Atenuação estacionada e Airlock em baixa atividade.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bbhv

Member
Joined
Jul 5, 2016
Messages
22
Reaction score
6
Colegas,
Relato o ocorrido no título e indago se já ocorreu isso com alguém.
Sem atenuação, porém airlock borbulhando bem pouco a quase nada no final da fermentação primária.
Pergunto também se devo aguardar cessar toda atividade do airlock antes de ir para a fermentação secundária.
At.
 
Qual a OG, a FG e qual o fermento?
Além disto, a fermentação secundária é iniciada pelo fermento queria ou não, após consumir os açúcares, a não ser que tu esfrie todo o mosto.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Jean,
bom dia.
OG 1053 FG 1011. Atenuou conforme o previsto.
A minha dúvida é se passo para a fermentação secundária só com o encerramento da atenuação ou deve haver a conjugação de dois fatores airlock sem borbulhar + leitura da atenuação estacionada?
 
Se parou de atenuar, entrou na secundária. Sempre vai ter alguma atividade no air lock. Tem CO2 diluído no mosto, tem diferenças de temperatura, expansão dos gases, etc. Mas está atividade é mínima

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Ah. Confie no densímetro ou refratômetro para saber da fermentação

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Jean,
bom dia.
OG 1053 FG 1011. Atenuou conforme o previsto.
A minha dúvida é se passo para a fermentação secundária só com o encerramento da atenuação ou deve haver a conjugação de dois fatores airlock sem borbulhar + leitura da atenuação estacionada?

Passar para a fermentação secundária vai acontecer automaticamente após a primária. Não há a necessidade de transferir a cerveja para um segundo balde, que é isso que imagino que você está pensando em fazer.
Abraço!
 
Prezado cgfischer,
a minha dúvida não é acerca da trasfega na secundária, mas sim saber se o encerramento da fermentação primária acontece tão somente com o fim da atenuação ou se devo também observar o fim da atividade no airlock.
At
 
Bbhv,

A fermentação primária acaba quando acabar os açúcares fermentáveis, na teoria quando para de atenuar (quantidade de fermento correta, tempetaturas corretas, fermento adequado, etc).

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
"Keep Calm que Airlock não é densímetro"...

Se atenuou e a FG está parada depois de 3 dias de medição já deu. A atividade no airlock pode ser por vários outros fatores como: diferença de pressão, etc.
 
Mas tem que lembrar que se a inoculação no baixa ou alguma falta de controle de temp, corre o risco de ter uma fermentação estagnada.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top