Avaliação de Receita - Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Prezados, já fiz esta receita e ela ficou muito boa mesmo! Porém, acredito que ainda posso evoluir e gostaria da contribuição de vocês.

Segue abaixo os ingredientes utilizados:

Volume da leva: 8 Litros

---------------------------------------------------------------------------

Grãos:

Pilsen - 0.8 Kg
Pale Ale - 1 Kg

Lúpulos:

Magnum - 8g - 40 Min
Opal - 8g - 10 Min

Levedura:

S-04

---------------------------------------------------------------------------

Infusão simples a 65C por 60 Minutos e Mash-Out a 75C por 10 Minutos.

---------------------------------------------------------------------------

Fermentação começando em 17C com rampa de 1 grau por dia até 22C

---------------------------------------------------------------------------

Vou até colocar a foto da última leva que fiz para que vocês possam me ajudar um pouquinho.



Aguardo a ajuda de vocês.

Obrigado!
 

Attachments

  • Rod Ale #2.jpg
    Rod Ale #2.jpg
    200.9 KB · Views: 250
Cara tá uma receita bem básica, sem saber seu objetivo fica difícil ajudar.

Mas, como ela tá bem básica, e se você for o tipo de cervejeiro que gosta de repetir receitas tentando aprimorar... dá pra partir pra qualquer lado a partir dela.

Tenta mudar uma coisa a cada vez, por exemplo testar algum malte especial como parte da grain bill, mudar o fermento, mudar a lupulagem.

Como não tem nada gritantemente errado com ela, não tem muito como dar dicas de como "melhorar" sem saber o que você gosta ou qual seu objetivo.
 
Entendi.

Inicialmente, estava desejando uma estabilidade maior da espuma e, pelo que pesquisei, utilizar 1% de flocos de trigo pode melhorar um pouco esta estabilidade.

Além disso, li no HBT gringo que eles utilizam casca de laranja em algumas receitas e fiquei tentado em utilizar também.

Também pensei em aumentar a temperatura de mostura para a cerveja ter um pouco mais de corpo.

Qual malte especial você acha que devo utilizar? Gostaria de utilizar algum que, de forma alguma, dê a sensação de 'defumado'.

Obrigado pelas dicas!
 
Entendi.

Inicialmente, estava desejando uma estabilidade maior da espuma e, pelo que pesquisei, utilizar 1% de flocos de trigo pode melhorar um pouco esta estabilidade.

Além disso, li no HBT gringo que eles utilizam casca de laranja em algumas receitas e fiquei tentado em utilizar também.

Também pensei em aumentar a temperatura de mostura para a cerveja ter um pouco mais de corpo.

Qual malte especial você acha que devo utilizar? Gostaria de utilizar algum que, de forma alguma, dê a sensação de 'defumado'.

Obrigado pelas dicas!

Acho que 1% é muito pouco, tem um tópico fixo só sobre espuma, acho que na seção de técnicas e etc.

Nunca usei casca de laranja mas é uma idéia, se for o que você quer. Só pesquisa direitinho o processo e tal, se não me engano não pode ir nenhuma parte branca, mas não sei, procura aí.

Rapaz, se é defumado mesmo que vc tá falando(tipo presunto, carnes defumadas, etc), existe um malte literalmente defumado que vai te dar o que vc quer. Também nunca usei então cabe a você pesquisar sobre quantidades e etc.
 
Minha opinião é que deveria focar ou na casca de laranja ou no defumado, acredito que se juntar os dois um vai competir com o outro. Masssss a graça de ser caseiro é que pode se experimentar o que vc quiser.
 
Eu não iria de flocos de trigo. Usaria um pouco de carapils, que vai ajudar na espuma e corpo.
 
Minha opinião é que deveria focar ou na casca de laranja ou no defumado, acredito que se juntar os dois um vai competir com o outro. Masssss a graça de ser caseiro é que pode se experimentar o que vc quiser.

O quê eu não quero é de jeito nenhum que tenha gosto de defumado! rs

Acho que irei utilizar a casca de laranja mesmo. Agora uma dúvida, adicionar no final da fervura (10 minutos finais) ou no dry-hopping?
 
O quê eu não quero é de jeito nenhum que tenha gosto de defumado! rs

Acho que irei utilizar a casca de laranja mesmo. Agora uma dúvida, adicionar no final da fervura (10 minutos finais) ou no dry-hopping?

