Avaliação da receita Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Croa

Member
Joined
Dec 10, 2017
Messages
11
Reaction score
3
Eai galera do fórum, tudo bem com vocês?

Em breve estarei fazendo minha segunda Brassagem e queria produzir uma Weiss, gostaria que vocês avaliassem minha receita e me desse opiniões principalmente sobre os fermentos.

Eu basicamente segui a receita do livro Brewing Classic Styles e fiz uma alteração, segue aqui minha receita:

Envase de 10 litros:

Maltes
0,15kg Caramel Wheat Malt (90,6EBC) - Na receita do livro ele não estava presente, mas eu adicionei para dar uma cor mais dourada a cerveja
1,25kg Pilsen
1,30kg Malte de trigo

Lúpulo
12g Hallertau AA 4,8% a 60 minutos

Levedura
A receita dizia pra usar o WLP300, porém ele custa 3x mais do que o WB-06 ou M20, vi algumas reclamações do WB-06, então no momento estou optando pelo M20, gostaria de opiniões sobre o WLP300 e M20.

Mosturação
O livro não cita repouso proteico então pretendo fazer uma mosturação sem rampas a 67º

Fermentação
O livro diz para fermentar com WLP300 a 17º, se eu mudar para o M20, será que haverá muita diferença se fermentar a 17º?

OG: 1,050
FG: 1,011
ABV: 5,2%
Cor: 12EBC
IBU: 12,3


Receita montada no BeerSmith.

Obrigado :D
 
Eu gosto de weiss clara, daí a adição do caramel vai ser realmente pessoal.
Eu uso 55% trigo e 45% pilsen, que deve ser a proporção bem próxima a sua receita.
Já usei tanto o M20 como WB06. Na minha opinião o M20 é MUITO melhor que o 06... Esse M20 é violento pra fermentar! Come todo o açúcar em pouco mais de 48 horas...
Aconteceu uma vez de dar cheiro de esgoto que sumiu antes mesmo da fermentação acabar..

Eu começo a fermentação a 20C e termino em 24C, daí fica banana pura...rs
Se quiser mais cravo comece nos 17C como você planejou.
 
E se quiser um extracravo faça uma parada proteica em 42ºC por 20minutos.
Nas minhas receitas eu sempre fiz 50/50 cevada trigo, mas acho que ta legal a sua receita.
Se quiser um pouco mais encorpada, eu colocaria 150g - 200g de aveia em flocos.

Na fermentação eu sempre acabei fugindo das weiss originais, sempre fiz fermentação com t-58 que tem traços frutados e é muito usado em witbier (é o que eu mais gosto de brassar).

Achei bastante lúpulo, acho que pode usar 10g.
 
Eai galera do fórum, tudo bem com vocês?

Em breve estarei fazendo minha segunda Brassagem e queria produzir uma Weiss, gostaria que vocês avaliassem minha receita e me desse opiniões principalmente sobre os fermentos.

Eu basicamente segui a receita do livro Brewing Classic Styles e fiz uma alteração, segue aqui minha receita:

Envase de 10 litros:

Maltes
0,15kg Caramel Wheat Malt (90,6EBC) - Na receita do livro ele não estava presente, mas eu adicionei para dar uma cor mais dourada a cerveja
1,25kg Pilsen
1,30kg Malte de trigo

Lúpulo
12g Hallertau AA 4,8% a 60 minutos

Levedura
A receita dizia pra usar o WLP300, porém ele custa 3x mais do que o WB-06 ou M20, vi algumas reclamações do WB-06, então no momento estou optando pelo M20, gostaria de opiniões sobre o WLP300 e M20.

Mosturação
O livro não cita repouso proteico então pretendo fazer uma mosturação sem rampas a 67º

Fermentação
O livro diz para fermentar com WLP300 a 17º, se eu mudar para o M20, será que haverá muita diferença se fermentar a 17º?

OG: 1,050
FG: 1,011
ABV: 5,2%
Cor: 12EBC
IBU: 12,3


Receita montada no BeerSmith.

Obrigado :D


Vai minhas dicas amigo...

50%pilsen
50%trigo

Mostura 80minutos a 67graus
Mash out opcional. Eu nao faço

Fervura por 60 minutos

Lupulo alemao a sua escolha. primeira adicao aos 50 minutos, com maximo 10ibu e adicao aos 15minutos com maximo 5 ibus

Tente usar o fermento Bio 4 SY55 e fermente a 18graus ate 1.025, depois deixe subir naturalmente ate atenuar completamente.

