atividade na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rll3071

Active Member
Joined
Mar 26, 2015
Messages
42
Reaction score
3
Olá Colegas,

Neste domingo de madrugada coloquei minha primeira brassagem para fermentar, mais ou menos 9 litros de uma Blond Ale. A brassagem foi OK, sendo que a gravidade final ficou em torno de 1070. Sanitarizei o balde com álcool 70 e iodo a 2%.

Coloquei o fermento direto (US-05), sem hidratação prévia, não consegui baixar a temperatura para além dos 30º.

Deixei fermentando o primeiro dia a 15 graus, depois subi para 20 graus. Configurei o termostato para uma variação de 2 graus (para cima ou para baixo).

O que está me chamando a atenção é que não tenho visto muita atividade no airlock (3 partes com álcool 70). Hj fui verificar a vedação e, ao forçar a tampa, percebi que rolou uma pressão pq a tampa fez uma "barriga" para cima quando forcei. Mas ainda sem bolinhas.

Alguma dica?

muito agradecido.
 
Olá Colegas,

Neste domingo de madrugada coloquei minha primeira brassagem para fermentar, mais ou menos 9 litros de uma Blond Ale. A brassagem foi OK, sendo que a gravidade final ficou em torno de 1070. Sanitarizei o balde com álcool 70 e iodo a 2%.

Coloquei o fermento direto (US-05), sem hidratação prévia, não consegui baixar a temperatura para além dos 30º.

Deixei fermentando o primeiro dia a 15 graus, depois subi para 20 graus. Configurei o termostato para uma variação de 2 graus (para cima ou para baixo).

O que está me chamando a atenção é que não tenho visto muita atividade no airlock (3 partes com álcool 70). Hj fui verificar a vedação e, ao forçar a tampa, percebi que rolou uma pressão pq a tampa fez uma "barriga" para cima quando forcei. Mas ainda sem bolinhas.

Alguma dica?

muito agradecido.

Olha amigo, o US-05 é pau pra toda obra mas você judiou do fermento. Inoculou a 30, baixou pra 15 e depois 20...a variação de temperatura foi monstra. Te aconselho a setar a histerese para 0.2 graus e não 2 graus para as próximas levas.

Você inoculou ontem, sem hidratar, pode esperar um lag time maior mesmo. Eu esperaria até amanhã para começar a me preocupar. A que temperatura está fermentado agora?

Abraços
 
Primeira coisa, a frase máxima para quem está iniciando: Airlock não é densímetro hehe. Só vai saber se está fermentando mesmo se medir a densidade e ver que está baixando.
Mas vamos por partes para identificar seus pontos de melhoria e possíveis erros.


Olá Colegas,

Neste domingo de madrugada coloquei minha primeira brassagem para fermentar, mais ou menos 9 litros de uma Blond Ale. A brassagem foi OK, sendo que a gravidade final ficou em torno de 1070. Sanitarizei o balde com álcool 70 e iodo a 2%.

- 1070 é bem alta para uma Blonde Ale, o que aconteceu? Eficiência acima do esperado? Pouca água na lavagem? Fervura muito intensa? Aqui depende muito do seu processo. Ou era uma Belgian Blond Ale? Aí estaria dentro do estilo.

- A sanitização com álcool 70 e iodo, diluiu quanto iodo no álcool? tem que alcançar uma concentração de iodo a no máximo 25ppm para utilizar sem enxágue.



Coloquei o fermento direto (US-05), sem hidratação prévia, não consegui baixar a temperatura para além dos 30º.

Nesta OG e somente um pacote seria muito recomendado a hidratação, não necessariamente terá problemas de underpitching, mas a hidratação é extremamente recomendada para garantir uma fermentação completa.

Deixei fermentando o primeiro dia a 15 graus, depois subi para 20 graus. Configurei o termostato para uma variação de 2 graus (para cima ou para baixo).

US-05 pode trabalhar a essa temperatura, apesar de ser normalmente considerada baixa para ales, mas por isso também a fermentação pode demorar mais para iniciar e também ser menos vigorosa. Subir a 20 graus direto não é recomendado, isso causa stress na levedura, gera off-flavors. Variação de 2 graus também não é recomendado pelo mesmo motivo, tem quem trabalhe com 0,1 eu trabalho com 0,2.

O que está me chamando a atenção é que não tenho visto muita atividade no airlock (3 partes com álcool 70). Hj fui verificar a vedação e, ao forçar a tampa, percebi que rolou uma pressão pq a tampa fez uma "barriga" para cima quando forcei. Mas ainda sem bolinhas.

