Aumentar amargor depois da brassagem?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mjay1

Well-Known Member
Joined
Jan 4, 2017
Messages
146
Reaction score
59
Boa noite galera, acabei agora uma brassagem da minha sexta red ale, so agora lembrei de olhar o AA do lúpulo que comprei um challenger com 5.9 de AA mas no site brewerfriend esta como padrão 8.5 ou seja me dei mal, esperava um IBU de 19.3 mas ficou com 12.2 tenso...

Sim foi total vacilo meu nao olhar antes mas agora ja foi, alguém tem alguma dica para corrigir o IBU?
Sera que se eu fizer uma infusão de lúpulo em 1litro de água no meu erlenmeyer eu consigo extrair amargor?
 
Cara, conseguir tu até consegue, só não sei exatamente se consegue quantificar pra não bater nada muito fora... Sei que o Jamal tem uns vídeos sobre a extração dos óleos do lúpulo, talvez te dê um norte maior sobre:



 
Então, pode ser que existam outras, mas de cara assim vejo duas formas:

1- Fazer um extrato de lúpulo, conforme você sugeriu, fazendo uma infusão para isomerizar os alfa-ácidos antes de adicionar na breja. Nesse caso, em vez de usar o erlenmeyer, pode até tentar esse processo descrito aqui pelo Jamal:



2- Ou pode agregar amargor fazendo dry hop... nesse caso, acredito que haverá maior influência no perfil aromático da breja, o que no fim das contas pode acabar sendo interessante, dependendo do seu objetivo.

Dá uma olhada nesse artigo do Scott Janish, onde ele avalia uma pesquisa que investiga o acréscimo de amargor a partir de adições de dry hop e dispõe, inclusive, de uma tabela com o potencial de incremento de amargor de cada lupulo com base na quantidade de humolinona de cada um (fator mais comum aos lupulos em pellet e em função do armazenamento destes). Além disso, ele fornece até mesmo uma base da calculo para dar uma ideia de quanto de amargor (IBU) pode-se acrescentar com o dry hop ("1 ppm of humulinone would equal .66 IBUs").

http://scottjanish.com/increasing-bitterness-dry-hopping/

Além do Scott Janish existem outros autores que também argumentam sobre o acréscimo de amargor a partir do dry hop.

Recentemente fiz uma NEIPA me baseando nessa questão. Queria fazer uma NEIPA "zero IBU", apostando apenas na adição de dry hop... mas acabei derivando um pouco e testei a receita com 10/15 de IBU na adição de fervura (aos 30min) e o restante todo em dry hop. Semana que vem terei o resultado e a expectativa é de uma cerveja com sensorial de ~40 IBU.

Além destas duas formas descritas acima, também há notícias de leveduras que adicionam amargor... mas isso é um outro caso e acho que não é aplicável para o seu caso atual.

Agora cabe a você decidir qual opção lhe atende mais ou - o que eu faria, possivelmente - tocar o barco dessa forma mesmo e avaliar se esses 7 IBU aí informados pelo software (e que podem não corresponder à real percepção de amargor) fazem falta de fato.

O lance interessante do extrato de lupulo é que, em teoria, você pode adicionar a qualquer momento, no fermentador, no keg, no envase ou mesmo com a cerveja pronta... havendo sutis diferenças na forma como ele será percebido na degustação, obviamente.
 
Opa, estava escrevendo minha resposta e não vi que o colega aí postou primeiro uma resposta e o vídeo do jamal... desculpe aí pelo repeteco! Mas de todo modo, o restante do post complementa a informação.
 
Muito obrigado gente, ate sonhei com isso rsrs, to trabalhando vou ver os vídeos daqui a pouco, o de extrair o óleo ja tinha visto, a opção de tocar o barco seria a mais "segura" como é minha sexta red prefiro errar tentando corrigir se fosse a primeira ou segunda ia deixar rolar, to com uma ideia de fazer um dryhop no meio para o fim da fermentação so que vou ferver 1litro de agua no erlenmeyer e jogar o lúpulo la deixar esfriar e jogar na breja para tentar eliminar um pouco do aroma e quem sabe extrair mais amargor, to pensando ainda a respeito.
 

Latest posts

Back
Top