Automação da brassagem e/ou fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, estou estudando um pouco mais sobre automação e controle de temperatura na brassagem e fermentação. Pelo que andei pesquisando, tem o Arduíno e conjugado a esse poderíamos agregar o Raspberry. Existe uma solução comercial que seria o Brewpi (brewpi.com).

A questão que fica aqui é a experiência de vcs a respeito desse controle de temperatura na brassagem e fermentação.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Bom, aproveitando o topico, eu tenho o esquema completo "the brauduino"
que nada mais é que um controlador completo (do mesmo tipo que vem na braumeister) feito utilizando a placa Arduíno
que peguei de um site austríaco...

o problema que não encontrei ninguem que possa construir pra mim (e para a comunidade)
 
Last edited:
O BrewPI é para fermentação... esse Brauduino parece interessante.

Quem quiser tentar, o projeto da PCB desse "Brauduino" chama "Braumiser" e aqui tem o projeto original, com mais alguns esquemas para construção até mesmo da panela:
http://www.homebrewtalk.com/f170/braumiser-my-braumeister-inspired-rig-299192/

Na verdade parece o mesmo projeto, o interessante é que tem arquivos nesse tópico que não tem no primeiro zip.
 
Para brassagem, procure por BrewTroller. É o melhor que já vi, e já tem várias coisas prontas. No entanto, eu só acho que vale se for fazer automação DE VERDADE, e não essas que vemos por aí (Braumeister e seus clones) que só controlam temperatura, etc..... e aí... o buraco é bem mais embaixo, pois vais precisar de solenóides de Inox, ou válvulas de esfera motorizadas de Inox, que são ABSURDAMENTE caras no Brasil.

Eu só não uso Brewtroller porque no meu sistema de automação que estou contruindo no novo equipamento (e vai ser uma automação completa mesmo) vou usar mais coisas do que ele comporta... por exemplo, vou usar mais de 8 ou 9 válvulas motorizadas que é a limitação dele, por isso estou usando um Arduino Mega que tem um milhão de portas e possibilidades.

Abraço,
 
Para brassagem, procure por BrewTroller. É o melhor que já vi, e já tem várias coisas prontas. No entanto, eu só acho que vale se for fazer automação DE VERDADE, e não essas que vemos por aí (Braumeister e seus clones) que só controlam temperatura, etc..... e aí... o buraco é bem mais embaixo, pois vais precisar de solenóides de Inox, ou válvulas de esfera motorizadas de Inox, que são ABSURDAMENTE caras no Brasil.

Eu só não uso Brewtroller porque no meu sistema de automação que estou contruindo no novo equipamento (e vai ser uma automação completa mesmo) vou usar mais coisas do que ele comporta... por exemplo, vou usar mais de 8 ou 9 válvulas motorizadas que é a limitação dele, por isso estou usando um Arduino Mega que tem um milhão de portas e possibilidades.

Abraço,

Guenther,

Como está este seu projeto com Arduino ? já tem alguma coisa pronta ?
 
Estou montando o painel com os componentes elétricos... esperando chapas de PP pra montar o painel, revestir de Inox, e acoplar no equipamento... só depois vou pro software.... mas sim, já tenho a lógica básica pronta há uns 2 anos.

Abraço,
 
Estou montando o painel com os componentes elétricos... esperando chapas de PP pra montar o painel, revestir de Inox, e acoplar no equipamento... só depois vou pro software.... mas sim, já tenho a lógica básica pronta há uns 2 anos.

Abraço,

Guenther,

e para as resistências? vc irá utilizar no modo on/off acionando relê ?
ou irá utilizar PID? pois com arduino controlar muitos watts acho q nao dá....ou dá??
 
Guenther,

e para as resistências? vc irá utilizar no modo on/off acionando relê ?
ou irá utilizar PID? pois com arduino controlar muitos watts acho q nao dá....ou dá??

Olá @lucasgiusti

Sei que a pergunta não foi pra mim, mas estou vivenciando exatamente isso: Arduino com Relê SSR de 40A ligado direto na porta digital 6 (PWM).

