confused:
 
Back
Top