Atividade do airlock durante a maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Monks

Well-Known Member
Joined
Oct 17, 2016
Messages
66
Reaction score
4
Pessoal, tô maturando uma brown ale e acompanhei a atenuação do fermento com o densímetro. A atenuação estabilizou e eu passei pro maturador, acontece que agora o airlock começou a borbulhar. Será que isso é resultado da fermentação fina que ocorre durante a maturação, ou corro o risco de a cerveja estar contaminada? Valeu!!!!
 
Pessoal, tô maturando uma brown ale e acompanhei a atenuação do fermento com o densímetro. A atenuação estabilizou e eu passei pro maturador, acontece que agora o airlock começou a borbulhar. Será que isso é resultado da fermentação fina que ocorre durante a maturação, ou corro o risco de a cerveja estar contaminada? Valeu!!!!

Se ela estabilizou e atingiu uma FG adequada (não alta demais, ou muito fora do previsto), não deve mais haver atividade de fermentação nessa fase.

Podem estar acontecendo algumas coisas: se vc transferiu, o CO2 dissolvido no liquido pode estar se desprendendo e fazendo borbulhar; se vc baixou a temperatura, pode ser que o airlock esteja borbulhando pra dentro devido à mudança de temperatura; pode ainda estar borbulhando muito lentamente, pra fora e pra dentro, conforme as variações de temperatura.

Em último caso, se estiver borbulhando forte, pode ser contaminação. Mas se está em temperaturas frias, é muito dificil ocorrer o desenvolvimento da contaminação, ela apareceria mais na garrafa depois, quando a temperatura subisse novamente.

Abraço
 
A FG, realmente, ficou um pouco acima do esperado. Eu passei pra maturação hoje à tarde, ainda não chegou na temperatura correta. O airlock tá borbulhando pra fora, fiquei cuidando pra ver se o líquido não tava sendo sugado.
 
Fui ver a cerveja agora há pouco e o airlock segue borbulhando... Fiquei preocupado, pois me preocupo muito com sanitização, faço as trafegas com mangueira, balde fechado... Só que o meu sanitizante não seja tão eficiente. Lugol 5%, alguém já usou?
 
Uma pergunta de iniciante: Se a cerveja estivesse contaminada, eu não teria identificado no momento da trasfega, seja pela aparência, cheiro, gosto? Quando retirei a amostra pra medir a densidade, eu cheirei e bebi e tava tudo, aparentemente, normal. Sinceramente, acho pouco provável que ela tenha se contaminado durante a trasfega.
 
Minha sugestão: meça novamente a densidade. Assim vc terá certeza se a fermentação continua ou não.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Uma pergunta de iniciante: Se a cerveja estivesse contaminada, eu não teria identificado no momento da trasfega, seja pela aparência, cheiro, gosto? Quando retirei a amostra pra medir a densidade, eu cheirei e bebi e tava tudo, aparentemente, normal. Sinceramente, acho pouco provável que ela tenha se contaminado durante a trasfega.

Calma, Monks. Deixe a alternativa da contaminação como último caso a pensar... Sugiro vc migrar pro iodofor, que é melhor que o lugol, mas o lugol deve estar funcionando sim.

Quanto acima ficou a FG? Qual foi ela na hora da transferencia e qual é agora? Quanto fermento usou/qual volume da leva? Reidratou ele? Qual temperatura fermentou e qual temperatura está agora?

Se está borbulhando continuamente pra fora, mesmo depois de algum tempo da trasnferência, provavelmente ela ainda está fermentando e vc deve ter transferido muito cedo, ou algo assim. É dificil dizer sem saber mais detalhes.
 
Pessoal, tô maturando uma brown ale e acompanhei a atenuação do fermento com o densímetro. A atenuação estabilizou e eu passei pro maturador, acontece que agora o airlock começou a borbulhar. Será que isso é resultado da fermentação fina que ocorre durante a maturação, ou corro o risco de a cerveja estar contaminada? Valeu!!!!
Borbulha no air-lock não interessa, o que interessa é densidade.

Ou seja, deixe alguns dias, e meça a densidade com densímetro... se não baixou, era simplesmente CO2 residual se desprendendo do líquido, ou CO2 dentro do fermentador se expandindo quando vc abre a geladeira (abrir geladeira > temperatura interna sobe > temperatura do headspace do fermentador sobe > CO2 se expande > borbulhas no air-lock).

Abraço,
 
Calma, Monks. Deixe a alternativa da contaminação como último caso a pensar... Sugiro vc migrar pro iodofor, que é melhor que o lugol, mas o lugol deve estar funcionando sim.

Quanto acima ficou a FG? Qual foi ela na hora da transferencia e qual é agora? Quanto fermento usou/qual volume da leva? Reidratou ele? Qual temperatura fermentou e qual temperatura está agora?

Cara, não ficou muito acima. O esperado era entre 1,010 e 1,016 e ela ficou em 1,017. Quanto ao fermento, usei um sachê de US-05 hidratado. Fermento em 18°C e agora está em 7°C.

Borbulha no air-lock não interessa, o que interessa é densidade.

Ou seja, deixe alguns dias, e meça a densidade com densímetro... se não baixou, era simplesmente CO2 residual se desprendendo do líquido, ou CO2 dentro do fermentador se expandindo quando vc abre a geladeira (abrir geladeira > temperatura interna sobe > temperatura do headspace do fermentador sobe > CO2 se expande > borbulhas no air-lock).

Abraço,

Beleza, vou fazer isso.

Valeu pelo feedback, gurizada. Abraço e boas cervejas a todos!!
 
Back
Top