Apos atenuar, deixar mais uns 2 dias e apos baixar para zero.

Opcionalmente, podes baixar para uns 18 e ja partir para o priming.

Conta ai depois sua experiencia.
 
Aconteceu uma vez de dar cheiro de esgoto que sumiu antes mesmo da fermentação acabar..

Nossa, se esse cheiro de esgoto tivesse vindo na minha primeira brassagem, eu tomaria muito susto xD
Então o M20 funciona bem né, valeu pra info

E se quiser um extracravo faça uma parada proteica em 42ºC por 20minutos.
Nas minhas receitas eu sempre fiz 50/50 cevada trigo, mas acho que ta legal a sua receita.
Se quiser um pouco mais encorpada, eu colocaria 150g - 200g de aveia em flocos.

Na fermentação eu sempre acabei fugindo das weiss originais, sempre fiz fermentação com t-58 que tem traços frutados e é muito usado em witbier (é o que eu mais gosto de brassar).

Achei bastante lúpulo, acho que pode usar 10g.

Eu vi que se fizer a parada proteica ele vai puxar mais pro cravo, mas queria fazer algo balanceado, aí não vejo problema em fazer com uma temperatura só.
Chegando em casa eu faço a mudança do lúpulo e adiciono o trigo pra ver o que o programa me diz, espero que na loja tenha tudo que eu precise :p

Vai minhas dicas amigo...

50%pilsen
50%trigo

Mostura 80minutos a 67graus
Mash out opcional. Eu nao faço

Fervura por 60 minutos

Lupulo alemao a sua escolha. primeira adicao aos 50 minutos, com maximo 10ibu e adicao aos 15minutos com maximo 5 ibus

Tente usar o fermento Bio 4 SY55 e fermente a 18graus ate 1.025, depois deixe subir naturalmente ate atenuar completamente.

Apos atenuar, deixar mais uns 2 dias e apos baixar para zero.

Opcionalmente, podes baixar para uns 18 e ja partir para o priming.

Conta ai depois sua experiencia.

Rapaz, eu moro no RJ, se eu deixar subir naturalmente, em um dia o Fermentador vai sair de 18 pra 35 graus xD, aqui é brabo hahahah, posso ir subindo aos poucos com o termostato na geladeira.
Ouvi que o Bio 4 também é muito bom pra fazer weiss, infelizmente não achei na loja que compro as receitas, teria que comprar online, como estamos no final de ano e as coisas podem acabar demorando pra chegar, acho uqe essa vou comprar por aqui mesmo e já nas próximas começo a comprar online. Vocês compram online ou em alguma loja perto?
 
Aqui em Piracicaba tem uma loja de insumos que não é grande, mas tem todos os maltes e lupulos que imaginar! Nunca faltou nada.
Vejo o pessoal fazer alguns alertas em comprar online, principalmente a qualidade e manipulação do lúpulo. Com ctza tem boas lojas online, mas pesquise caso compre.

Quando tiver novidades conta ai ;)
Boa brassagem
 
Aqui em Piracicaba tem uma loja de insumos que não é grande, mas tem todos os maltes e lupulos que imaginar! Nunca faltou nada.
Vejo o pessoal fazer alguns alertas em comprar online, principalmente a qualidade e manipulação do lúpulo. Com ctza tem boas lojas online, mas pesquise caso compre.

Quando tiver novidades conta ai ;)
Boa brassagem



Sou de Americana e normalmente estava indo pra campinas ou até mesmo São Paulo quando passava por la a trabalho..
Que loja você tem comprado em Piracicaba?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sou de Americana e normalmente estava indo pra campinas ou até mesmo São Paulo quando passava por la a trabalho..
Que loja você tem comprado em Piracicaba?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Mel Angelica! Fica na Rua Boa Morte, procura o telefone na internet e o dono chama Dorival, mto gente boa e entende bastante de cerveja. Ele faz consultoria para as cervejarias da região.
Assim n tem risco de vir e não achar o que queria.
E se ainda quiser um descontinho esperto, pague no dinheiro e diz que o Fernando dentista que te indicou ;)
Só tem maltes do hemisfério norte, absolutamente nada do Brasil, Argentina ou outros.
 

Latest posts

Back
Top