Alguma dica?

muito agradecido.

E aí parece que que você tem algum problema de vedação, que não é um problema para a cerveja de fato, mas te confunde. Então não confie em airlock, para ter certeza se está fermentando só observando formação de krausen e medindo atenuação, não se preocupe só pelo airlock.




Como mensagem final, leia todos tópicos fixos do fórum (fermentação principalmente), você vai observar muitas melhorias no seu processo agora que já fez a primeira vez.
 
Com airlock é impossível que haja deformação no fermentador pois a diferença de pressão é mínima.
 
Oi...

Eu fiz a conta direitinho do iodo. Errei na digitação, coloquei 2 na DF mas era para ser 1.2. Agora reduzi para 0.5. Menos que isso não consigo por restrições técnicas da geladeira.

Caso ele não borbulhe em uns dois dias, o que devo fazer? Colocar mais fermento nessa temperatura de 20º?

muito obrigado!!
 
Oi...

Eu fiz a conta direitinho do iodo. Errei na digitação, coloquei 2 na DF mas era para ser 1.2. Agora reduzi para 0.5. Menos que isso não consigo por restrições técnicas da geladeira.

Caso ele não borbulhe em uns dois dias, o que devo fazer? Colocar mais fermento nessa temperatura de 20º?

muito obrigado!!

esquece as bolhas do airlock, mediu a densidade?
 
Estou na minha quinta cerveja e até hoje só vi o airlock borbulhar uma vez quando tive que mover o balde fermentador dentro da geladeira. Mesmo assim nenhuma das cinco teve problemas de atenuação.

Quando tirar uma amostra para medir a densidade já dará para perceber se ela está carbonatando ou não. Lembre se que esta carbonatação atrapalha a medida de densidade. Dá uma sacodida no frasco para liberar o CO2 antes de medir.
 
Eu diria que vc inoculou 25% do recomendado de fermento. OG alta requer o dobro de fermento, a não hidratação mata metade do fermento. Só com isso vc já tem 25% do recomendado.

Associado a isso, tem ainda o choque térmico, que faz com que as células produzam heat-resistant-proteins, que tornarão elas pouco eficientes na fermentação. Ainda, o recomendado não é o ideal, apenas o satisfatório.

Resumindo, precisaria de mais fermento preparado corretamente (hidratado). Contudo, deixa do jeito que está e espera. Pode levar um mês esta fermentação, se chegar a atenuar o suficiente. Monitore a densidade e registre os resultados, serve como lição de comportamento do fermento.
 
Olá Colegas,

Neste domingo de madrugada coloquei minha primeira brassagem para fermentar, mais ou menos 9 litros de uma Blond Ale. A brassagem foi OK, sendo que a gravidade final ficou em torno de 1070. Sanitarizei o balde com álcool 70 e iodo a 2%.

Coloquei o fermento direto (US-05), sem hidratação prévia, não consegui baixar a temperatura para além dos 30º.

Deixei fermentando o primeiro dia a 15 graus, depois subi para 20 graus. Configurei o termostato para uma variação de 2 graus (para cima ou para baixo).

O que está me chamando a atenção é que não tenho visto muita atividade no airlock (3 partes com álcool 70). Hj fui verificar a vedação e, ao forçar a tampa, percebi que rolou uma pressão pq a tampa fez uma "barriga" para cima quando forcei. Mas ainda sem bolinhas.

Alguma dica?

muito agradecido.

Amigo, estou recém na quarta brassagem, mas quem sabe eu possa lhe ajudar.

Nas duas primeiras tive o mesmo "problema" que você: não vi atividade alguma no airlock. Pensei que o fermento não estava agindo, que o balde estava com defeito...mas tudo foi resolvido com uma paulada hehe! Isso mesmo. No dia da clarificação da segunda brassagem, ao tampar novamente o balde fermentador peguei um pedaço de pau pesado e bati forte na tampa. E aí percebi que o problema era a vedação mesmo, porque a tampa baixou muito mais do que estava.

Fechávamos só com a mão mesmo. Mas o negócio é força bruta pra vedar.

Neste último sábado fizemos duas novas brassagens e aí pra fechar os baldes utilizamos um martelo de borracha. Não deu outra: o airlock está borbulhando pra caralho.

Então quem sabe seu problema possa ser a vedação do balde. Não poupa força na hora de fechar a tampa.

Camigol
 
Back
Top