Funciona perfeitamente pois o Arduino trabalha com 5v nos pinos digitais então você pode trabalhar com praticamente qualquer relê de estado sólido que normalmente usa de 3-32v para acionamento e pode controlar até 100A de corrente e 100 a 250 volts de tensão. O Arduino não "entra em contato" com toda essa energia.

O único porém é trabalhar com a biblioteca PID do Arduino que é meio chatinha.

Abraços,
 
Olá @lucasgiusti

Sei que a pergunta não foi pra mim, mas estou vivenciando exatamente isso: Arduino com Relê SSR de 40A ligado direto na porta digital 6 (PWM).

Funciona perfeitamente pois o Arduino trabalha com 5v nos pinos digitais então você pode trabalhar com praticamente qualquer relê de estado sólido que normalmente usa de 3-32v para acionamento e pode controlar até 100A de corrente e 100 a 250 volts de tensão. O Arduino não "entra em contato" com toda essa energia.

O único porém é trabalhar com a biblioteca PID do Arduino que é meio chatinha.

Abraços,

Opa....valeu Masiero, vou pesquisar sobre isso...

para o controle PID, tem um cara que gosto bastante de acompanhar...ele utilizou um código PID para controlar a potencia de uma pastilha peltier....
se vc ver os dois videos abaixo na sequencia que segue, dá pra entender o que foi feito e os problemas que ele foi resolvendo.
no segundo link ele tem a solução...vale a pena ver os dois videos em sequencia...dá uma olhada aí.

http://harduino.me/2013/12/05/controle-de-temperatura/
http://harduino.me/2013/12/09/controle-pid-de-temperatura/

Abs,
 
@Guenther, conheço a sua opinião sobre automação na produção de cerveja. Porém sou entusiasta na parte de controle. Após a implementação do Brewpi nas minhas duas geladeiras, agora vou partir para "automatizar" o controle de temperatura da minha brassagem. Vou de Brewtroller.

A minha questão é sobre a forma de interfaciar com o sistema. Necessariamente vou precisar de botões ou de uma placa ethernet para o Arduino para que eu possa fazer a interface com o sistema? Ou poderia utilizar o cabo USB e conectar a uma PC, com Linux (Debian) por exemplo?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Fdamata,

Se tu souber Java script tu pode usar o arduino com uma firmata e controlar ele conectando a um PC que tenha nodejs para usar o Johnny-five (https://github.com/rwaldron/johnny-five).

Estou brincando com isso e tô achando muito bom, da liberdade para fazer muito mais coisas. E se tu já tem um brewpi pode usar o raspberry dele para isso.

Att
 
@Guenther, conheço a sua opinião sobre automação na produção de cerveja. Porém sou entusiasta na parte de controle. Após a implementação do Brewpi nas minhas duas geladeiras, agora vou partir para "automatizar" o controle de temperatura da minha brassagem. Vou de Brewtroller.

A minha questão é sobre a forma de interfaciar com o sistema. Necessariamente vou precisar de botões ou de uma placa ethernet para o Arduino para que eu possa fazer a interface com o sistema? Ou poderia utilizar o cabo USB e conectar a uma PC, com Linux (Debian) por exemplo?

Sds,

Fabiano da Mata
Podes fazer de todas as formas que tu descreveu.
 
@Guenther, conheço a sua opinião sobre automação na produção de cerveja. Porém sou entusiasta na parte de controle. Após a implementação do Brewpi nas minhas duas geladeiras, agora vou partir para "automatizar" o controle de temperatura da minha brassagem. Vou de Brewtroller.

A minha questão é sobre a forma de interfaciar com o sistema. Necessariamente vou precisar de botões ou de uma placa ethernet para o Arduino para que eu possa fazer a interface com o sistema? Ou poderia utilizar o cabo USB e conectar a uma PC, com Linux (Debian) por exemplo?

Sds,

Fabiano da Mata

Conseguiu comprar? Recebi uma informação hoje que estão sem vender no momento.
 
Conseguiu comprar? Recebi uma informação hoje que estão sem vender no momento.

@alanlisboa, desculpe a demora. Eu não vou comprar as placas. Eu quero montar no Arduino Mega.

Sds,

Fabiano da Mata
 
Back
Top