Avaliação de Receita - Amber Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Prezados, boa tarde!

Semana que vem irei realizar a brassagem de uma cerveja que, pela receita, era pra ser uma amber ale, mas resolvi mudar um pouco os ingredientes e a lupulagem.

--------------------------------------------------------------------------------------

HOME BREW RECIPE:
Title: Sugar Fantasy
Author: Rodfon

Brew Method: All Grain
Style Name: American Amber Ale
Boil Time: 60 min
Batch Size: 28 liters (fermentor volume)
Boil Size: 33 liters
Boil Gravity: 1.042
Efficiency: 70% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.051
Final Gravity: 1.010
ABV (standard): 5.46%
IBU (tinseth): 27.68
SRM (morey): 16.21

FERMENTABLES:
5.5 kg - Belgian - Pale Ale (84.6%)
0.75 kg - American - Caramel / Crystal 60L (11.5%)
0.25 kg - Belgian Candi Syrup - D-180 - (late addition) (3.8%)

HOPS:
10 g - Fantasia, Type: Pellet, AA: 4.8, Use: First Wort, IBU: 4.65
90 g - Fantasia, Type: Pellet, AA: 4.8, Use: Boil for 20 min, IBU: 23.03

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 68 C, Time: 60 min
2) Fly Sparge, Temp: 78 C, Time: 10 min
3) Temperature, Temp: 100 C, Time: 60 min
Starting Mash Thickness: 2.5 L/kg

YEAST:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 81%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 12.22 - 25 C

--------------------------------------------------------------------------------------

Bem, costumo não me prender muito em estilos, mas o que vocês acham da receita? Pensei em utilizar o candy sugar mais escuro para acentuar o gosto caramelado na cerveja e a utilização do lúpulo fantasia seria para favorecer ainda mais este perfil. Além disso, qual a temperatura de mostura (65C ou 68C) seria a ideal? Sei que para o estilo seriam melhor um pouco mais seca, mas ela ficaria com a densidade final muito baixa (1.008 segundo calculadora) e fora do estilo. O candy sugar adiciona açucares fermentáveis no processo deixando a cerveja mais seca do que o normal e pensei em balancear aumentando a temperatura de mosturação.

Aguardo a contribuição de vocês.
 
olhe eu não usaria candy sugar em amber ale coloca malte aí no lugar quanto ao lupulo esse fantasia fica bom em cervejas tipo kolsch ... o amarillo vai bem nesse tipo de cerveja como aroma sabor o target como lupulo de amargor bem neutro

a cor dela seria de 30 ebc
combina aí malte melano , caramunich III vão dar uma cor bem legal
 
Bem, costumo não me prender muito em estilos, mas o que vocês acham da receita? Pensei em utilizar o candy sugar mais escuro para acentuar o gosto caramelado na cerveja e a utilização do lúpulo fantasia seria para favorecer ainda mais este perfil. Além disso, qual a temperatura de mostura (65C ou 68C) seria a ideal? Sei que para o estilo seriam melhor um pouco mais seca, mas ela ficaria com a densidade final muito baixa (1.008 segundo calculadora) e fora do estilo. O candy sugar adiciona açucares fermentáveis no processo deixando a cerveja mais seca do que o normal e pensei em balancear aumentando a temperatura de mosturação.

Aguardo a contribuição de vocês.

Oi rodfon,

Usar as diretrizes do estilo nos ajudam a falar na mesma língua, por causa das características que já conhecemos. Não seguindo o estilo podemos imaginar um resultado sensorial que uma combinação de ingredientes vai ter, mas não sabemos se é isso que vc está esperando como resultado.

Não é muito do estilo usar açúcares simples, então eu também seguiria na linha de substituir o candi syrup por malte, de preferência malte caramelo, pra aumentar o sabor de caramelo que é bem característico do estilo. Já que a receita ja tem um de coloração intermediária (60L), pode usar mais um, mais escuro pra complementar a cor.

Na mosturação usaria mais próximo de 68 do que de 65, pra dar mais corpo.

Não conheço essa variedade de lúpulo pra comentar sobre ela, mas as adições estão fracas. American amber ale é um estilo bem lupulado, capriche nas adições tardias, podendo até considerar um dry hopping de leve.

Abraço
 
Bem, pessoal! A cerveja ficou muito boa, com uma alta drinkability.

Acredito que, para melhorar, preciso de 02 coisas: uma densidade final mais alta e um amargor mais 'americano'. Então estou pensando em utilizar o lúpulo galena/admiral para amargor e o mesmo fantasia para aroma. O quê acham?

Depois posto uma foto da belezura aqui!
 
eu continuo não colocando candy sugar neste tipo de cerveja
mas se vc achou que ficou bom ,, gosto não se discute.
 
Back
Top