Ha sim tinha entendido errado. Agora malte especial que adiciona caráter defumado só o malte defumado mesmo. Cada malte tem sua característica, cabe avaliar qual seu propósito. E quanto a casca de laranja só utilizei em Wit e foi na fervura. Não sei qual sera o resultado no dry hooping. Agora não seria melhor usar um lúpulo que tenha características cítricas no lugar da casca de laranja.
 
Eu pensei nisso nesses dias. Ou usar a casca da laranja na fervura ou fazer DH com algum lúpulo que me forneça características críticas ou fazer os 02 ao mesmo tempo! :)

Quanto ao malte, o equivalente seria o Cara Clair de 7 EBC?
 
Pode ir de Cara Clair, adapta para uns 5% do total de grãos. Para mais corpo faz a mostura a 68ºC e não esquece do teste do iodo para verificar a conversão (ou, para garantir, faz uma sacarificação de 90min). Antes de usar a casca de laranja, se eu fosse você, testaria somente com essas pequenas modificações, para verificar as diferenças e entender o que afetou o que. Mas como eu não sou você, faz como preferir, hehehe.
 
Pode ir de Cara Clair, adapta para uns 5% do total de grãos. Para mais corpo faz a mostura a 68ºC e não esquece do teste do iodo para verificar a conversão (ou, para garantir, faz uma sacarificação de 90min). Antes de usar a casca de laranja, se eu fosse você, testaria somente com essas pequenas modificações, para verificar as diferenças e entender o que afetou o que. Mas como eu não sou você, faz como preferir, hehehe.

Gosto deste trabalho minucioso de variar pequenas coisas na receita e verificar o impacto no produto final. Inicialmente, vou incluir o Cara Clair com 5% do grist e um DH com lúpulos que possuem características cítricas. O citra seria um bom exemplar disso?
 
Olhando os perfis dos lúpulos, o cascade, amarillo e simcoe tem mais características cítricas que o citra. No site da WE (não cheguei a ver em outros) tem o perfil dos lúpulos que eles vendem.
 
Olhando os perfis dos lúpulos, o cascade, amarillo e simcoe tem mais características cítricas que o citra. No site da WE (não cheguei a ver em outros) tem o perfil dos lúpulos que eles vendem.

No hopchart, aparecem o cascade, amarillo e simcoe também como opções. Eles também possuem boas quantidades de myrcena.
 

Attachments

  • hopschart_render.jpg
    hopschart_render.jpg
    166.5 KB · Views: 114
Olhando os perfis dos lúpulos, o cascade, amarillo e simcoe tem mais características cítricas que o citra. No site da WE (não cheguei a ver em outros) tem o perfil dos lúpulos que eles vendem.

Cara, muito disso esta relacionado a percepção. E para cada um é diferente.

Digo isso por experiência pois quase todas as minhas IPAs foram ou Simcoe + Amarillo ou Citra.

Na minha percepção o Simcoe é resinoso, lembra pinho, muito pouco cítrico.
O Amarillo, para mim, é maracujá puro, bastante cítrico.
E o Citra, novamente na minha percepção, é o mais cítrico de todos, um cítrico agradável, que não remete a nenhuma fruta em específico, mas lembra umas mistura de várias.
 
Ontem fiz a receita citada aqui e estou esperançoso que se tornará muito boa! Adicionei 10 gramas de casca de laranja no fim da fervura e estou esperançoso que vai dar um gosto maravilhoso! :mug::mug::mug:
 
Tirei uma leve prova e senti um gosto meio de látex, borracha, o quê pode ser? Qual a possível causa? Terei que jogar tudo fora? :confused::confused::(:(
 
Envasei na quinta-feira e agora estou a espera do resultado final! =)

O gosto de látex desapareceu, graças a deus!
 
Prezados, ela ficou pronta e com esta carinha!

No final das contas, para primeira cerveja com DH, fiquei muito feliz, mas acredito que tanto o DH quanto a laranja meio que descaracterizaram a Pale Ale anterior. Talvez, nesta Pale Ale (sem as adições de laranja e do DH), faça FWH, adições tardias de lúpulo e/ou DH do Opal para comparar o resultado.

Na minha IPA, irei fazer DH e imagino que ficará espetacular. No mais, obrigado pela ajuda, galera! :mug::mug::mug::ban::ban::ban:
 

Attachments

  • Session Rod Ale #4 - Citra DH.jpg
    Session Rod Ale #4 - Citra DH.jpg
    168.1 KB · Views: 59
Back
Top